Guerra dos Sexos – Quem é quem

Principais personagens:

Otávio (Tony Ramos)

Dono de 50% da cadeia de lojas de departamentos Charlô’s. Solteiro, é cheio de manias e teimoso feito uma mula, chega a ser engraçado em suas exigências. Muito esperto nos negócios, gosta de dinheiro, de sucesso e de prestígio. Tem, porém, uma vida dupla, pois em diversas noites sai para se divertir sem que ninguém saiba para onde vai. Machista e prepotente, tem uma grande rivalidade com Charlô, sua prima e sócia na cadeia de lojas.

Charlô (Irene Ravache)

Dona dos outros 50% das ações da cadeia de lojas de departamentos Charlô’s. É ainda uma feminista radical. Exigente, altiva engraçada e cheia de vida. Gosta de dinheiro como o primo, mas coloca outros valores como suas prioridades. Não tolera o machismo e a prepotência do primo. Perto de Otávio, é uma mulher cosmopolita. Não aceita ser chamada de senhora, apenas Charlô. É mãe adotiva de Felipe, de quem gosta muito, apesar de suas grandes divergências.

Felipe (Edson Celulari)

Filho adotivo de Charlô, é seu único herdeiro. Como se dá muito bem com seu tio Otávio, também é seu herdeiro. É o braço direito de Otávio nas lojas e como ele, é a favor dos homens. É um profissional capaz e autoritário à sua moda. Já foi casado e separado inúmeras vezes, por ter uma incompatibilidade natural com as mulheres. Tem um lado humano muito forte que esconde de todas as mulheres para não demonstrar nenhuma fraqueza para elas. É muito apaixonado pelas filhas: Juliana e Analú.

Juliana (Mariana Ximenes)

Filha mais velha de Felipe, trabalha num cargo elevado das lojas, coordenando a chefia de departamentos. Adora o seu serviço e o seu pai, mas na loja discute muito com ele, por terem concepções de trabalho diferentes e por ela estar incondicionalmente ao lado de Charlô em qualquer circunstância. Na loja é uma mulher alegre e até descontraída, mas na vida particular é um pouco fechada, até triste e solitária.

Analu (Raquel Bertani)

Filha mais nova de Felipe, irmã caçula de Juliana. Gosta de homens com bastante músculo e pouca cabeça. Frequenta os lugares da moda da juventude em São Paulo. O que quer da vida é se divertir. É voluntariosa, geniosa. Só faz o que quer, e frequentemente nem sabe direito o que quer. É basicamente, uma individualista de cabeça fresca.

Nando (Reynaldo Gianecchini)

Motorista de Otávio. É confidente, aliado e muito amigo do patrão. Mora na casa de seu amigo Ulisses. É boa pinta, simpático, bonachão e meio temperamental, mas tem um grande coração. Teve uma vida difícil e acredita estar nesse mundo porque o rogaram uma praga muito forte.

Vitório (Carlos Riccelli)

Marido de Roberta, é dono das confecções Positano. Sempre teve tino para negócios e construiu a Positano do zero. Tem Roberta como sua companheira e conselheira nos negócios. É um marido carinhoso e um bom pai para Kiko. Faz questão de aproximar o filho dos negócios da família, para que um dia ele possa assumir o comando de tudo.

Roberta (Gloria Pires)

Casada com Vitório e mãe de Kiko. Mulher de temperamento muito forte e origem humilde, que teve a sorte de se casar com um industrial em ascensão. Ajudou muito o marido na sua subida. É fina, elegante, bonita e sofisticada sem ser fresca. É independente e ativa, afável e querida pelos subalternos. Sabe endurecer sem perder a ternura. Mora num elegante edifício no Jardim Paulista, mas se mantém muito ligada aos dois irmãos, Nieta e Nenê, que vivem numa modesta vila da Mooca.

Kiko (Johnny Massaro)

Filho de Roberta. Tímido como ninguém, um nerd. Se acha o rapaz mais desengonçado do mundo, e senão é, pelo menos chega perto. Gosta muito do tio Dino, o marido de Nieta, a irmã de sua mãe.

