Fina Estampa: Quem é quem

Principais personagens:


Lilia Cabral (Griselda da Silva Pereira) – Aqui na Barra da Tijuca muita gente só me conhece como “Pereirão”! É que essa vida de marido de aluguel não é fácil não… Não tem dia e nem tem hora! Sem contar que serviço é serviço, né?! Mas foi assim, com muita dignidade, que criei meus três filhos depois que o traste do meu marido morreu e não me deixou nada… Nem o corpo o desgraçado me deixou pra poder enterrar!


Christiane Torloni (Tereza Cristina Velmont) – Ser rica, bonita e chique é mais que um estado de espírito… É uma questão de merecimento… E é esse meu caso, meu bem! Hehehe… Melhor ainda quando se tem ao lado um marido maravilhoso e espetacular como o Renê. Meus filhos também são ótimos, apesar de não terem puxado a sapiência da mãe. Eh, só um minutinho que vou ver com meu lacaio se não está na hora da minha massagem russa… CRODOALDOOOOOO!!!


Dalton Vigh (René Velmont) – Ser casado com Tereza Cristina de Siqueira Velmont é uma aventura diária – hahaha! Uma mulher incrível, mas uma verdadeira caixinha de surpresas. Tanto que assim que nos casamos, e ela me deu de presente esse restaurante incrível que administro há anos… Sim, porque depois da minha esposa e meus filhos amados, o grande amor da minha vida é a culinária! Estudar gastronomia na França e me tornar um chef foi um grande sonho realizado.


Caio Castro (José Antenor da Silva Pereira) – Doutor… Doutor Antenor! Sim, porque é assim que todos vão me chamar depois que me formar em Medicina. Depois que esse sonho se realizar, minha vida vai mudar e vou ser alguém decente (e não mais um pobretão como todos da minha família). Só preciso pensar agora em como vou apresentar minha mãe pra família da minha futura noiva, Patrícia… Sim, porque Dona Griselda do jeito que é, fica BEM difícil!


Wolf Maia (Álvaro Siqueira) – Se eu pudesse me descrever em uma palavra seria: PACIFICADOR. Não gosto de brigas e faço de tudo pra todo mundo entender que fazemos parte do mesmo universo. O grande presente que o Cosmos reservou e me deu foi minha amada e querida Zambeze. Nos conhecemos quando estava morando no Tibet e foi amor à primeira vista – um verdadeiro encontro kármico! Hoje, além do quiosque, temos um recanto para amigos e viajantes que nos ajuda a manter a vida em foco e me faz esquecer as confusões da minha prima Tereza Cristina…


Paulo Rocha (Guaracy Martins) – Antes que tenha dúvidas, sou português de Lisboa sim, o pá! Meu pai apaixonou-se por uma índia brasileira e daí temos a origem de meu nome (o mesmo de meu avô materno). Vim para as terras tropicais assumir um estabelecimento que era de meu tio e que hoje chama-se TUPINAMBAR, um misto de padaria e bar que é pra mim um cantinho do meu Portugal. Meu coração bate mais forte pela doce e amável Griselda… Mas como conquistá-la?! Ah, isso nem às paredes confesso!!!


Arlete Salles (Vilma Moreira Prado) – Detesto moleza e marasmo! E nem adianta reclamar da vida perto de mim porque vai ver que fico bastante irritada. Sou super agitada e elétrica, faço mil coisas ao mesmo tempo e deixo meu dia sempre preenchido… Principalmente com meu filhinho querido, meu táxi!!! Depois da minha filha Letícia e minha neta Carolina, ele é a coisa mais importante na minha vida. Se precisar, é só chamar que faço a corrida com o maior prazer.


Marcelo Serrado (Crodoaldo Valério “Crô”) – Crô Valério, por favor… Ok?! Detesto meu nome; da minha origem eu só quero lembrar da minha sobrinha Vanessa. Sou o “personal all” da pitonisa de Tebas: Tereza Cristina. Uma verdadeira naja egípcia que só sabe me explorar e me humilhar, mas que faz valer a pena tudo que passo aqui na casa dos Velmont (ai meu Deus… Que ela não me escute falando isso!). Adoro ser fashion e A-M-O as divas do pop!!! Quanto à minha vida amorosa?! Isso é um mistério que mantenho só entre mim e meu amante. Hehehe…


Alexandre Nero ( Baltazar Fonseca) – Sou motorista da Dona Tereza Cristina. Marido linha dura, não admito que mulher minha me contrarie… É por isso que a Celeste e minha filha, Solange, só andam na linha! Porque quando não andam…


Bianca Salgueiro (Carolina Fernandes Prado) – Não sossego enquanto não arrumar um namorado pra minha mãe Letícia! E com a ajuda da minha avó Vilma tenho certeza que, em breve, isso vai acontecer.


