Cordel Encantado: Quem é quem

Principais personagens:


Açucena/ Aurora (Bianca Bin) – Bonita, alegre, inteligente e extrovertida. Açucena acredita ser filha de Virtuosa e Euzébio mas eles são apenas seus pais de criação. A verdade sobre seu nascimento está do outro lado do oceano, no Reino de Seráfia. Açucena é filha do Rei Augusto com a Rainha Cristina e a paz em Seráfia só será selada se Açucena assumir seu papel de princesa e se casar com o príncipe Felipe. No entanto, o coração de Açucena já tem dono, Jesuíno, seu amor de infância.


Amadeus (Zé Celso Martinez Correa) – Ninguém sabe ao certo sua verdadeira idade. Especula-se que teria mais de 100 primaveras. Grande astrólogo, é o oráculo do reino. É ele que interpretará os sonhos do rei Augusto.


Amália (Débora Duarte) – Calejada pelo trabalho duro na lavoura de algodão de Timóteo Cabral, Amália é acusada de ter traído o marido, Damião. Sofre com a discriminação do filho e as desconfianças do marido.


Antônia (Luiza Valdetaro) – Filha do coronel Januário Cabral, Antônia é uma moça romântica, doce e delicada, capaz abrir mão de sua riqueza e poder para se juntar aos mais pobres da cidade


Bartira (Andréia Horta) – Cabocla, bonita, sensual e muito fogosa, descendente de índios e negros, é uma mulher simples de coração generoso. Bartira é uma das mulheres do mascate Farid, com quem com tem três filhos.


Belarmino (João Miguel) – Belarmino é o braço direito de Herculano, cangaceiro fiel e de boa pontaria. É vaidoso, com gestos efeminados, mas se torna um verdadeiro demônio na hora da luta. Belarmino é um mestre em disfarces e cumpre a função de espião quando Herculano precisa saber o que está acontecendo na cidade.


Cândida (lva Niño) – É uma mulher “arretada” e firme, mãe do capitão Herculano. Vive no cangaço desde que se entende por gente. Todos no bando têm respeito e admiração por ela e escutam seus conselhos.


Cel. Januário Cabral (Reginaldo Faria) – Dono da Fazenda Morro Branco, é o maior latifundiário e produtor de algodão da região. Mantém-se no poder, graças à aliança com o cangaceiro Herculano. Em troca de sua proteção, teria acoitado a mulher e filho do cangaceiro, que também apadrinhou. Timóteo, seu filho e herdeiro, volta da capital onde teria passado alguns anos estudando para assumir seu lugar, e tornando-se um coronel ainda pior que ele.


Cícero Bezerra (Miguel Rômulo) – Filho mais novo de Euzébio e Virtuosa, é valente como o pai. Defende com unhas e dentes a bela irmã, Açucena, do assédio dos rapazes, principalmente de Timóteo, mesmo sendo ele o “filho do patrão”, o “coronelzinho”.


Delegado Batoré (Osmar Prado) – Pau-mandado e medroso, Batoré vive para servir os interesses, primeiro de Januário Cabral, depois, do seu filho Timóteo.


Dona Ternurinha (Zezé Polessa) – É bonita e vaidosa, faz tudo para manter as aparências. Ternurinha é deslumbrada com a condição de primeira-dama de Brogodó e influencia como pode todas as decisões do marido. Não se conforma com a “falta de modos” da filha Dora, ao passo que sempre defende o filho homem, Fausto, um verdadeiro imprestável.


Dora (Nathalia Dill) – Doralice Guerra Peixoto é filha do prefeito de Brogodó e da primeira-dama, dona Ternurinha. A moça é o oposto de tudo o que a mãe projetou para ela: corajosa, sincera, despachada e cheia de personalidade. Dora passou anos estudando na capital e se formou em advocacia. Ao voltar para Brogodó, ela se apaixona por Jesuíno. Para se aproximar dele, Dora se veste de homem e se transforma no justiceiro Fubá.


Dulcina (Barbara Maia) – Cientista-mirim como o pai, Zenóbio. Dulcina forma um “triângulo amoroso infantil” com Lady Cecília, filha mais nova de Úrsula; e Juca, filho de Damião e Amália.


Duque Petrus (Felipe Camargo) – Irmão mais novo do rei Augusto, sempre foi apaixonado por Úrsula. Quando Augusto rompeu o noivado com ela, para se casar com Cristina, Petrus tratou de consolar a ex-futura cunhada, com quem acabou por se casar. Quando Petrus descobrir o verdadeiro caráter da mulher, será tarde, e ele vai pagar caro por esse amor, passando anos em uma masmorra, com uma máscara de ferro. Até conseguir se libertar e buscar vingança.


