Gabriela: Quem é quem

Principais personagens


Gabriela (Juliana Paes) – Gabriela é uma mulher de espírito livre que nasceu para ser feliz. É dona de uma beleza encantadora e a coisa mais importante pra ela é a liberdade.


Nacib Achcar Saad (Humberto Martins) – Nacib é o proprietário do bar Vesúvio e frequentador do cabaré Bataclã. Sua vida muda ao conhecer Gabriela.


Coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) – Coronel Ramiro Bastos é a maior força política da região. Fazendeiro de cacau e com longa vida na política, usa métodos violentos para conseguir o que quer.


Mundinho Falcão (Mateus Solano) – Mundinho vem de uma família de políticos do Rio de Janeiro. Solteiro e cheio de ideias novas, o jovem representa a ascensão de um novo tipo de burguesia, de espírito progressista


Coronel Jesuíno Mendonça (José Wilker) – Bem mais velho que a mulher, é um homem bruto, inclusive no trato com a esposa.


Sinhazinha Mendonça (Maitê Proença) – Sinhazinha é mulher do coronel Jesuíno e sofre nas mãos do marido. Vive na igreja e é amiga de todas as senhoras da sociedade.


Malvina Tavares (Vanessa Giácomo) – Filha única de Melk, Malvina é uma jovem inteligente. Rebelde e independente, não aceita viver de acordo com as convenções da sociedade e enfrenta até mesmo seu poderoso pai.


Maria Machadão (Ivete Sangalo) – Maria Machadão é a cafetina dona do Bataclã. Extrovertida e alegre, é sempre autoritária com as “meninas” quando necessário.


Tonico Bastos (Marcelo Serrado) – Filho do coronel Ramiro Bastos, Tonico é casado com Olga Bastos. Sabe levar muito bem a mulher ciumenta, que ainda acredita na sua fidelidade.


Olga Bastos (Fabiana Karla)– Olga é mulher de Tonico e acha que são as mulheres que correm atrás do seu marido. É capaz de brigar se alguma mulher olhar de lado pra ele.


Lindinalva (Giovanna Lancellotti) – Lindinalva é noiva de Berto, filho do coronel Amâncio e os dois já estão de casamento marcado.


Coronel Coriolano (Ary Fontoura) – Velho e divertido, Coronel Coriolano sempre mantém uma moça bonita para ficar com ele quando vem da fazenda. Desconfiado e ciumento, não aceita chifres de jeito nenhum.


Gerusa Bastos (Luiza Valdetaro) – Neta preferida de Ramiro, Gerusa é bonita e delicada. Sofre com o desejo de seu avô pra que se case com Juvenal, filho do coronel Amâncio.


Osmundo Pimentel (Erik Marmo) – Osmundo é um jovem dentista, vindo de Salvador. Filho de um rico comerciante, se instalou em Ilhéus com um consultório bem montado na avenida da praia.


Manoel das Onças (Mauro Mendonça) – Velho fazendeiro do cacau, Manoel das Onças vive no bar de Nacib e é doido por Gabriela. Daria casa montada e até uma roça de cacau pra que ela se tornasse sua amante.


Teodora (Emanuelle Araújo) – Teodora vem de uma fazenda de cacau. Fugiu de casa porque o padrasto queria seduzi-la. E a mãe, ao saber disso, brigou com ela. Virou mulher dama a convite de Maria Machadão.


Dorotéia (Laura Cardoso) – Mãe de Amâncio, Dorotéia se considera o pilar moral de Ilhéus. Dominadora, quer sempre saber de tudo e ainda “aconselhar” todo mundo.


Juvenal (Marco Pigossi) – Juvenal tem ideias progressistas e acaba enfrentando o pai, Amâncio, que se recusa a aceitar suas opiniões por fidelidade ao Coronel Ramiro.


Zarolha/Risoleta (Leona Cavalli) – Zarolha, uma das prostitutas do Bataclã, é bastante amiga de Maria Machadão. Ela tem um chamego com Nacib até descobrir que ele está apaixonado por Gabriela.


Marialva Tavares (Bel Kutner) – Marialva é mulher de Melk. Sempre assustada e submissa, é o exemplo da mulher dominada que, embora rica, passa a vida como empregada do marido.


Coronel Melk Tavares (Chico Diaz) – Coronel Melk Tavares é um rico fazendeiro de cacau que vive com a esposa Marialva e com a filha Malvina. Pai rígido e de personalidade forte, proíbe a filha até de cursar uma faculdade.


Glória (Suzana Pires) – Teúda e manteúda do idoso Coronel Coriolano Ribeiro, Glória é uma bela mulher. Vive na casa que foi da família do coronel, para escândalo das mulheres locais.


Natascha (Nathália Rodrigues) – Natascha diz ser da família imperial russa e, por isso, cobra caro. Tudo porque os coronéis sentem-se “honrados” em compartilhar o leito de uma “princesa”.


Conceição Bastos (Vera Zimmermann) – Mulher de Alfredo e mãe de Gerusa, Conceição é uma mulher sofisticada. Despreza Gabriela e seus modos locais e veste-se de maneira diferente das outras mulheres da cidade.


