A Regra do Jogo: o limite entre o certo e o errado


A novela levanta uma discussão sobre o limite entre o certo e o errado e aborda a linha tênue que separa o bem e o mal. Assaltar um banco é perdoável? E furar a fila do mercado? E comprar produtos sem pagar impostos?
O tema em questão é: qual a sua regra nesse jogo? Qual o limite entre o certo e o errado, entre o bem e o mal? Antes de responder essas perguntas, é importante refletir sobre o que define o caráter de uma pessoa. Nesta trama, a trajetória dos personagens coloca à prova questões que envolvem, especialmente, a ética, os valores e os limites de cada um.
O protagonista dessa história é Romero Rômulo (Alexandre Nero). Por enquanto, basta saber que esse ex-vereador tem uma vida menos óbvia do que aparenta ser. Ele é um herói do povo, mas esconde segredos. Conhecido por salvar da cadeia pessoas honestas, ele está longe de ser o mocinho que todos pensam.
Sua vida vai se cruzar com a da honesta e trabalhadora Tóia (Vanessa Giácomo), namorada de Juliano (Cauã Reymond) – este, ´por sua vez, tem um passado com Romero e os dois não se bicam. A indisposição entre os dois passa por questões pessoais e por Zé Maria (Tony Ramos), um homem que tem o paradeiro tão nebuloso quanto a sua ficha corrida. E os dois vão lutar pelo amor da moça.
“É uma trama muito bacana. O telespectador vai se perguntar a todo momento quem é o culpado daquilo tudo. O tempo todo não se sabe o que é verdade ou mentira. Tem gente que faz coisa boa para conseguir algo ruim e outros fazem coisas ruins em nome de objetivos bons”, explica Alexandre Nero, que interpreta o protagonista Romero.

Vingança
Um dos maiores desafetos de Romero é Zé Maria (Tony Ramos), homem misterioso que está foragido. Ele é pai de Juliano (Cauã Reymond) e companheiro de Djanira (Cassia Kis), moradora do Morro da Macaca e quem mais conhece Romero – talvez a única que saiba do que a sua essência é feita.
Desde que Zé foi obrigado a fugir por causa de um crime que ele jura não ter cometido, Djanira, que dedica ao amado uma confiança incondicional, ficou encarregada da criação de Juliano.
Djanira tem ainda outro amor em sua vida: sua segunda filha adotiva, Maria Vitória, a Tóia (Vanessa Giácomo), jovem que sempre correu atrás dos seus sonhos, nunca recebeu nada na vida de bandeja e cujo caráter não levanta suspeitas. Ela cresceu ao lado de Juliano na casa de Djanira, e os dois começaram a namorar desde cedo. O desejo deles, e da mãe de criação, é de se casarem e viverem felizes para sempre. Mas os planos de vingança de Juliano podem acabar atrapalhando esse destino.
Juliano decidiu abrir mão da sua carreira como lutador de MMA para se tornar professor de artes marciais. E tudo seguia na mais perfeita ordem até ele ser vítima de uma armação e acabar atrás das grades, acusado injustamente por tráfico de drogas. A prisão foi muito nociva para o rapaz, e muita gente passou a olhar para ele com desconfiança, principalmente no Morro da Macaca. Agora, o jovem está livre, mas só tem uma coisa na cabeça: vingança. Quem não gosta nada dessa história é a sua amada Tóia.
Outro personagem que também nutre um desejo vingativo é Dante (Marco Pigossi), policial e filho adotivo de Romero Rômulo. Mas o seu alvo é justamente Zé Maria, quem ele acredita ter matado seu pai biológico, e isso o torna inimigo também de Juliano, filho do foragido. Sobre seu pai de criação, o policial acredita que ele é um homem corajoso e que vive para ajudar o próximo, ou seja, um verdadeiro herói.

A dona do Morro
Ela não anda, nem desfila. Ela manda, e todo mundo obedece. Adisabeba (Susana Vieira) é como se fosse a dona do Morro da Macaca. É claro que o progresso da comunidade tem tudo a ver com essa mulher, afinal, ela é dona de um hostel de sucesso e comanda a Caverna da Macaca, uma boate que faz com que a galera do asfalto suba o morro para ter experiências incríveis. Principalmente ao som de MC Merlô (Juliano Cazarré), seu filho.
Adisabeba não é só fã número um do bonitão. Ela é aquela mãe coruja que não quer que ele saia debaixo da sua asa. É por isso que tenta expulsar todas as mulheres que ele quer. E não é uma, porque o cara gosta mesmo é de quantidade. Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima) que o digam! Elas fazem parte do trio de funk do garanhão e estão sempre tirando uma casquinha do cara. Juntos, eles sobem aos palcos como MC Merlô e suas Merlozetes. Barraco não falta entre a Dona Adisabeba e suas “noras”!

Golpistas
Atena (Giovanna Antonelli) é uma pessoa que não deixa passar nenhuma oportunidade sem tirar proveito. Ela não dá ponto sem nó. Já no começo da trama, Atena mostra o seu pior lado, cheio de defeitos, imoralidade e impulsividade.
Para ela, o que vale é identificar alguém para aplicar algum golpe que lhe renda grana no bolso, para se vestir bem, comer bem, beber bem e se divertir. Do mesmo jeito que Atena ganha, ela gasta.
Orlando (Du Moscovis) não vê nada nem ninguém a sua frente quando tem um objetivo a alcançar. Frio e calculista, ele passa por cima de qualquer um, de qualquer coisa. Ele já é rico, mas isso não o impede de querer sempre mais. Para este homem, vale a máxima de que os fins justificam os meios.
Da noite para o dia, Orlando passou de cientista medíocre a referência no mercado farmacêutico. Fato muito mal explicado, cujas respostas se escondem em seu passado obscuro. Ele trabalha na empresa do riquíssimo Gibson Stewart (José de Abreu), mas parece que isso ainda é muito pouco. Com uma precisão quase milimétrica, Orlando vai se aproximar cada vez mais desta família e usará o seu ponto mais frágil, Nelita (Bárbara Paz), para conseguir, de fato, se tornar um Stewart.
Nelita é bipolar e terá problemas com a filha, Belisa (Bruna Linzmeyer), uma rebelde cheia de causas, mas vai ter uma boa relação com o filho Cesário (Johnny Massaro) e com a mãe, a calma e centrada Nora (Renata Sorrah).
A Regra do Jogo, novela da Globo, exibida na faixa de 21h, é escrita por João Emanuel Carneiro e tem direção de núcleo de Amora Mautner.

No elenco estão Vanessa Giácomo, Alexandre Nero, Susana Vieira, Marco Pigossi, Giovanna Antonelli, Tony Ramos, Cássia Kis, Du Moscovis, Giovanna Lancellotti, Cauã Reymond, Bárbara Paz, José de Abreu, Bruna Linzmeyer, Marcello Novaes, Marcos Caruso, Renata Sorrah, entre outros.

Leia também:
A Regra do Jogo – Personagens

Veja também