Dance Dance Dance: Quem é Quem

Principais personagens:

Sofia Ivanitch, 21 anos (Juliana Baroni)

Sofia é uma heroína clássica vestida em traje moderno. A protagonista é um expoente de pureza, beleza e perseverança. Longe de ser tola, foi criada em um pequeno povoado pela avó russa que desde cedo lhe deu aulas de balé e russo e a preparou para as dificuldades da vida.Essa criação deu a Sofia valores da honestidade, respeito, amor ao próximo e amizade. O que guia a moça são seus sonhos, principalmente os de reencontrar a mãe e dançar num grande espetáculo musical da Broadway – um mundo que ela conhece apenas por recortes de revistas e fitas de vídeo que guarda desde pequena. Com muito otimismo e alegria, Sofia consegue superar as deficiências com as quais conviveu, e também aquelas que terá de confrontar ao chegar na cidade grande. Para enfrentar os desafios usará os dons que não lhe faltam: intuição, inteligência e discernimento.

Rafael Marques Pimentel , 24 anos (Ricardo Martins)

Rafael é um homem inteligente, bonito e rico que foi criado para ser um vencedor nos negócios. Depois da morte de sua mãe, Verônica, muitos anos atrás, seu pai tratou de apagar todo o rastro daquele lado da família, impedindo Rafael de desenvolver qualquer iniciativa artística. Lúcio educou o filho à sua imagem e semelhança, apto para ser homem dos negócios.

D. Sofia Ivanitch, a avó, 70 anos (Monah Delacy)

Dona Sofia é russa e fugiu de sua terra natal na época do comunismo soviético. Lá ela era bailarina, mas nunca triunfou como merecia. Aos 20 anos, se apaixonou por um jovem empresário brasileiro e decidiu ficar no Brasil grávida de sua única filha, Tatiana. Aqui, descobriu que seu amado era casado, o que lhe causou grande desilusão. – No povoado onde viveu tentou ganhar a vida como professora de balé, mas o interesse da vila pela dança era pequeno. Dedicou-se então ao artesanato com lã para sustentar a neta Sofia depois que sua filha foi dançar no exterior. Dona Sofia fez questão de manter na neta a eterna ilusão de que sua mãe pudesse um dia voltar. Na verdade, sobre isso esconde um grande segredo. Dona Sofia cria a neta como se fosse sua filha, e a ensinou a dançar como se ela pudesse concretizar todos os sonhos que nem ela nem Tatiana puderam realizar. A velha senhora precisa desesperadamente que a neta vá para a escola de dança, que fica em São Paulo, e consiga ser uma bailarina profissional, para que cresça e possa um dia enfrentar a verdade sobre sua mãe.

Celeste Oliveira, 20 anos (Danielle Di Donatto)

Inseparável companheira de Sofia em sua cidade natal, Celeste é na verdade sua única amiga e confidente. Mesmo muito diferente de Sofia, admira sua personalidade e persistência. É bastante atrapalhada e dona de um coração enorme. Desde criança Sofia ensinava Celeste a dançar e ela por sua vez, ensinava Sofia a cantar. Fã incondicional de música sertaneja, Celeste foi a responsável pela presença do ritmo na vida de Sofia.

Dr. Tommy Ming, 60 anos (David Y. W. Pond)

No povoado onde vive há muitos anos, Dona Sofia tem somente um grande amigo: Ming, o médico local. Viúvo, culto e da mesma geração que ela, é muito amigo da família. Ming é um homem sincero e de muito bom coração, que expressa nos olhos todo o amor e carinho que tem pela amiga de longa data e sua neta, para quem sempre trouxe revistas e fotos de espetáculos de dança.

Leonor Azevedo Marques, 60 anos (Clarisse Abujamra)

A academia pertence a Leonor, uma mulher apaixonada pela dança e muito apegada ao trabalho. O destino lhe reservou uma surpresa nada agradável: Leonor perdeu sua única filha, Verônica em um acidente de carro. A partir daí, concentrou sua atenção na academia e em seu neto, Rafael. Com ele, ela sempre tentou exercer o papel de mãe, tendo que enfrentar os desafios da educação machista e materialista do pai dele, Lúcio. É uma mulher educada, sofisticada e ousada, que valoriza a arte e adora seus alunos, em especial aqueles que mais se dedicam à arte.