Duquesa Úrsula (Débora Bloch) – Bela, sofisticada, ambiciosa, perigosamente falsa e dissimulada. Úrsula chegou a ser noiva de Augusto mas foi trocada pela rainha Cristina e nunca se conformou com isso. Vingativa, alia-se ao seu amante e mordomo, Nicolau, para livrar-se do próprio marido, da rainha e da princesa. Úrsula fará de tudo para conquistar seu maior objetivo: o trono de Seráfia.


Euzébio Bezerra (Enrique Diaz) – Pai de criação de Açucena e biológico de Cícero, Euzébio é casado com Virtuosa. É valente e trabalhador, mas acima de tudo é doce e um bom pai.


Farid (Mouhamed Harfouch) – Turco e sedutor, Farid é um barbeiro itinerante de boa conversa e fofoqueiro. Afinal, ele vive entrando nas casas dos clientes e sabe da vida de todo mundo. Farid é casado com Neusa, irmã do delegado, mas esconde mais duas mulheres além de seu casamento.


Filó (Flavia Rubim) – Empregada da casa de Batoré, Filó é uma moça graciosa e esperta que morre de medo de “morrer no caritó”, ou seja, ficar solteirona. Por isso, exige casamento de todo moço que se aproxima dela.


Florinda (Emanuelle Araújo) – Cabrocha linda, graciosa e faceira, roubou o coração do reservado cientista Zenóbio. Florinda é quem sustenta a família e toca a venda, que de noite se transforma numa animado forró, onde ela recebe seus clientes, cantando e dançando.


Galego (Renan Ribeiro) – Filho de Damião e Amália, Galego sofre muito com a discriminação do irmão Tibungo e do próprio pai, que vê no rapaz, uma prova viva da traição da mãe, graças a sua cor.


General Baldini (Emilio de Mello) – Chefe do exército de Seráfia, General Baldini é um homem moldado sob a rígida disciplina do exército. Por isso, é realista e duro. Mas tem um lado de extrema vaidade. Vive fardado, ostentando suas inúmeras medalhas e condecorações, e se acha irresistível para as mulheres. Muito mais do que é, de fato.


Herculano (Domingos Montagner) – Temido, respeitado e admirado, Herculano é um verdadeiro mito do sertão. Chefe do bando de cangaceiros, ele vive para lutar contra os desmandos dos coronéis, ajudando os necessitados. Comanda seus cabras com firmeza e tem muito conhecimento da alma humana. Herculano pode ser o mais cruel ou o mais generoso – tudo depende do assunto e do seu humor.


Infante Dom Inácio (Mauricio Destri) – Irmão mais novo de Felipe, é um rapaz doce e sensível. Apaixona-se por Antônia, mas abdica do amor da moça, em prol de sua missão. Ao ter contato com o beato Miguézim e despertar para a miséria que existe em Brogodó, ele se despoja de toda a riqueza e poder, para amar e servir a Deus e ao próximo.


Jesuíno (Cauã Reymond) – Jesuíno é um rapaz forte e bonito, apaixonado desde criança por Açucena. Ele é afilhado e braço direito do Cel. Januário Cabral, o maior fazendeiro da região. Em tudo o que faz Jesuíno é guiado por seu grande caráter e senso de justiça. Vive com a mãe, Siá Benvinda, e nunca conheceu o pai, que ele acredita estar morto há 20 anos. No entanto, Jesuíno é filho do capitão Herculano, o mais temido cangaceiro do sertão. Em breve seu pai vai aparecer e exigir que ele assuma seu lugar como rei do cangaço.


Juca (Max Lima) – Juca trabalha na prefeitura ajudando o Prefeito Patácio. Filho de Damião e Amália, torna-se o grande amigo de Lady Cecília, filha mais nova de Úrsula. Ele será seu “cicerone” em Brogodó, levando a menina para nadar no açude, comer araçá no pé, andar a cavalo etc..


