Malhação 2009: Quem é quem


Alex Bacelar – Daniel Dalcin
Filho de Mauro, é bonito, simpático e sensível. Além disso, tem uma bela voz e uma grande aptidão para a música. Carismático e talentoso, atrai a inveja de alguns. Os integrantes de sua própria banda tentam sabotá-lo em um festival de música no Ceará. Em casa, Norma Jean, enteada de seu pai, alimenta uma obsessão por ele e vive atrapalhando sua vida amorosa. O jovem, no entanto, só tem olhos para a encantadora Marina, que conhece no Ceará.


Marina Miranda – Bianca Bin
Filha de Iracema e João, irmã de Rejane e Rudá. Além de otimista, é doce, esperta e inteligente, e não se dá conta do quanto é carismática e bela. Com os irmãos, muda-se do Ceará para a casa da avó Olga, no Rio de Janeiro, para que sua mãe possa procurar o pai desaparecido. Com a mudança, é obrigada a se separar do amigo Luciano, por quem nutre um amor secreto. Sua avó logo a rejeita, por ser fruto de um casamento que nunca apoiou. Sozinha, ela precisa amadurecer rápido, pois agora é a principal responsável e defensora dos irmãos.


Luciano Ribeiro – Micael Borges
Humilde e batalhador, ele ajuda o pai a organizar os passeios turísticos em uma praia do Ceará. Amigo de Marina, percebe que a amizade virou um grande amor. Como se formou no ensino médio antes de Marina, decide se declarar, já que não estudarão mais juntos. Porém, um mal entendido o afasta de Marina e o deixa livre para sucumbir ao charme de Veridiana.


Veridiana Cavalera – Amanda Richter
Filha de Guilherme, é arrogante, sedutora, mas um pouco sombria. Ela não vê limites na sua maldade e aproveita da ingenuidade da melhor amiga, Norma Jean, para praticar suas armadilhas. Criada somente pelo pai, detesta vê-lo namorando sempre uma nova mulher, mas ele não desiste, pois sonha em encontrar uma mãe para a filha rebelde. Veridiana se sente no direito de tratar mal todos a sua volta, mas consegue atrair todos os meninos que deseja ? menos Luciano, por quem ficará obcecada.


Norma Jean – Jéssika Alves
Filha de Kátia, é uma loura falsa, baixinha e espevitada. É a famosa “maria palheta”: não pode ver um músico, que vai atrás. Fica eufórica com o casamento da mãe, pois seu padastro é pai do músico que é seu verdadeiro sonho de consumo, Alex. O jovem, no entanto, a vê como uma irmã, o que não a impede de usar toda sua sensualidade para tentar conquistá-lo. Criada próxima a Veridiana, a considera uma prima. Por ser meio atrapalhada, está sempre metida nas confusões da melhor amiga.


Caio Lemgruber – Humberto Carrão
Filho do Dr. Lemgruber, é inconseqüente e mau-caráter, o grande vilão adolescente da história. Namorado de Paula, é capaz de tudo para impedir que a menina o largue para integrar uma companhia de balé. Além do caráter duvidoso, tem outro grande problema: é um consumista compulsivo. Seu pai, um médico renomado, descobre um rombo feito no cartão de crédito com gastos fúteis e corta a mesada do menino. Sem gosto pelo trabalho, Caio decide que tem que namorar uma menina rica que possa bancar todos os seus desejos.


Paula Paes – Lisa Fávero
Namorada de Caio (Humberto Carrão), é doce e carismática. A jovem bailarina retorna à trama e segue dedicada ao sonho de ingressar na melhor companhia de dança do mundo, na Rússia. Com seus ensaios no colégio Múltipla Escolha, passa a se aproximar cada vez mais de Peralta (Jonatas Faro), com quem cultiva uma grande amizade.