Dira Paes (Celeste Souza Fonseca) – É um prazer ser comadre da minha melhor e grande amiga, Griselda! Só fico nervosa quando ela e meu marido Baltazar se encontram… Ele não é uma má pessoa, mas às vezes ele se exalta um pouco. Aí a Griselda resolve se meter e a confusão está armada…. Desculpa, mas peraí… Solange, minha filha, você está saindo?! Juízo, viu?!


Aline Matheus (Clara) – Ser vizinha da Griselda é ótimo! Qualquer problema aqui em casa eu grito e ela vem rapidinho resolver!


Cris Vianna (Dagmar dos Anjos) – Trabalho no Tupinambar, do Seu Guaracy, conhece?! Dizem por lá que minhas empadinhas são as melhores – rsrsrsrs! E são mesmo… Faço com muito carinho e dedicação! Tenho que trabalhar e criar meus dois meninos, o Leandro e o Leonardo, e não posso fazer as coisas de qualquer maneira, né?!


Guilherme Boury (Daniel) – Doutor?! Não… Ainda não… Mas com certeza esse dia chegará: eu e meu grande amigo Antenor formados e com uma próspera carreira como médicos.


Renata Sorrah (Danielle Fraser) – Médica e dona da clínica de fertilização “Dr. Gabriel Fraser”.


Rafael Zulu (Edvaldo) – Ôxi, se você tiver algum problema com sua moto, pode me procurar que tenho certeza que posso ajudar a resolver! Sou mecânico na Fashion Moto e tento sempre ser simpático e atencioso com todo mundo que passa por lá. Seu Juan, dono de lá, é uma pessoa muito bacana… E no que depender de mim, pode contar sempre!


Josie Pessoa (Ellen) – Amiga de faculdade de Patrícia.


Julia Lemmertz (Esther Wolkoff) – Quem disse que viver anos ao lado do grande amor da sua vida não é estar casada?! Nunca tive dúvidas do que sinto pelo Paulo. Quando me vi refletida nos olhos dele, tinha certeza que seríamos felizes pra sempre, mesmo depois de descobrimos que não poderíamos ter filhos. Nossa “criança” acabou se tornando a nossa Fio Carioca!


Carlos Machado (Ferdinand) – Sou militar reformado… Sargento! Respeito sempre é bom, né?! Mas hoje em dia, me divirto bastante com a turma lá da praia… Ir no quiosque do Álvaro, jogar uma partidinha de vôlei…


Carlos Vieira (Fred) – Sou subchefe do restaurante Le Velmont.


Rafael Zolly (Genésio) – Sou garçom do restaurante Le Velmont.


Monica Carvalho (Glória) – Sou secretária da dra. Danielle Fraser.


Eva Wilma (Íris) – Sou mãe de Álvaro e tia de Tereza Cristina. Moro, atualmente, fora do país e tenho um segredo importante sobre Tereza Cristina…


Malvino Salvador (Joaquim José da Silva Pereira “Quinzé”) – Sou o filho mais velho da dona Griselda. Nunca soube muito bem o que eu queria pra minha vida, mas depois que a cachorra da minha mulher, a Teodora, me largou com um filho pequeno pra criar, aí mesmo me perdi na vida. Hoje em dia, trabalho no Tupinambar e vou levando a vida como posso. Um dia prometo que ainda vou ser alguém!


Alexandre Liuzzi (Joe Maluco) – Sou funcionário da oficina Fashion Moto.


Carlos Casagrande (Juan Guilherme Passarelli) – Sim, já fui modelo internacional… Mas hoje eu me dedico à minha grande paixão: MOTOS! Sempre fui fascinado pelo sentimento de liberdade que essas “meninas” são capazes de nos transmitir. Por isso que abri a Fashion Moto, uma oficina referência voltada para motos de luxos. Além dos negócios, tento equilibrar minha vida cuidando do meu filho Fabio.


Cleiton Echeveste (Jucelino) – Sou garçom do restaurante Le Velmont.


Rodrigo Simas (Leandro dos Anjos) – Na boa, você acha mesmo que vou perder meu tempo me matando de estudar como meu irmão Leonardo?! De jeito nenhum!!! Pra gente conseguir o que se quer na vida, sempre tem um jeitinho mais rápido… E é nele que eu aposto SEMPRE! Hehehehe… Ou você acha que vou ralar pra caramba como minha mãe Dagmar faz?!

;
Vitor Davi (Leonardo dos Anjos) – enho certeza que um dia vou conseguir ser “doutor” e poder ajudar minha mãe Dagmar! Dar uma vida melhor pra ela, que sempre batalhou e lutou muito pra dar uma vida descente pra mim e meu irmão Leandro. Tudo bem que esse aí não quer saber de nada e só se arruma em confusão… Por isso que até evito ficar muito perto e acabar me prejudicando por causa dele.


Tania Khallil (Letícia Fernandes Prado) – Minha vida é em função do meu trabalho e da minha família (minha mãe Vilma e minha filha Carolina)… Não tenho tempo, e nem vontade, de me envolver com mais alguém. Quando meu marido morreu, meu mundo acabou e foi tudo muito difícil! Ele era meu tudo e depois disso fiquei sem chão… Mas me ergui; voltei a dar aulas e prometi dedicar meu tempo apenas aos meus dois tesouros.


