Dona Beija

Poder, paixão e tragédia

Amando Antônio Sampaio, homem de família conservadora e tradicional, Beija é vítima da cobiça de Mota, o ouvidor do rei em visita a Araxá. Depois de presenciar a morte de seu avô, Beija é raptada e levada à Vila de Paracatu, onde o ouvidor mora num belo casarão. Para vingar-se de seu algoz, enquanto ele está fora de casa, Beija serve aos homens que a desejam em troca de jóias e ouro. Chamado pelo imperador a instalar-se na corte, Mota deixa Beija, que a essa altura já juntara uma grande fortuna. Ela parte de volta a Araxá para reencontrar sua antiga paixão, Antônio.

Mas Antônio já não esperava mais por Beija. Desiludido e não compreendendo as atitudes de sua amada, ele casa-se com a doce Aninha, moça frágil e delicada que sempre o amou. Com a recusa de Antônio, Beija promete não amar a nenhum outro homem e funda a Chácara do Jatobá, um refinado bordel onde ela se transforma num mito como cortesã, escandalizando todas as famílias conservadoras de Araxá. Seu intuito maior era ferir Antônio.
A chácara prospera, Beija torna-se poderosa, envolve-se com João Carneiro, mas não consegue se desligar de Antônio, o homem de sua vida. Até que uma tragédia acontece.


Logotipo original, na Manchete

Novela de Wilson Aguiar Filho, no original com 89 capítulos. Baseada nos romances Dona Beija, a Feiticeira de Araxá de Thomas Leonardos e; A Vida em Flor de Dona Beija de Agripa Vasconcelos
Colaboração de Carlos Heitor Cony. Foi exibida pela Manchete entre abril e julho de 1986. Reexibida pelo SBT a partir de abril de 2009.
Direção de Herval Rossano e David Grimberg
Direção geral de Herval Rossano

Baseada nos romances Dona Beija, a Feiticeira de Araxá de Thomas Leonardos e A Vida em Flor de Dona Beija de Agripa Vasconcelos
colaboração de Carlos Heitor Cony
direção de Herval Rossano e David Grimberg
direção geral de Herval Rossano

Foi exibida entre 31 de março a 11 de julho de 1986, e reprisada em duas oportunidades: a primeira de 9 de maio a 20 de agosto de 1988, em 89 capítulos, e a segunda de 5 de outubro de 1992 a 11 de março de 1993, com 102 capítulos. Também foi reprisada pelo SBT de 6 de abril a 4 de julho de 2009.

Principais personagens

MAITÊ PROENÇA – Dona Beija (Ana Jacinta de São José)
GRACINDO JÚNIOR – Antônio Sampaio
CARLOS ALBERTO – Mota
BIA SEIDL – Aninha
MARCELO PICCHI – João Carneiro
ABRAHÃO FARC – Coronel Paulo Sampaio
MARIA FERNANDA – Cecília
MAYARA MAGRI – Maria
EDWIN LUISI – Padre Melo Franco
SÉRGIO BRITTO – Padre Aranha
SÉRGIO MAMBERTI – Coronel Elias Felizardo
ARLETE SALLES – Genoveva
LAFAYETTE GALVÃO – Costa Pinto
MARILU BUENO – Augusta
JONAS MELLO – José Carneiro de Mendonça
MARIA ISABEL DE LIZANDRA – Josefa
JAYME PERIARD – Avelino
FERNANDO EIRAS – Professor

Veja também