Haja Coração: Bela e fera!

No universo vibrante de São Paulo, vai se desenrolar um enredo de muitas emoções, aventuras, amores, armações, diversão… Haja Coração!, escrita por Daniel Ortiz, faz uma releitura de Sassaricando, trama de Silvio de Abreu, exibida pela TV Globo em 1987. A proposta romântica e divertida se propõe a envolver o público com a história de Tancinha, Apolo e Beto, interpretados por Mariana Ximenes, Malvino Salvador e João Baldasserini, respectivamente.
A sensual feirante Tancinha namora, desde os 15 anos, com o vizinho Apolo e seu grande sonho é subir ao altar ao lado do amado. Porém, quando está a alguns passos do altar, Beto entra em sua vida disposto a conquistá-la. Inicialmente, o objetivo do publicitário é apenas ganhar a gata e se dar bem em uma aposta. Mas, aos poucos, o charme de Beto confunde os sentimentos de Tancinha, que cada vez mais deixa o cara caidinho por ela.
Para emaranhar ainda mais os nós desses relacionamentos, a moderna e poderosa Tamara (Cleo Pires), irmã de Beto, começa a se envolver com Apolo, em uma das idas e vindas do namoro do caminhoneiro com a feirante. Os encontros e desencontros desse quarteto vão balançar o amor antigo de Apolo e Tancinha.

Bela e fera
A beleza de parar o trânsito – ou a feira – e a aparência delicada podem confundir alguns desavisados, mas não se engane: Tancinha (Mariana Ximenes) tem personalidade forte e não leva desaforo para casa. Filha da feirante Francesca (Marisa Orth), a jovem ajuda a mãe em sua barraca de frutas e não dá mole para os clientes abusados. Mas se tem um assunto que amolece o coração da moça é Apolo (Malvino Salvador), seu vizinho e grande amor desde a adolescência. Apesar do caminhoneiro também ter temperamento explosivo e ser extremamente ciumento, eles são muito apaixonados e sonham em se casar. Assim como a namorada, Apolo ajuda a família e batalha por uma vida melhor.

Quando o casal está prestes a se casar, o boa pinta Beto (João Baldasserini) aparece disposto a conquistar Tancinha – a princípio, para ganhar uma aposta. A aproximação entre eles leva Apolo à loucura, o que rende muitos hematomas para o publicitário. Como se não bastasse isso, a irmã de Beto, Tamara (Cleo Pires), se envolve com Apolo durante as idas e vindas do namoro dele com a feirante. Entre os encontros e desencontros desse quarteto, Tancinha e Apolo vão se esbarrar e balançar um pelo outro muitas vezes.

Famílias
As emoções ficam à flor da pele quando o assunto é a rivalidade das famílias Di Marino e Abdala. De um lado, a batalhadora Francesca Di Marino (Marisa Orth), que criou sozinha os quatro filhos – Tancinha, Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirlei (Sabrina Petraglia) – depois que o marido desapareceu. Do outro lado, a rica família Abdala, sinônimo de luxo e ostentação na sociedade paulistana.

O conflito, que começou há anos, está prestes a estourar! O motivo: a desconfiança que Francesca tem de que Aparício (Alexandre Borges), casado com Teodora Abdala (Grace Gianoukas) e vice-presidente do Grand Bazzar, seja o responsável pelo sumiço de seu amado. Com a ajuda de Tancinha, a feirante de sangue italiano não vai descansar até conseguir descobrir o que realmente aconteceu.

‘Haja Coração’, escrita por Daniel Ortiz, com direção artística de Fred Mayrink, é uma releitura de ‘”Sassaricando”, de Silvio de Abreu, exibida em 1987. ‘Haja Coração’, exibida pela Globo, a partir de 31 de maio de 2016, na faixa das 19h. Reprisada na mesma faixa de horário a partir de 12 de outubro de 2020.

Haja Coração: Quem é Quem (personagens)

Veja também