Valdemar Peralta – Jonatas Faro
Filho de Adamastor Peralta e namorado de Yasmin, viu sua família enriquecer com o comércio. Quando reprovado no vestibular, decide, seguindo o exemplo de seu pai, desistir da faculdade. Mas Adamastor sempre sonhou com um diploma de ensino superior para o filho e não irá deixá-lo desistir dos estudos. Para incentivá-lo, decide entrar para o cursinho pré-vestibular do filho. E na mesma turma. O apoio não pára por aí! O animado jovem é novamente surpreendido pelo pai, que chega com sua mudança para morar no apartamento que Peralta divide com os amigos. Será um longo ano para Peralta, cheio de histórias engraçadas e muitas confusões.


Guilherme Cavalera – Maurício Mattar
Pai de Veridiana, foi abandonado pela esposa e criou a filha sozinho. Embora saiba os defeitos da jovem, nem sempre toma as melhores decisões como pai, pois tem total consciência de que deixou a desejar em sua educação. Desde que se separou, não conseguiu mais manter um relacionamento estável, mas busca encontrar uma mulher em que possa confiar e que o ajude a cuidar de sua filha. A mulher, no entanto, tem que se acostumar com seu estilo de vida. Um empresário bem-sucedido, dono da livraria do shopping, Guilherme freqüenta lugares sofisticados e faz de tudo para não perder seu prestígio.


Juliana Monteiro Miranda – Georgiana Góes
Filha de Olga, é simples e tem uma grande paixão na vida: o magistério. Professora de Literatura, sempre trabalhou em escolas carentes da periferia e, por isso, sempre precisou ser sustentada pela mãe, já que o salário mal dava para o transporte. Quando Olga decide que os filhos precisam ser independentes e os presenteia com o colégio Múltipla Escolha, ela lamenta ter de deixar as comunidades carentes, mas se alegra com a oportunidade de poder transformar o colégio em um exemplo de excelência. Sem esquecer de sua responsabilidade social, concede bolsas para alunos de baixa renda e se empolga com o projeto de um pré-vestibular comunitário. Sempre carinhosa, é uma aliada incondicional dos sobrinhos e vive em pé de guerra com seu irmão Osvaldo, que considera um oportunista.


Osvaldo Monteiro Miranda – Pablo Padilla
Filho de Olga, é mimado e preguiçoso. Mora com a mãe e nunca teve grandes responsabilidades. Com uma boa mesada e sem compromissos, vê sua vida mudar quando é obrigado a trabalhar. Sem muito entusiasmo, decide construir um shopping nas dependências do Múltipla Escolha e se tornar empresário. E a chegada dos três sobrinhos na mansão da mãe pouco lhe agrada. Resta saber se ele vai conseguir lidar com tantas transformações.


Iracema Vidal – Cláudia Mauro
Mãe de Marina, Rejane e Rudá e esposa de João. Dedicada à função de mãe e de esposa, é uma bela mulher de origens humildes. Enfrentou todo o tipo de resistência para viver ao lado de João, agora desaparecido. Corajosa e decidida, deixa os filhos na casa da sogra e vai à procura do marido.


Filomena Fontes – Louise Cardoso
Tia de Yasmin, é confusa e metida a negociante. Tia Filó, como é chamada por Yasmin, vai se dedicar a cuidar da sobrinha, que foi enganada pelo empresário. Como nova agente da cantora, vai aprontar muitas confusões e tirar Yasmin do sério. Mas a jovem logo esquece as trapalhadas da tia, pois sabe que pode contar com ela em qualquer situação. Filó nunca se casou e diz que prefere assim, mas, ao conhecer Adamastor, começa a mudar sua opinião sobre os homens.


Kátia Valadares – Antônia Fontenelle
Mãe de Norma Jean e esposa de Mauro, a professora de dança é uma mulher fantasiosa, que ama o glamour hollywoodiano e, quando adolescente, sonhava com o estrelato. Com o tempo, viu que a vida não era tão fácil. Viúva, casou-se com Mauro e hoje dá aulas de dança e ginástica na academia do shopping que abriu com o marido. Mãe de Norma Jean, não consegue cumprir o papel de mãe e age como uma colega da filha, talvez por ainda se sentir uma adolescente.


