Os diferentes tipos de água

A água do mar não é igual a da torneira. Isso acontece porque a água contém, misturados, sais minerais, gases, terra, micróbios, restos de animais, vegetais mortos etc.

Devido a essa capacidade de dissolver várias substâncias, a água é chamada de solvente universal. Na natureza, encontramos diversos tipos de água, dependendo dos elementos que ela contém.

Algumas são ideais para o consumo, enquanto outras são prejudiciais à saúde. Encontramos fontes de água quente e à temperatura ambiente.

Existem até certos tipos de água recomendados para tratamento de doenças.

Água potável – é o tipo ideal para o consumo ( beber, cozinhar) é fresca e sem impureza.

Água poluída – é a água suja ou contaminada, isto é contém impureza, micróbios etc.

Água doce – é a água dos rios , lagos e das fontes.

Água salgada – é a água que contém muitos sais dissolvidos (como a água do mar)

Água destilada – é constituída unicamente de hidrogênio e oxigênio. Não existem impureza e nenhum tipo de sal dissolvido nela.

Água minerais – as águas minerais são assim denominadas, porque contém uma grande quantidade de sais minerais, dissolvidos nela, por isso tem cheiro e sabor diferentes da água que recebemos na torneira de nossas casas. Existem diversos tipos de águas minerais. As principais são:

– Salobra: é levemente salgada e não forma espuma com o sabão

– Termal: além de apresentar sais minerais dissolvidos, a água termal tem uma temperatura mais elevada que a do ambiente em que se encontra. Esse tipo de água é usado para curar certas doenças da pele.

– Acidula: contém gás carbônico. É chamada também de água gasosa, tem um sabor ácido e é usada para facilitar a digestão.

– Magnesiana: nesse tipo de água predominam os sais de magnésio. É usada para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino.

– Alcalina: tem bicarbonato de sódio e combate a acidez do estômago.

– Sulfurosa: contém substâncias a base de enxofre e é usada no tratamento da pele e das vias respiratórias.

– Ferruginosas: possui ferro e ajuda no combate a anemia.

Comentários estão fechados