Lady Carlota (Luana Martau) – Filha de Úrsula e do Duque Petrus, pouco conheceu o pai. Ambiciosa, vai aderir ao plano da mãe de casá-la com o Príncipe Felipe


Lady Cecília (Sofia Terra) – Filha mais nova de Úrsula com seu mordomo, amante e cúmplice, Nicolau. É uma menina bonita, de bom coração (ao contrário da mãe e da meia-irmã). Esperta, curiosa, comunicativa, logo vai se interessar por conhecer Brogodó e os arredores. Para isso, contará com a companhia de Juca, filho de Damião e Amália, que conhece na escola e se torna seu melhor amigo.


Lilica (Nanda Costa) – Ambiciosa a espevitada, Lilica é a empregada da casa do Cel. Cabral que fica encarregada pelo patrão de vigiar Antônia, para evitar que ela trave contato com os rapazes.


Maria Cesária (Lucy Ramos) – Filha mais velha de Damião e Amália, Maria Cesária sai da fazenda para trabalhar como cozinheira na casa do prefeito Patácio Peixoto. Sua alegria e leveza de espírito passam para a sua comida chamando atenção de quem dela prova.


Miguézim (Matheus Nachtergaele) – É o profeta daquela região. Ele fundou uma comunidade no monte do Cruzeiro, onde mora com seus seguidores. Miguézim teve um sonho prenunciando a chegada de um rei no sertão. Apesar da descrença de alguns, sua previsão se realizará com a chegada da corte de Seráfia. Miguézim é um figura forte e mística, sempre pronto a ajudar quem quer que precise dele.


Neusa (Heloisa Perissé) – Autoritária, controladora, beata e fofoqueira, Neusa é casada com o turco Farid, que vive viajando a trabalho. Para não ficar sozinha, mora com o irmão Batoré e está sempre de olho em Filó, a empregada da casa, para que ela não “arraste as asinhas” pra cima de seu irmão.


Nicolau Brugüel (Luiz Fernando Guimarães) – Mordomo e amante de Úrsula, Nicolau é um canalha e golpista profissional. Ajuda Úrsula em todos seus planos e sonha com o dia em que eles vão assumir a relação que vai torná-lo um nobre.


Nidinho – Eronides (João Fernandes) – Moleque levado, quase enlouquece o padre Joaquim com a criatividade que tem para inventar besteira. Nidinho, como é conhecido, é muito amigo de Dulcina e Zig. Ele se encanta com Lady Cecília e passar a fazer tudo para conquistar a atenção da moça.


Omar (Bernardo Simões) – É uma criança esperta e sempre sorridente. Vive cercado de amor pela mãe e os irmãos.


Padre Joaquim (Genézio de Barros) – Autoridade religiosa de Brogodó, Padre Joaquim é um grande conciliador. Ele cria o sobrinho Eronildes, o Nidinho, que vive aprontando, além dos órfãos Quiquiqui e Setembrino.


Patácio Peixoto (Marcos Caruso) – Prefeito de Brogodó, marido de dona Ternurinha. É o típico pau-mandado: obedece às ordens da mulher e atende à qualquer demanda do coronel Cabral. Patácio tem mania de grandeza e adora um discurso, não perde uma oportunidade de falar “para o povo na qualidade de prefeito de Brogodó”.


Príncipe Felipe (Jayme Matarazzo) – Rapaz belíssimo, bondoso, mas tímido e muito atrapalhado. Vaidoso, gosta de estar sempre na moda. É uma espécie de dândi e, por isso, o povo de Brogodó chega a levantar suspeitas sobre a sua masculinidade. Bobagem. Quando Felipe conhece Açucena, fica encantado e vê que o casamento com ela, pode ser mais que uma mera obrigação. Pena que o coração de moça já tem dono.


Quiquiqui (Marcelo Novaes) – Alegre, engraçado e gago, Quiquiqui é um excelente tocador de zabumba e só não gagueja quando está cantando. Trabalha na venda de Florinda de dia e frequenta o curso de alfabetização à noite, com a professora Teinha, por quem se apaixona. É irmão de Setembrino.


Rainha Cristina (Alinne Moraes) – Criada por uma família culta e amorosa, Cristina é uma plebeia que recebeu uma educação muito refinada. Conquistou o coração de rei Augusto e por isso teve que conviver com a inveja dissimulada de Úrsula, a quem convidou para ser madrinha da princesa Aurora. O que Cristina não sabe é que Úrsula vai planejar e executar sua morte.


Rainha Helena (Mariana Lima) – Esposa de Teobaldo, mãe de Felipe e Inácio. Perde o marido quando está grávida de Inácio.