Prof. Klaus Bernstein, 40 anos (Roberto Alencar)

Coreógrafo de currículo invejável, Bernstein não passou muito tempo como professor de dança da Fundação, logo foi promovido a coordenador artístico. Seu talento para a dança clássica é tão grandioso quanto a sua arrogância. Casado com Marta, também professora da Fundação, defende a dança clássica e exige dos alunos a superação dos limites físicos e emocionais.

Profª. Marta Bernstein, 40 anos (Vera Zimmermann)

Marta foi uma excelente bailarina, inigualável e encantadora, que tinha um grande futuro pela frente se não fosse um grave acidente durante uma apresentação. Ela machucou o joelho e se viu obrigada a mudar os rumos de sua carreira. Aceitou o trabalho como professora de dança na Fundação onde seu marido é coordenador artístico. A professora de dança clássica é casada há mais de dez anos com Bernstein, com quem mantém uma relação onde o amor foi substituído pelo comodismo. A desilusão com a carreira artística aproximou Marta do vício da bebida. Ela é cínica, irônica, amarga e sofre por ciúmes do marido.

Eva de Albuquerque, 32 anos (Daniela Galli)

De uma beleza natural, Eva tem alma de artista e vive de acordo com as convicções que aprendeu na escola de interpretação. É uma personagem totalmente do bem e a melhor amiga dos alunos da escola, que a adoram. A professora de interpretação é reconhecida por seu profissionalismo, pela fama de reservada, independente e honesta. Tem muito senso crítico e um bom gosto invejável. Quando chega à escola, causa suspiros entre os alunos e inveja entre as alunas. Ela esconde um segredo e vive um drama só compartilhado pela chefe Leonor.

Paulo Alves, 27 anos (Jarbas Homem de Mello)

Professor assistente e aluno recém-formado, Paulo é um dos anjos da guarda que Sofia conhece na escola. Introvertido e tímido, acompanha o esforço da aluna que busca sempre a perfeição nos movimentos. Paulo é um homem confiável, elegante e dedicado. Possui uma rivalidade antiga com Rafael, desde os tempos de escola. Essa rivalidade vai ressurgir quando Rafael perceber que o amigo de infância está apaixonado por Sofia.

Bob – Roberto Fernandes, 30 anos (Pablo Rodrigues)

Dono de uma voz maravilhosa, charmoso, jovem e ambicioso, Bob viveu em Nova York por cinco anos, onde sobrevivia como cantor de jazz num bar badalado freqüentado por artistas e celebridades. Foi lá que conheceu Leonor, durante um show. Impressionada com a voz dele, Leonor ofereceu-lhe o cargo de professor de canto em sua prestigiada escola de artes. Bob é moderno e de vanguarda e incentiva Leonor a modernizar a escola. Este pensamento bate de frente com o que pensa Bernstein, que quer manter a escola tradicional e conservadora.

Amanda Vasconcelos, 19 anos (Dayenne Mesquita)

Aluna da Fundação e noiva de Rafael, Amanda é a principal antagonista de Sofia, pois rivaliza com ela não só na disputa pelo amor de Rafael como também nas aulas de dança. Bela, mas um tanto patricinha e metódica, Amanda domina perfeitamente a técnica da dança, mas falta-lhe o brilho e a paixão, que sobram em Sofia. Filha mimada de Lígia, sócia do pai de Rafael nas empresas, usa a chantagem emocional para segurar o noivo.

Nadira Mansur, 18 anos (Luciana Bollina)

A baixa auto-estima faz de Nadira uma das alunas mais influenciáveis da FVM. Tem uma família conservadora que não imagina que a filha está se preparando para ser atriz e bailarina. Nadira é amiga de Amanda e ensaia na casa dela as coreografias e os passos de dança. Educada e tímida, procura compensar sua timidez fazendo-se de engraçada. Sofre por não se considerar bonita e tem nos estudos a melhor companhia.

Bruno Medeiros, 21 anos (Angélico Vieira)

Bruno é um rapaz de corpo escultural que ganha a vida como personal trainer. Impressiona as mulheres pelo bom papo e pela forma divertida de levar a vida. Valoriza as boas roupas, carros e motos, mantidos graças a encontros com mulheres mais velhas. Seu sonho é ser um cantor famoso e ter o glamour, a fama e as fãs se arrastando a seus pés. Disciplinado e determinado, Bruno destaca-se como um dos melhores alunos na aula de canto.

