Cheias de Charme: Quem é Quem

Principais personagens:
Penha (Taís Araújo)

Típica heroína brasileira. Empregada doméstica, tem todos os predicados de uma boa profissional: é pé-de-boi, de confiança, excelente cozinheira, caprichosa e é cheia de iniciativa. Dona de uma beleza que resiste aos maus tratos da vida e de um humor que resiste às adversidades, Penha tem que lidar com o salário que não cobre as contas do fim do mês e as dívidas se acumulam. Penha não teve muito estudo, começou a trabalhar cedo e desde garota é arrimo de família. Casou-se com o pedreiro Sandro, com quem teve seu único filho, Patrick.

Chayene (Cláudia Abreu)

Piauiense de Sobradinho com passagem por São Paulo, foi lançada há quinze anos num grupo de lambada. Conquistou sucesso fulminante em âmbito nacional com o “Xote da Periquita” e sua característica dancinha. Com um repertório que vai do forró techno ao brega pop, já sacudiu multidões nos seus shows superproduzidos. Hoje, amarga uma má fase: não vende mais disco, nenhuma faixa nova emplacou, os homens escassearam, a juventude começa a fazer falta. Chayene sente o sucesso lhe escorrer pelos dedos e isso ameaça seu ego descomunal. Atribui a má fase a um suposto (e invisível) sobrepeso. Divide seu tempo entre o seu Piauí natal, onde é considerada uma deusa, e a mansão no Condomínio Casagrande, no Rio.

Rosário (Leandra Leal)

Desde menina compõe músicas e canta pro espelho, pra família, pros vizinhos, pros amigos, com sua voz potente e afinada. Até os 10 anos, cresceu num orfanato, tendo que sonhar muito para escapar da realidade: sua família morreu numa enchente, quando tinha apenas um ano de idade. Já não tinha muitas esperanças de ser adotada quando, numa festa, cantou e encantou o garçom Sidney. Apesar do dinheiro contado, Sidney deu uma educação esmerada à sua estrelinha e fez da menina uma mulher forte e decidida. Rosário trabalha como cozinheira no Aperitivo Bufê, do qual seu pai é gerente. Talentosa e criativa com os temperos, “está” cozinheira, mas “é” cantora – e compositora! Em tempo: Rosário é fanática pelo cantor Fabian e seu maior sonho é fazer um dueto com seu ídolo.

Cida (Isabelle Drummond)

Filha da copeira Dolores, foi criada desde que nasceu na casa da família Sarmento. Continuou morando lá e trabalhando como arrumadeira após a morte da mãe, quando tinha 12 anos. Cresceu meio empregada, meio cria de Sônia Sarmento, meio irmã das filhas dela, Ariela e Isadora.Conta com a proteção da madrinha e cozinheira Dona Valda, que ficou com a sua guarda depois que a mãe morreu. Namora há três anos o entregador Rodinei. Gosta de ler romances para garotas e desde menina escreve diários, nos quais desabafa para a mãe que morreu.

Fabian (Ricardo Tozzi)

O “Príncipe das Domésticas”. Gato e um poço de carisma, se consolidou nas paradas de sucessos com uma fileira de hits que arrebata mulheres das classes A a E. Arranca suspiros por onde passa, mas seu marketing é em torno das empregadas, de quem é o preferido. Nas áreas de serviço do Condomínio Casagrande, no Borralho, no bufê, todas são “fabianáticas”. Mas o maior “fabianático” de todos é ele mesmo. Vaidosíssimo, extremamente zeloso de sua imagem, é capaz de morrer se sair do lugar um fio do seu cabelo (que mantém impecável no que ficou conhecido como “corte Fabian”). Já foi visto saindo com muitas mulheres, mas nunca uma fã pôde dizer que o namorou. Tem fama de ser profissional e perfeccionista, e de saber administrar sua carreira para estar sempre bem, e no topo.

Inácio Paixão (Ricardo Tozzi)

É um tanto bronco no se portar, mas tem um coração de cavalheiro. Adora as mulheres e as coisas típicas de um macho. Honesto, trabalhador, vem fugido da Região Serrana onde, por conta de um mistério do passado, sua vida corre perigo. É perseguido por motoqueiros misteriosos, de quem sempre escapa com a sagacidade de um ninja. Recomeça do zero no Rio. Sósia do cantor romântico Fabian, abomina essa semelhança, que já lhe meteu em algumas confusões.