Yasmin Fontes – Mariana Rios
Sobrinha de Filó e namorada de Peralta, inicia a temporada curtindo seu estrelato. A linda morena, que com sua música conheceu a fama quase instantaneamente, continua apaixonada pelo namorado, mas reviravoltas do destino farão com que esse relacionamento e sua carreira sofram duras provações.


Adamastor Peralta – Paulo César Grande
Pai de Valdemar Peralta, é viúvo há muitos anos. Não fez faculdade e enriqueceu trabalhando no comércio. Teme que o filho também não vá para a universidade e resolve incentivá-lo matriculando-se na mesma turma do curso pré-vestibular de Peralta. Além disso, se muda para o apartamento que o filho divide com os amigos. Em vez de ser a voz da experiência, se revela mais adolescente que os meninos.


Rejane Miranda – Nêmora Cavalheiro
Irmã de Marina e Rudá, filha de Iracema e João. Inocente e infantil, teve uma infância feliz e sem preocupações. Ao mudar para a casa de sua avó Olga, se dá conta de que já é uma mocinha quando se aproxima de Diego, que será seu primeiro amor.


Adriano – Daniel Boaventura
Torna-se co-diretor do colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro e passa a dividir suas funções com a co-diretora Béatrice. As diferenças pedagógicas serão motivos de muitos debates entre os dois, que, no entanto, mal disfarçam a atração que sentem um pelo outro. Adriano se apaixona pela colega de trabalho e luta pelo seu amor até Béatrice desistir do casamento com Félix. Os dois, enfim, ficam juntos. Mas novos conflitos fazem com que eles se separem, embora continuem se amando. Nesse momento, Teresa seduz Adriano, que se rende aos encantos da professora de teatro, apesar de seu coração pertencer a Béatrice.


Andreas – Cleiton Morais
Andreas é sedutor, elegante e rico, porém arrogante, covarde e desonesto. Cresceu com Guga e Peralta os influenciava negativamente, até que, amadurecidos, os dois se afastaram da má-influência. Andreas é competitivo, e tenta conquistar Angelina, só porque a jovem é nova no colégio e é a paixão de Gustavo. Mas a mocinha não cai na lábia do malandro. Mau-caráter, ele causa muitos problemas para todos os alunos, tanto que é expulso do Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro. Andreas se apaixona por Felipa, embora não admita para ninguém. Os dois vivem um romance conturbado.


Angelina – Sophie Charlotte
Ela é filha adotiva de Conceição e irmã de criação de Leonardo. Muito pragmática e responsável para a sua idade, Angelina é uma jovem humilde e batalhadora. Após a morte de Conceição, a mocinha descobre que Félix e Rita são seus pais biológicos. No início da trama, a mocinha se apaixona por Gustavo e, desde então, passa a disputar o amor dele com sua irmã por parte de pai, a vilã Débora. Em meio a essa rixa, Angelina engravida de Bruno, com quem tem Gustavinho. Para complicar a situação, o rapaz decide usar o próprio filho para separar Angelina de Guga e consegue a guarda provisória de Tavinho.


Antonieta – Larissa da Silva
Irmã caçula de Gustavo, filha de Joaquim e Daisy. Adora a mãe e faz tudo para se parecer cada vez mais com ela. Guga e o pai odeiam o que a mãe faz com a irmã. É amiga de Carolina Forte, a Fortinha,. Com o tempo, ela percebe que não há nada melhor do que viver um dia de cada vez, sem ter pressa para ser adulta.


Aurélia – Karla Nogueira
Ex-funcionária do Múltipla Escolha e uma apaixonada pelos livros, vai trabalhar na livraria do shopping.