Funny Lu – Luciana, 20 anos (Paula Miessa)

Amiga de Sofia na escola, Funny Lu é extrovertida. Canta e dança muito bem, além de ser moderna e atualizada. Chama atenção pelo figurino, cabelos coloridos e adereços modernos. Freqüenta as baladas mais animadas e alternativas. Gosta de música eletrônica ao samba de raiz. É completamente desprovida de preconceito e é budista. Na Fundação, Funny Lu é a principal aliada de Sofia. Amiga e companheira, ela ajuda, dá apoio e até compra a briga de Sofia contra os inúmeros obstáculos que as duas terão que enfrentar.

Alandelon de Almeida, 32 anos (Leonardo Cortêz)

Irmão de Sheila e sobrinho de Lourival, Alandelon é alegre, calmo e feliz. Trabalha na lanchonete da Fundação e como ex-gordo, incentiva a vida saudável entre os alunos. Seus sucos com receitas criativas são famosos na escola. Além de cuidar da alimentação dos alunos é sempre um bom ouvido para confissões. Sua conduta exemplar e sua índole fazem com que Leonor o tenha em grande estima. Alandelon é muito ciumento com a irmã e tenta o tempo todo controlá-la.

Sheila de Almeida, 28 anos (Maíra Charken)

De origem humilde, Sheila sonha encontrar um marido rico, que a paparique com jóias, viagens internacionais, roupas de marca, carro importado e casa na praia. É divertida, cheia de frases feitas e sabe tudo que acontece na FVM. Vive as histórias de amor da escola como se fossem as suas próprias. Para ela, trabalhar na escola é vital, porque ali está tudo o que ela mais gosta: gente jovem, bonita e com dinheiro. Ela adora funk e vive causando constrangimentos ao ouvir as músicas. Sonha um dia poder dançar num grupo musical de axé music.

Lourival de Almeida, 60 anos (Francisco Carvalho)

Lourival é o inspetor e braço direito de Leonor na Fundação Verônica Marques. Sua função na escola é manter a disciplina entre os estudantes e zelar pelo patrimônio da instituição. Como retribuição ao seu trabalho, Leonor o adotou como seu homem de confiança. Ele sabe tudo o que ocorre na escola. Alegre, divertido e às vezes até romântico, Lourival entende um pouco de cada assunto. Depois de anos trabalhando na escola, levou os sobrinhos Sheila e Alandelon para trabalhar com eles. Viúvo, acredita que nunca mais se envolveu com ninguém porque não sabia dançar e agora treina com a ajuda de antigas fitas que encontrou na Fundação.

Rebeca Braga, 42 anos (Vanessa Machado)

Ex-bailarina, Rebeca é a dona do bar Glam e mãe de Tomás. O relacionamento entre eles é conturbado porque Rebeca recusa-se a revelar ao filho quem é o pai dele. Rebeca não gosta de falar sobre o passado, com medo de que um grande segredo venha à tona. Bonita e forte, Rebeca destaca-se como imponente, quase intimidadora.

Tomás Braga, 24 anos (Daniel Granieri)

Tomás é filho de Rebeca e trabalha com a mãe no bar. Sofre de freqüentes variações de humor com um jeito meio explosivo e tem uma relação conturbada com sua mãe. Tomás não superou a carência de ter sido criado sem a figura paterna por perto e freqüentemente questiona a mãe sobre a identidade do pai. Essa falta de referências claras desenvolveu nele obsessões atrás de obsessões, desde ingênuas coleções malucas quando ele era criança, até a sua última grande paranóia: encontrar o pai.

Christian Garcia, 26 anos (Lorenzo Martin)

Christian é um homem bonito e muito assediado pelas mulheres que não sabem que ele é gay. Sua preferência sexual não é assumida abertamente. E ele não se encaixa no estereótipo do homossexual afetado, tanto na sua aparência quanto no seu comportamento. Produtor musical e compositor, Christian tem a música como companheira desde a infância. Depois de estudar no Brasil, foi para os Estados Unidos, de onde voltou com uma mala cheia de CDs e a vontade de ganhar a vida como DJ. Encontra em Sofia mais que uma amiga, uma cúmplice no sonho da música. Christian será o passaporte de Sofia na cidade grande, apresentando-lhe referências e ajudando-a a vencer alguns desafios.