Lygia Mariz Ortega (Malu Galli)

Advogada em ascensão, Lygia é workaholic, ambiciosa, fominha, postura que lhe rendeu no escritório o apelido de “Tubaroa”. Não esconde de ninguém que quer ser a sucessora do prestigiado jurista Ernani Sarmento, o Tubarão, seu chefe. Vive em eterna rivalidade com o colega Humberto. Justa, tem um grande senso ético. Lygia vive o paradoxo da mulher moderna: quando sai de casa para ganhar o pão, precisa deixar outra pessoa cuidando da sua família. Está há tempos vivendo um “trem fantasma” de empregadas, o que afeta sua rotina. Prejudica não apenas sua carreira, mas a criação dos filhos e até o casamento. Durona, Lygia só se derrete quando está com Alejandro, seu marido, pai de sua filha Manuela. Também é mãe do adolescente Samuel, de uma relação anterior. É irmã da marchande Liara.

Conrado Werneck (Jonatas Faro)

Lindo, bon vivant, enlouquece as meninas da idade de Cida e Isadora – e tem consciência disso. Formado em Direito por uma faculdade medíocre de Curitiba, onde mora, sua maior credencial é ser filho do milionário Otto Werneck. Não se dá bem com o pai, que é honesto, ao contrário da avó Dona Máslova, que a vida inteira o acobertou. Tem um grande carinho por ela, especialmente depois que perdeu a mãe, Mércia. Fútil, narcisista, consumista ao extremo, adora uma roupa de grife, um brinquedinho caro. Sabe portar-se como um cavalheiro quando quer impressionar.

Elano Fragoso (Humberto Carrão)

Garoto maneiro, na dele, é um geniozinho da nova era. Alia ótima cultura, agilidade de raciocínio e inteligência emocional. Irmão da adolescente Alana e de Penha, foi criado pela irmã mais velha na ausência dos pais. Desde garoto, ajudou Penha a segurar a onda da família, não apenas emocional mas financeira. Penha tem mais confiança no apoio do irmão que do próprio marido. São os melhores amigos. Devorador de informações, Elano é da geração que cresceu com a internet, da qual tira partido como ninguém. Não sai da lan house do melhor amigo e coach para assuntos femininos, Kleiton. Estudante de Direito recém-formado, procura trabalho como advogado.

Tom Bastos (Bruno Mazzeo)

É o empresário de Chayene e Fabian. Raposa do meio musical, Tom sabe farejar um sucesso e extrair seu sumo até a última gota. Adorado pelos artistas em ascensão, odiado por aqueles no declínio. Tempera o pragmatismo com uma grande sensibilidade artística e humana. É o canalha simpático, cheio de lábia, capaz de atitudes nobres e torpes.

Alejandro Ortega (Pablo Belini)

Espanhol, ex-modelo fotográfico, o marido de Lygia faz as mulheres se abanarem por onde passa. Pai amoroso de Manuela, a filha do casal, e padrasto camarada de Samuel, filho de Lygia. Conheceram-se quando Lygia fazia pós-graduação em Navarra, na Espanha. Lygia engravidou e Alejandro veio com ela para o Brasil. Aqui, trabalhou por uns tempos como modelo, mas não era muito profissional e foi parando de ser chamado. Atualmente, trabalha como fotógrafo. Nas muitas horas vagas, o espanhol brinca com a filha e, com seu fogo insaciável, deixa Lygia bastante satisfeita. Adora brincar com as empregadas, fazer piadinhas maliciosas. Sua fama entre as domésticas do Condomínio Casagrande, onde mora num apartamento com Lygia, é de que ele se amarra num uniforme.

Otto Werneck (Leopoldo Pacheco)

Dono da Construtora Amaro Werneck, uma das grandes da construção civil, enriqueceu licitamente, sem jamais recorrer a falcatruas. Condena o comportamento amoral do filho Conrado e responsabiliza sua falecida esposa e sua sogra, Dona Máslova, pelo caráter duvidoso do rapaz. Diferente do filho, Otto é uma figura austera, detesta ostentar, não gosta de luxo, de rasgar dinheiro. Mora em Curitiba e só vem ao Rio eventualmente.

Máslova Tilman (Aracy Balabanian)

Avó de Conrado, sogra de Otto. De origem ucraniana, é a consciência má de Conrado, a quem ajudou a deseducar. Mãe da falecida Márcia, Máslova detesta Otto, o genro milionário que nunca lhes proporcionou a vida de luxos que o golpe do baú prometia. Depois da morte da filha, passou a devotar toda sua energia ao neto, materialista como ela. Vive da mesada dele, usando pequenos expedientes que Conrado finge não perceber. Dona Máslova muitas vezes é o cérebro por trás de Conrado, e também sua ajudante de ordens. Avarenta, vive contando tostões e negando gorjetas, é do tipo que regula o papel higiênico da empregada. Ninguém consegue falar direito seu nome, o que deixa Máslova furiosa.