Bodão – Bernardo Mendes
Ivan, o versátil rapaz, capaz de encarnar uma mulher e um lutador de vale-tudo, continua suas confusões, mas depois do acidente que deixa Bruno paraplégico, finalmente amadurece. Ele se apaixona por Sara, mãe do seu amigo Fernandinho Chalfon. O casal vive um rápido romance, mas intenso.


Bruno – Caio Castro
Apesar do difícil período que passou para se recuperar do acidente que o deixou temporariamente preso a uma cadeira de rodas, Bruno continua imaturo como sempre. De volta à vida de solteiro e com o filho morando longe, muitas vezes esquece que é pai. Como estudou música quando estava doente, forma uma banda com Alex e percebe que essa é uma ótima forma de atrair as mulheres. Decidido a viver a mil por hora e recuperar o tempo que acredita ter perdido preso à cadeira de rodas, decide aproveitar sua juventude ao máximo, e nesse caminho comete uma série de erros que trarão consequências para o jovem.


Béatrice – Carolina Kasting
Diretora do colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, Béatrice vem de uma família tradicional e rica, trabalha porque gosta e não porque precisa. O noivado com o empresário Félix Rios foi a realização de um grande sonho, mas Béatrice desiste de tudo no dia da cerimônia. O motivo? Ela se apaixona por Adriano e abandona Félix no altar para viver com ele. No entanto, nem tudo sai como o esperado. Em meio a confusões, os dois acabam se separando, apesar do amor que sentem um pelo outro. E, para piorar a situação, Adriano se envolve com a professora de teatro, Teresa. Béatrice, então, decide lutar pelo diretor.


Caju – Rael Barja
Ex-faxineiro do Múltipla Escolha, que descobriu ser um gênio da matemática e recebeu uma grande quantia de dinheiro, deixa o sucesso subir à cabeça. Com uma fortuna para gastar, mesmo sem saber nada de culinária, decide abrir um restaurante. O chef do local será ninguém menos do que Capitão Valério. Se a relação deles nunca foi das mais tranqüilas, agora promete ficar ainda mais interessante.


Capitão Valério – Antônio Pedro Borges
Aposentado e divorciado, inicia a temporada com tempo de sobra, já que não tem a esposa ou alunos para cuidar. Para ocupar o período livre, resolve fazer cursos de culinária e acaba descobrindo sua verdadeira vocação: ser chef de cozinha. Por ironia do destino, o único a contratá-lo será justamente Caju, o alvo preferido de suas implicâncias no colégio. Esta dupla de gato e rato, que no fundo tem uma grande amizade, irá trabalhar em parceria para tornar o restaurante de Caju um sucesso. Juntos, irão se envolver nas mais inusitadas situações.


Carolina Forte – Fabiana Motta
Filha da professora Forte, Carolina se comporta e se veste como uma criança de sua idade, já que sua mãe acha que os filhos têm que aproveitar bem a infância e fazer muito exercício para serem saudáveis. Fortinha é a melhor amiga de Antonieta, mas as duas são muito diferentes.


Chiara – Mariah Rocha
Ela era amiga de infância de Débora, e sempre foi dominada por sua personalidade forte, até que, ao conhecer Angelina, se rebelou e passou de vez para o lado “do bem”. Chiara é filha de um cineasta talentoso e rico e vive no mundo da lua ? acredita em fadas, duendes e é fã de literatura fantasy. A gata tem uma sensibilidade fora do normal, o que seria considerado um talento se os colegas não vissem isso como uma esquisitice. Chiara foi apaixonada por Andreas, mas após namorá-lo descobre que ele é um mau-caráter. A ruivinha se apaixona por Raiden, com quem namora até o rapaz testar sua fidelidade.


Conceição – Zezeh Barbosa
Mãe de criação de Angelina e mãe biológica de Leonardo, Conceição é uma mulher que faz tudo pelos filhos. Altruísta, forte, corajosa e justa criou os filhos com grande senso de família e de justiça. Só tem um grande defeito, acha que não precisa da ajuda de ninguém e tende a esquecer de si em prol dos outros. Por causa disso, ela agüenta muita coisa sozinha e sofre bastante quando descobre que está muito doente. A morte de Conceição é inevitável.