Lúcio Pimentel, 50 anos (Eduardo Galvão)

Lúcio é o grande vilão da história. É um empresário arrogante, vaidoso, sedutor e milionário. Tem como único objetivo de vida o triunfo. É pai de Rafael, filho que teve que criar sozinho, pois a mãe (Verônica) morreu em um trágico acidente de carro. É sócio de Lígia na Ecotelecom, uma forte empresa de telefonia. Na vida, o que o motiva é comprar: coisas, pessoas, consciências e amor. Necessita acumular, sentir-se poderoso, temido e admirado. Sua principal motivação é o poder e por isso quer que Rafael siga seus passos, mantendo a fortuna da família e conquistando cada vez mais. Lúcio vê em Sofia e no amor de seu filho pela jovem uma grande ameaça – ao que ele é, construiu e obteve todos estes anos. No fundo, não quer que seu filho encontre o amor e a felicidade com uma mulher parecida com a que ele não soube dar valor e destruiu. Por isso vai combater a paixão dos dois mesmo que seja a última coisa que faça.

Lígia Vasconcelos, 42 anos (Cláudia Lira)

Se seu marido não tivesse morrido, Lígia seria uma dona de casa, cheia de trabalhos domésticos e obrigações sociais. Mas depois do falecimento do esposo, Lígia teve que tocar os negócios da família e cuidar sozinha dos dois filhos, Amanda e Diego. A atitude dela desesperou Lúcio, que estava acostumado à passividade de seu falecido sócio. Lígia destaca-se por ser elegante, inteligente e muito bonita.

Vilma Santos, 26 anos (Juliana Almeida)

Vilã, Vilma é uma mulher atraente. Sempre esteve com a alta sociedade, mas nunca pertenceu a ela. Para perder a fama de vulgar é capaz de fazer qualquer coisa, inclusive meter-se com os piores expoentes. Quando conhece Rafael vê uma possibilidade de mudar sua sorte. Ela, que chega ao círculo de Rafael graças a Estéfano, seu amigo mafioso que está começando a fazer negócios com Lúcio, está disposta a tudo para pertencer a este círculo e sabe que uma relação com Rafael, o mais cobiçado dos solteiros do grupo, é a porta de entrada.

Diego Vasconcelos, 22 anos (Dudu Pelizzari)

Diego é filho de Lígia e irmão mais velho de Amanda. Desde a morte do pai, sócio de Lúcio, Diego defendeu os interesses da mãe e foi o principal incentivador para que ela assumisse o lugar do marido na empresa. Quando Lígia decide assumir essa sociedade, Diego passa a ter uma antipatia velada em relação a Lúcio. Por ser o melhor amigo de Rafael, ele precisa agir com muita discrição.

Estéfano Leoni, 50 anos (Luciano Chirolli)

Estéfano é um poderoso homem de meia-idade, conhecido e temido na região em que mora. Muitos se referem a ele como mafioso. É cúmplice de Lúcio e muito amigo de Vilma. O personagem gosta muito de cavalos, mas atualmente está mais interessado em comprar e assumir o controle da empresa de Lúcio. Tem interesse na Ecotelecom porque precisa lavar a fortuna que conquistou com o crime organizado e transformá-la em dinheiro honesto. Mas é uma negociação delicada.

Araci Barbosa, 40 anos (Angela Dip)

Araci é uma guerreira. Depois de perder o marido dentro da cadeia, se aproximou do menino abandonado Robinho, e decidiu abrir um albergue para mulheres de presidiários. Para montar a ONG, contou com a ajuda do advogado Wagner e reconstruiu o casarão recebido de uma herança. Araci é uma mulher caseira, que gosta dos serviços domésticos, especialmente de cozinhar. Com a amiga Dirce garante vários momentos divertidos na pensão, mesmo quando o assunto é o ciúme que tem de Maria.

Leia também:
Dance Dance Dance: Aposta na sedução dos ritmos e força da música

Veja também