Berto (Rodrigo Andrade) – Berto é filho do Coronel Amâncio e neto de Dorotéia. Rico e machão, é noivo de Lindinalva e estão prestes a se casar.


Coronel Amâncio Leal (Genézio de Barros) – Amâncio foi chefe de jagunços e conquistou suas terras na bala. É o principal aliado de Ramiro Bastos e também um dos principais opositores de Mundinho Falcão.


Josué (Anderson di Rizzi) – Josué é subdiretor e professor do grupo escolar. Pobre, vive pendurando a conta no bar Vesúvio.


Quinquina (Angela Rebello) – Quinquina é a maior fofoqueira da cidade. Tudo vê, tudo comenta. Observa cada saia, cada decote e nunca se casou. Ela e a irmã herdaram casas de aluguel e fazem doces para vender.


Florzinha (Bete Mendes) – Florzinha é irmã de Quinquina e madrinha de Lindinalva. Também é fofoqueira, só que mais doce que a irmã. Mais emocional, sempre acaba fazendo o que a irmã manda.


Doutor Maurício (Claudio Mendes) – Doutor Maurício é diretor do grupo escolar e um advogado conservador, que obedece a todos os pedidos de Ramiro Bastos.


Clemente (Daniel Ribeiro) – Clemente é apaixonado por Gabriela, com quem vive um romance na travessia da caatinga. Quer casar-se com ela, mas Gabriela não aceita.


Nhô Galo (Edmilson Barros) – Nho Galo é funcionário público, boêmio inverterado, de um tipo divertido e ao mesmo tempo sábio.


Ramirinho (Filipe Gimenez) – Filho de Tonico e Olga, Ramirinho vive atormentando o pai.


Padre Cecílio (Frank Menezes) – Alegre e bonachão, Padre Cecílio está nas mãos das beatas da cidade. E vive sendo pressionado por Maria Machadão e as moças do Bataclã. Prefere fechar os olhos pra tudo que vê.


Miss Pirangi (Gero Camilo) – Miss Pirangi é um verdadeiro escravo de Maria Machadão. É amigo das “meninas” mas ao mesmo tempo fofoca tudo para a patroa.


Bento (Gustavo Mello) – Filho de Tonico e Olga, Bento vive perturbando o pai.


Coronel Ribeirinho (Harildo Deda) – Ribeirinho é um grande frequentador do Vesúvio e do Bataclã. Vive ao lado de Ramiro Bastos, mas seu grande interesse são as mulheres.


Fabiana (Heloisa Jorge) – Fabiana é a nova empregada na casa de Ramiro Bastos cuja beleza chama a atenção de Tonico Bastos, que passa a lhe cortejar descaradamente sem que sua esposa Olga perceba.


Doutor Pelópidas Ávila (Ilya São Paulo) – Doutor Pelópidas Ávila, conhecido apenas pelo apelido de Doutor, é quem trata das moças do Bataclã.


Dona Rita (Izabella Bicalho) – Dona Rita é mãe de Lindinalva. Dona de casa, simples e feliz com o noivado da filha, ainda não sabe a real situação financeira da família.


Negro Fagundes (Jhe Oliveira) – Atravessou a caatinga com Gabriela, de quem é amigo. Foi para a fazenda do Coronel Melk Tavares e tornou-se seu matador de aluguel.


Douglas (Jackson Costa) – Douglas é dono do jornal da oposição. Torna-se amigo próximo de Mundinho Falcão por ser um homem de ideias progressistas.


Doutor Ezequiel (José Rubens Chachá) – Doutor Ezequiel é amigo de Nacib e está sempre frequentando o Vesúvio e o Bataclã.


Ladislau (Kaic Chagas) – Filho de Tonico e Olga, Ladislau vive atormentando o pai e a mãe.


Tuísca (Max Lima) – Tuísca vende os doces das irmãs dos Reis. Torna-se o melhor amigo de Gabriela, com quem brinca de currupio e de soltar pipa.


Cosme (Neco Vila Lobos) – Assim como Damião, Cosme é sacristão da igreja.


Damião (Sergio Maciel) – Assim como Cosme, Damião é sacristão da igreja.


Dona Arminda (Neusa Maria Faro) – Vizinha de Gabriela, Dona Arminda torna-se sua melhor amiga. Fofoqueira e divertida, vive aconselhando a morena a aproveitar enquanto é jovem.


Mara (Suyane Moreira) – Mara é amazonense no estilo nordestino e indígena. É bem rústica e desbocada.


Chico Moleza (Renan Ribeiro) – Chico Moleza é filho de dona Arminda, trabalha no Vesúvio e não vê a hora de estar com uma das mulheres do Bataclã.


Prazeres (Telma Souza) – Empregada da família Bastos há muitos anos, Prazeres é confidente de Gerusa.


Bico Fino (Vanderson Caires) – Bico Fino é ajudante de Nacib no Vesúvio.


Loirinho (Widoto Áquila) – Loirinho é capanga de Melk Tavares e faz tudo que ele manda.


Serapião (Allan Peregrino) – Empregado de Ramiro Bastos.

Leia também:
Gabriela: Um história de sangue, suor, conquista e paixão

Veja também