Laços de Família


Lançada em 2000, na Globo, Laços de Família virou fenômeno ao abordar o amor incondicional de uma mãe pela filha e questões delicadas como a leucemia, a impotência sexual e a imprudência no trânsito.

Como cenário, o charmoso Leblon, bairro carioca que é o xodó do autor. Entre suas paisagens e seus estabelecimentos que serviram de locação, a praia e a livraria Argumento. Mas as belezas do bairro já começam a aparecer na abertura da novela. Criada pelo designer Hans Donner, a arte mescla pinturas paisagísticas do Leblon com pinceladas coloridas. Tudo isso embalado pelos versos de “Corcovado”, nas vozes de Astrud Gilberto, com participações especiais de Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz.

Vera Fischer interpreta a quinta Helena de Manoel Carlos. Mãe de Camila (Carolina Dieckmann) e Fred (Luigi Baricelli), e avó da pequena Nina (Larissa Honorato/Lígia Magessi), ela é uma empresária bem-sucedida, sócia de uma clínica de estética. Às vésperas da virada para o ano 2000, se envolve em um acidente de carro com Edu (Reynaldo Gianecchini). A princípio, Helena e o médico recém-formado, 20 anos mais novo, se estranham. Basta uma aproximação, para os dois se apaixonarem.

Ao longo da novela, a vida da protagonista tem uma reviravolta e ela abre mão do namorado para a filha e se entrega a Miguel (Tony Ramos), um livreiro culto.

Quando tudo parece estar dando certo, Camila é diagnosticada com leucemia, quando está grávida, perdendo o bebê qu esperava. Agora ela precisa com urgência de doador de medula, já que ela e seu meio-irmão, Fred, não são filhos do mesmo pai. Para salvar a vida da filha e gerar um doador de medula para ela, Helena decide engravidar, mas, para isso, precisa revelar o verdadeiro pai da moça.
Sem saída, Helena revela a paternidade da filha: ela é filha de Pedro. Ela ficou grávida de Pedro quando jovem e foi expulsa pelo pai de casa, e apenas só ela e Yvete sabiam desse segredo.

Para salvar a filha da doença, Helena recusa o pedido de casamento de Miguel e busca um filho com Pedro para salvar Camila. Vitória, a filha de Helena, nasce, e consegue curar Camila.

A trilha sonora reúne dos mais ecléticos hits e intérpretes nacionais e internacionais: “Como Vai Você” (Daniela Mercury), “Love by Grace” (Lara Fabian), “Próprias Mentiras” (Deborah Blando), “O Pai da Alegria” (Martinho da Vila), “Balada do Amor Inabalável” (Skank), “Peão Apaixonado” (Rionegro & Solimões), “Man (I Feel Like a Woman)” (Shania Twain), “Solamente Una Vez” (Nana Caymmi), “Samba de Verão” (Caetano Veloso), “Spanish Guitar” (Toni Braxton) e “Save Me” (Hanson).

Laços de Família’ é escrita por Manoel Carlos, com direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington. A novela traz ainda no elenco Helena Ranaldi, Daniel Boaventura, Júlia Almeida, Henri Pagnoncelli, Walderez de Barros, Leonardo Villar, Soraya Ravenle, Zé Victor Castiel, Ana Carbatti, Luciano Quirino, Thalma de Freitas, Marly Bueno, Umberto Magnani, Xuxa Lopes, José Mayer, Paulo Figueiredo, Vanessa Machado, Juliana Silveira, Cynthia Benini, Claudio Gabriel, Arlete Heringer, Max Fercondini, Monique Curi, Leon Góes, Inez Viana, Paulo Zulu, Carla Diaz e Alexandra Richter, entre outros.

Veja também