Vânia (Luana Piovani)

Braço direito de Charlô na diretoria da loja. É bonita, atraente, inteligente, despachada e ambiciosa. Sempre teve que lutar por tudo o que quis e não se aperta por problemas menores. É absolutamente prática e moderna. Eficiente, esperta, é uma profissional profundamente competente, além de ser ousada e cheia de imaginação. Uma pessoa com uma única direção na vida: ser feliz, dentro dos seus conceitos, sem fazer concessões.

Veruska (Mayana Moura)

Secretária de Vitório nas Confecções Positano e grande amiga e confidente de Roberta. Mulher ambiciosa e sem caráter, porém falsa o suficiente para que ninguém note. Sempre foi amante de Vitório. Procura agradar Roberta em tudo, porque tem vários interesses pendentes. Por fora uma ex-modelo de passarela, bonita, elegante, chique, mas por dentro uma cascavel de chocalho.

Fábio (Paulo Rocha)

É o maior amigo de Felipe, seu confidente mais íntimo. Foi secretário dele, assim que chegou a São Paulo. Faz o que realmente gosta, é fotógrafo profissional e trabalha nas campanhas de promoção das lojas bem como em foto para revistas e publicidade em geral. Não tinha dinheiro, mas hoje é casado com uma mulher rica, Manoela, a quem não ama. Tem uma filhinha pequena, Ciça, a quem adora. Não se dá bem com a mulher, porém não se separa dela pois não quer que a filha cresça num lar destroçado como foi o seu. Simpático, cativante, descontraído, é um paquerador incorrigível.

Nieta (Drica Moraes)

Irmã de Roberta e seu oposto. Mora em uma vila da Mooca e é pobre, coisa absolutamente insuportável para ela. Mãe de Carolina, esposa de Dinorah. Trabalha cozinhando para fora, fornecendo marmita e também, vende canudinho de coco na feira, ou faz qualquer outra coisa, bastando que ganhe algum dinheiro. É dessas que não deram certo na vida e reclamam sempre, enchendo a cabeça do coitado do marido. Sempre se achou uma mulher sem sorte. É ambiciosa, e seu sonho é morar um dia num apartamento de um prédio como o da irmã Roberta. Vive cutucando o marido para ele dar algum golpe. Apesar de sua rabugice, é simpática. Adora a filha Carolina, a quem acha uma santa completa.

Dinorah (Fernando Eiras)

Marido de Nieta e, evidentemente, seu oposto: calmo, bonachão e honesto até demais. Trabalha nas confecções da cunhada Roberta e bem que poderia ganhar mais dinheiro se aceitasse os jabaculês, mas se recusa terminantemente a qualquer tipo de suborno, por mais costumeiro e inofensivo que seja, levando Nieta ao desespero. Gosta de Carolina, mas será capaz de descobrir antes de Nieta a verdadeira natureza da filha. É um homem irrepreensível, que se desespera se alguma coisa não for paga em dia. Não deve nada a ninguém e detesta ser cobrado de qualquer coisa. Seu tormento é o maldito nome que os pais lhe deram, Dinorah. Prefere ser chamado de seu Dino.

Carolina (Bianca Bin)

Filha de Nieta e de seu Dino. Sobrinha de Roberta. Aparentemente, um pequeno anjo de bondade. Muito solícita, inteligente e suave. Todos gostam dela. Seu aspecto frágil desperta ternura. Sabe mexer com a vaidade das pessoas, elogiar na hora certa, ser tolerante e boazinha. Exatamente o ideal de pessoa que todos querem ter ao lado. No entanto, sua personalidade é o oposto de tudo isso. É um lobo em pele de cordeiro, perigosa e determinada. Quer subir na vida a qualquer custo. Com seu jeito cândido, consegue tudo o que quer. Namora Ulisses, mas sua verdadeira paixão sempre foi o outro irmão, Zenon.