Rainha-mãe Efigênia (Berta Loran) – Mãe de Augusto, é doce, mas com a idade, foi adquirindo a liberdade de dizer o que pensa, a quem quer que seja. A única pessoa da corte de quem ela gosta, de fato, é Lady Cecília e depois, Aurora, quando a conhece.


Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) – Bonito, carismático, justo e aventureiro. Augusto é um rei muito amado por seus súditos em Seráfia. Acontece que depois da morte de sua mulher, a rainha Cristina, e do desaparecimento de sua filha a vida perdeu o sentido para ele. A notícia enviada de que sua filha estaria viva traz novo fôlego ao rei, que cruza o oceano para localizá-la. Além de localizar a filha, Augusto terá que conquistá-la. O que ele não sabe sabe é que Brogodó o aguarda com novidades e talvez até um novo amor.


Rei Teobaldo (Thiago Lacerda) – Rei belicoso de Seráfia do Sul, marido de Helena e pai de Felipe. É alvejado numa batalha com o exército de rei Augusto, de Seráfia do Norte. No leito de morte, assina um acordo proposto por rei Augusto de casar seu filho Felipe com a princesa Aurora, de Seráfia do Norte. Reunificando assim as duas nações.


Rosa (Isabelle Drummond) – Filha mais velha de Zenóbio e Florinda, também estudou como Téinha, e é secretária da prefeitura. É doce, delicada e prática como a mãe.


Salim (Matheus Costa) – É muito esperto e observador. Ajuda o pai, Farid, quando este trabalha na Vila da Cruz arrancando dentes ou fazendo barba. Salim adora a mãe e vai protegê-la quando começar a desconfiar que o pai guarda um segredo.


Setembrino (Glicério Rosário) – Irmão de Quiquiqui, Setembrino é pequeno e inteligente.Trabalha junto com o irmão na venda de Florinda de dia e de noite comanda o triângulo no forró. Também frequenta o curso de alfabetização para adultos de Teinha onde logo aprende a escrever e ler com perfeição.


Siá Benvinda (Claudia Ohana) – A dura vida na caatinga tornou o sonho de Benvinda um pesadelo, e seu amor por Herculano em horror. Mas ao se tornar mãe de Jesuíno, Benvinda tomou coragem para sair do bando do marido, a fim de criar a criança longe daquele sofrimento.


Sofia (Nahuana Costa) – É a segunda filha de Bartira e Farid. Uma menina amável e obediente, que também sabe aprontar quando quer, com o irmão Salim. Ela estuda costura e vive na vila da Cruz com a mãe.


Téinha (Patrícia Werneck) – Irmã mais nova de Florinda, Teinha recebeu uma educação esmerada: sabe bordar e tocar piano e é a professora do grupo escolar de Brogodó. Além das crianças, Téinha mantém um curso de alfabetização de adultos, que funciona à noite, no salão paroquial da igreja da cidade, frequentado por Quiquiqui e Setembrino.


Tibungo (Heslander Vieira) – Tibungo é filho de Damião e compartilha das desconfianças do pai sobre a paternidade do irmão, Galego. É uma espécie de jagunço de Timóteo.


Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso) – Timóteo é mimado e irresponsável. Passou anos na capital gastando o dinheiro dos estudos em jogos e noitadas. É o único filho homem do coronel Cabral e abusa do poder que tem sendo déspota, cruel e egoísta. Timóteo é obcecado por Açucena desde pequeno e cria todo tipo de impedimento para o amor dela com Jesuíno.


Virtuosa Bezerra (Ana Cecília Costa) – Mãe dedicada de Açucena e de Cícero, Virtuosa é amorosa e vive para amar e amparar os filhos. Uma criatura bondosa e de temperamento calmo, conciliador. Mas vira uma leoa quando um filho precisa de sua proteção.


Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes) – Marquês e estudioso das ciências naturais, é Zenóbio quem descobre pistas sobre o tesouro fenício escondido no sertão. Além do fascínio pela variedade de espécies vegetais e animais que encontra aqui, ele é apaixonado por Florinda, uma cabocla linda e graciosa, que o prende definitivamente no sertão brasileiro.


Zig (Caio Manhente) – Cientista-mirim como o pai, Zenóbio


Zóio-furado (Tuca Andrada) – Cangaceiro do bando de Herculano, é considerado um dos homens mais temidos do cangaço. Porém, sua ganância é mais forte do que a lealdade que tem ao bando e ele terá problemas quando o capitão descobrir isso.

Veja também
Cordel Encantado: Cangaço e realeza: Amor e guerra no sertão

Veja também