Sandro Pedroso (Mandrake) – “Abracadabra” resolve quase tudo… Ao menos pra mim! Faço meus trabalhos mostrando minha arte e moro no Recanto da Zambeze… Ali, apesar das dificuldades, somos uma verdadeira família!


Sophie Charlotte (Maria Amália da Silva Pereira) – Sou muito feliz com a vida eu tenho! Não tenho luxo e nem mordomia, mas também não reclamo não… Tenho uma família maravilhosa (minha mãe, meus irmãos e meu sobrinho)! Trabalho dignamente vendendo os cremes que a Dona Zilá fabrica – que são de excelente qualidade; fazem milagre! Assim, ajudo nas despesas da casa e junto um dinheirinho pra mim enquanto espero um grande amor…


Katia Moraes (Marilda) – Sou empregada de Tereza Cristina.


Adriana Birolli (Patrícia Velmont) – Apesar de ser a filha mais velha de Tereza Cristina Velmont, já aviso que somos bastante diferentes – o que muitas vezes é um problema e sinal de confusão. Minha mãe cisma que tenho que ser como ela: pensar, vestir, agir, tudo da mesma maneira. Mas o que eu quero mesmo é continuar minha faculdade e ser feliz ao lado do Antenor, meu namorado e meu amor!


Dan Stulbach (Paulo Siqueira) – Sou irmão de Tereza Cristina, “casado” com Esther e sócio dela na grife Fio Carioca.


Gabriel Pelícia (Quinzinho) – Adoro brincar, comer iogurte, correr e fazer bagunça com o papai e a vovó! Amo muito o papai (Quinzé), meus tios (Antenor e Amália) e muito mesmo a vovó (Griselda)!!! Sinto falta da mamãe (Teodora), às vezes… Mas tenho que falar baixinho porque o papai fica bravo toda vez que falo dela…


Marco Pigossi (Rafael Fernandes) – Subir na vida? Melhorar a condição social? Quem não quer isso?! Eu, como a maioria, também quero muito que isso aconteça! Trabalho na Fashion Moto e dou uma mãozinha extra (e por fora) pra conseguir realizar meus planos. Planos, inclusive, que envolvem uma certa gatinha que passa sempre em frente à loja…


Ítalo Guerra (Reinaldo) – Moro no Recanto da Zambeze.


David Lucas (René Junior) – Não dá mais pra continuar sem “pegar” alguém! Chega!!! Tô cansado de todo mundo ficar me zoando e tirando sarro com a minha cara. Mas já tenho um plano INFALÍVEL e com a ajuda do ESTASOZINHOPORQUEQUER.com isso tudo vai mudar… Só espero que meus pais, René e Tereza Cristina, parem de querer fuçar minhas coisas e não descubram isso…


Eduardo Spinetti (Rui) – Sou funcionário da cozinha do restaurante Le Velmont.


Ricardo Blat (Severino) – Trabalho no restaurante Le Velmont.


Carolina Dieckmann (Teodora Bastos da Silva) – Sou determinada demais pra ficar me sujeitando a ser esposa de marido perdedor! Tudo bem que ainda uso meu nome de casada, mas do atraso de vida que foi estar com aquele homem, prefiro esquecer todos os detalhes. Criança?! Dá muito trabalho… Preferi deixar com o pai pra poder seguir meu sonho de ser rica e bem relacionada ao lado do meu novo amor: Wallace!


Carol Macedo (Solange de Souza Fonseca) – Sou filha de Baltazar e Celeste.


Milena Toscano (Vanessa Tavares Ribas) – Não consigo entender como meu tio Crô consegue aguentar os destratos da Tereza Cristina. Tudo bem que ela seja rica e poderosa, mas fico impressionada dever como ela consegue impor medo no tio. Ele diz que é respeito, principalmente por ela pagar minha faculdade, mas eu tenho certeza que tem mais coisa nisso aí.


Dudu Azevedo (Wallace) – “Sucesso, aí vou eu!”. Nunca achei que um dia eu diria essa frase de verdade! Em compensação, sempre soube que alguém ia ver meu talento e me dar uma chance. Não foi à toa que me convidaram pra ir pro Oriente Médio e prometeram fama e dinheiro. O melhor foi minha Teodora largar tudo e ir comigo… Mulher igual a essa não existe!


Totia Meireles (Zambeze) – Sou esposa de Álvaro e dona do Recanto da Zambeze. Faço massagem na praia, perto do quiosque do meu marido.


Rosa Maria Collyn (Zilá) – Moro no Recanto da Zambeze e fabrico cremes e produtos cosméticos que são vendidos por Maria Amália.


Juliana Knust (Zuleika) – Trabalho na Fashion Moto e quero muito conseguir realizar meus sonhos… Ser alguém, ter meu esforço reconhecido, conquistar o espaço que é MEU!

Leia também:
Fina Estampa: Entre a aparência e o caráter

Veja também