Caminho das Índias

Amor, cor e sabor

Caminho das Índias, de autoria de Glória Perez, tem seu enredo desenvolvido na Índia e no Brasil, com duas tramas centrais em cada país. A novela teve como ponto de partida a paixão proibida entre dois jovens indianos de origens distintas: Maya Meetha (Juliana Paes), pertencente a uma tradicional família da casta dos comerciantes, e Bahuan (Márcio Garcia), rapaz que está se formando nos Estados Unidos, é funcionário de uma empresa americana, mas nunca esqueceu as humilhações que sofreu na infância por ser um dalit, um intocável – que, segundo os textos sagrados hindus, é oriundo da “poeira aos pés do deus Brahma”, considerado impuro e condenado a nem mesmo tocar com sua sombra um integrante das castas. Aos dalits estão reservados os trabalhos mais pesados e insalubres, além de um destino miserável.
Maya, filha de Manu (Osmar Prado) e Kochi (Nívea Maria), apaixona-se por Bahuan quando está prestes a fazer um casamento arranjado com Raj (Rodrigo Lombardi), filho de Opash e Indira (Eliane Giardini). Ambos não se conhecem, mas seus pais seguem à risca as tradições, como o costume de casar os filhos com pessoas de sua aprovação. Para isso, respeitam as indicações do sacerdote Pandit (José de Abreu).
Ignorando que Bahuan é um dalit – com medo de perder a amada, ele guarda segredo sobre suas origens –, Maya se envolve cada vez mais com o rapaz. Mesmo quando a verdade vem à tona, ela sustenta o seu amor, encontrando-se com ele às escondidas. Maya ainda tenta fugir com Bahuan para os Estados Unidos, mas ele parte sozinho para fazer fortuna, prometendo voltar para buscá-la.
Algum tempo depois, ela descobre que está grávida. Como não consegue se comunicar com Bahuan, e pressionada pelos pais, casa-se com Raj, escondendo de todos, inclusive de sua própria família, que espera um filho de um dalit. Ela ainda tenta contar tudo a Raj, mas só consegue dizer que não é mais virgem, o que o rapaz encara com naturalidade. Apesar de apegado às tradições, Raj já viajou para outros países e tem um pensamento mais moderno que o de sua família.
Mas Raj também se casa apaixonado por outra mulher. Em suas frequentes viagens a negócios para o Rio de Janeiro, ele conheceu a brasileira Duda (Tânia Khallil), com quem fez planos para o futuro. O indiano, porém, não tem coragem de enfrentar os pais e romper com a tradição familiar, e termina o relacionamento amoroso para se casar com Maya. Duda descobre que está grávida e tenta falar com Raj, mas esbarra na resistência de Opash. Tempos depois, Duda se envolve com o médico brasileiro Lucas (Murilo Rosa), que assume o filho como seu.
Maya consegue ter seu filho e manter segredo sobre a paternidade com a ajuda de sua mãe, Kochi.
O casamento de Maya e Raj também é atribulado por conta do sentimento de culpa da indiana, que vive atormentada por esconder a verdade do marido. Já apaixonada por Raj, Maya sofre com as investidas de Bahuan, que volta ao país e passa a procurá-la, não raro causando situações embaraçosas e desafiando Raj a todo momento, sem que este entenda as atitudes do dalit. Bahuan não sabe que é pai de Niraj, mas não se conforma por ter perdido Maya. Por ter sofrido preconceito desde a infância, ele alimenta sentimentos de ódio e vingança contra ela e os Ananda, sendo constantemente rechaçado pela família de Opash por conta de sua origem.

Veja também
Caminho das Índias – Quem é Quem

Veja também