Nenê (Daniel Boaventura)

Irmão mais velho de Nieta e Roberta. Mora na casa de Nieta, na vila da Mooca. É outro que não deu certo na vida, queria ser modelo ou ator, mas não vingou. Hoje vive de pequenos golpes. Cinquentão, embora negue, não arruma emprego fixo e também não se empenha muito nesse sentido. Prefere contar vantagem da sua “gloriosa juventude”, com estórias fantasiosas e exageradas, que ninguém acredita. Vende um carrinho aqui, uma casinha ali, vai tirando dinheiro de suas irmãs, sempre prometendo que semana que vem, vai dar um jeito em sua vida. É paquerador à antiga, mas não gosta muito de garotas novas. Ainda espera a chance de dar um bom golpe do baú.

Ulisses (Eriberto Leão)

Irmão mais velho de Zenon e Afrodite, trabalha nas lojas Charlô’s como carregador. É desses pau-pra-toda-obra que está sempre à disposição. Mora na vila da Mooca e é completamente apaixonado por Carolina, que o faz de bobo. É um grande e dedicado trabalhador, com aspirações simples e comuns. Tentou ser lutador de boxe amador, mas não conseguiu muito sucesso, depois se apaixonou pelo MMA.

Frô (Marianna Armellini)

Irmã de Ulisses e Zenon. Ao contrário dos dois irmãos, não é linda e não tem sorte no amor. Gostaria de arrumar um namorado tão atlético e bonito como os irmãos, ou, principalmente, como Nando, o colega deles que aluga um quarto na casa. Além de sua dificuldade normal em conseguir um namorado, sua solidão aumenta porque é muito vigiada pelos irmãos, que sempre acabam espancando qualquer homem que se interesse um pouco mais por ela. Mas ela enfrenta os irmãos brutamontes e não abaixa a cabeça para ninguém. Trabalha na lanchonete da Charlô’s.

Semíramis (Debora Olivieri)

Tia de Ulisses, Zenon e Afrodite. Cuida dos “meninos” desde que os pais deles morreram. Tem por eles carinho de uma verdadeira mãe. É virgem. A típica tia solteirona de família pobre. Dessas que dedicam toda a vida aos outros e não percebem que a vida passa por elas. Cuida de tudo na casa.

Olívia (Marilu Bueno)

Foi governanta de Charlô I e Otávio I e veio como herança para Charlô II e Otávio II. Trabalha há muitos e muitos anos naquela casa, tantos que já perdeu a conta. Sabe muito da vida dos antigos e dos novos patrões. Tem uma memória extraordinária e consegue se lembrar de tudo que já aconteceu naquela casa. É o elo entre o passado e o presente e muitas vezes vê as cenas que já presenciou dos antigos patrões como se estivessem acontecendo agora em, sua frente. Faz todos os serviços da casa. Aguenta as esquisitices e a estupidez de Otávio por obrigação, mas serviria até de escrava para Charlô na maior boa vontade.

Lucilene (Thalita Lippi)

Mora em um quarto alugado na casa de Carolina. Secretária da diretoria das lojas Charlô’s, trabalha lá há pouco tempo e acredita que um bom relacionamento com os homens da diretoria facilita o seu entrosamento, por isso vive sorrindo para eles, o que faz com que todos confundam as suas intenções. É sempre definida como volúvel e disponível, mas na realidade é simples e sozinha.

Dalete (Maria Carol)

Praticamente uma escrava de Frô, sua superiora na lanchonete. Faz o possível para agradar a “chefe”, mas FRÔ não dá folga. Tem pavor de perder o emprego e acha muito divertido trabalhar ali, mas se pudesse colocava Frô no liquidificador, pedacinho por pedacinho.

Divina (Thais Portinho)

Fiel empregada de Roberta, sempre às voltas com as esquisitices de Kiko. Trabalha na casa de Roberta desde o casamento dela com Vitório. É fiel e interessada no bem-estar da patroa.

Veja também
Guerra dos Sexos – História da trama

Veja também