Sidney Monteiro (Daniel Dantas)

Para Rosário, é um grande pai: fã, orgulhoso da filha talentosa, provedor, protetor. De alma sensível e imenso coração, sabe ser bravo e exigente, falar grosso e botar limite, e com isso deu a Rosário uma bela estrutura. Encantou-se por Rosário quando a viu, aos 10 anos, cantando numa festa no orfanato. Recém-viúvo (perdera o companheiro Edivan num assalto), Sidney acreditou que a menina fosse um anjo mandado do céu para consolá-lo. Lutou pela sua guarda e passou a dedicar sua vida a ela. Amante de Bethânia, Ângela Maria e Alcione, foi ouvindo os discos de Sidney e suas inúmeras histórias da MPB que Rosário cresceu como cantora. Dos talentos de Rosário, Sidney hoje aposta mais no de chef de cozinha, por achar uma carreira mais segura. No fundo, tem medo que a filha se machuque.

Ivone (Kika Kalache)

Séria, religiosa, devota da Igreja, traz sempre uma Bíblia consigo e adora falar de Deus, mas não é do tipo que regula a vida de ninguém. Trabalha de faxineira em casa de família, mas como empregada é meio devagar pros padrões de Penha, de quem é melhor amiga e confidente. É tia da periguete Brunessa. Muito suave e delicada, fala baixo e tudo explicadinho, em perfeito português.

Naldo (Fábio Lago)

Faxineiro e faz-tudo do condomínio Casagrande. Veio do Piauí e em pouco tempo dominou os segredos da cidade grande. Ambicioso, quer crescer pelo seu trabalho. Não aprova as armações da irmã Socorro.

Socorro (Titina Medeiros)

Piauiense de Sobradinho, vem para o Rio morar com o irmão Naldo. Futriqueira, entrona, truquenta, perigosa. No serviço, é meio porca e preguiçosa. Fanzoca de Chayene, sua conterrânea, cujas coreografias tenta imitar, vai fazer de tudo pra trabalhar na casa da cantora.

Patrick Fragoso Barbosa (MC Nicolas)

Filho único de Penha e Sandro, xodozinho dos dois, Patrick vive solto pelo Borralho, fazendo molecagens, cercado de um bando de crianças em especial dos amigos Klebinho e Jéssica. Em casa é meio carente, tem ciúmes dos patrões da mãe, alega que Penha nunca está em casa quando ele precisa, faz chantagem emocional explícita. Mas depois paga com muito carinho, tem loucura pela mãe. Doce, expansivo, Patrick também é muito ligado à tia Alana, que cuida bastante dele, e sempre o olha quando Penha não pode.

Alana Fragoso (Sylvia Nazareth)

Irmã caçula de Penha e Elano, Alana tinha apenas dois anos quando a mãe os deixou. Foi criada como a filha mais velha de Penha e Sandro. Ligadíssima ao cunhado, e despejando em Penha todas as suas raivas, Alana tem dois pesos e duas medidas. Sandro é para ela um misto de herói e vítima, enquanto Penha é o carrasco, a culpada oficial de tudo. No fundo, é louca por Penha e só quer chamar a sua atenção.

Manuela Mariz Ortega (Bia Passos)

Filha de Lygia e Alejandro, é doce e esperta. Típica criança da nova geração, já nasceu sabendo lidar com todas as plataformas. Estudante de dança flamenca, já fala espanhol bonitinho e bate castanholas que é uma graça! É muito orgulhosa de suas raízes ibéricas.

Samuel Mariz (Miguel Roncato)

Filho mais velho de Lygia, Samuel tem na ausência do pai um assunto tabu. Cresceu numa fase mais difícil da vida de Lygia, tem inveja da irmã caçula Manuela, que teve pai (Alejandro) e mais mordomias que ele. Tem sempre uma palavra desagradável, uma implicância idiota, uma alfinetada a dar. Adora chocar Lygia dizendo coisas preconceituosas, sua maneira de chamar atenção é aprontando, coisa que faz com frequência. Sua arrogância esconde uma tremenda insegurança. É ruim de roda com as meninas e mau aluno na escola.

Ruço (Nado Grimberg)

Obreiro da equipe de Sandro, é mais trabalhador que o colega malandro. Boa gente, com uma devoção bovina ao “chefe”, Ruço sempre se mete nas confusões de Sandro.

Leia também:
Cheias de Charme – As três empreguetes

Veja também