Daisy – Silvia Salgado
Ex-mulher de Joaquim e mãe de Gustavo e Antonieta, Daisy é superficial, fútil e sempre sonhou ser rica. Com o desaparecimento do marido, ela começa a trabalhar na cantina do colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, para sustentar a família. Durante essa fase, Daisy acaba descobrindo que quer mudar de vida e, com a volta de Joaquim, pede a separação. Depois, ela viaja com Antonieta para o Mato Grosso.


Dionísia – Norma Blum
Casada há 35 anos com seu grande companheiro Valério, Dionísia leciona Português e Literatura no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro. Com a partida da filha e da neta, ela aceita ser a responsável pelo dormitório feminino do colégio.


Diva – Ângela Vieira
Mãe do professor Thiago Junqueira, Diva é de uma família tradicional de educadores. Muito elegante e culta, ela sempre foi uma mulher à frente do seu tempo, luta pela manutenção do colégio de sua família e é sócia de Félix Rios, que tornou-se herdeiro de Flora.


Domingas Gentil – Carolinie Figueiredo
Irmã de Felipa e namorada de Fernandinho, a “gordinha bem resolvida” continua com seu característico bom-humor e sua atitude positiva. Obstinada, decide realizar o sonho de cursar a faculdade de Jornalismo e se dedica totalmente aos estudos para o vestibular.


Débora – Nathalia Dill
Filha de Félix Rios, Débora perdeu sua mãe, Flora, quando era ainda criança. Ela é uma menina rica, arrogante e consegue do pai o que quer. A patricinha é amiga de infância de Gustavo e apaixonada por ele desde sempre. Débora é a grande antagonista de Angelina, sua irmã bastarda. As duas vivem às turras, disputando o amor de Guga.

Felipa Gentil – Sophia Abrahão
Irmã de Domingas, continua profundamente abalada com a perda de seu namorado. Antes uma jovem fútil, de repente se vê confrontada com uma traumática perda e com a transitoriedade de tudo ao seu redor. Na tentativa de melhorar seu ânimo, a irmã decide levá-la ao festival de música ‘Beach Stage Festival’, no Ceará.

Fernandinho Chalfon – Johnny Massaro
Namorado de Domingas, o “nerd” favorito da turma inicia a temporada aproveitando as férias no Ceará, onde faz novos amigos. Além disso, desajeitado como ninguém, decide fazer aulas de kite surf, e prova que o esporte não está entre suas principais habilidades. Seu namoro com Domingas entra em crise quando ele começa a se sentir “esquecido” pela namorada, que se dedica ao vestibular. Por acreditar que seu jeitão “nerd” sempre atrapalhou sua vida social, ele decide revolucionar.

Forte – Beth Lamas
Professora de educação física, Forte foi uma grande atleta olímpica e, desses tempos, guardou a disciplina militar. Agora no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, ela exige o máximo dos alunos. Depois que ficou viúva, criou os dois filhos, Fortinha e Fortinho, sozinha. Forte se apaixona pelo professor de música, Orfeu, que, ao contrário da atleta, não é chegado em atividades físicas. Mesmo assim, os dois vivem um romance divertido.

Félix – Licurgo
Pai de Débora, viúvo e poderoso empresário, Félix é um dos donos do Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro. No passado, se interessou por Flora, a filha do presidente da empresa na qual trabalhava. Casou-se com ela e tornou-se herdeiro de sua fortuna. Com sua morte, ele se sentiu livre para casar-se com Béatrice, mas não contava com a reação de Débora, que se revolta. Para piorar a situação, Félix é abandonado no altar pela diretora, que decide ficar com Adriano. Com a volta de Rita ao Brasil, Félix resolve se casar sua ex-amante, pois descobre que ela ficou milionária. Depois, ele rouba toda a fortuna da mãe de Angelina. Mas não fica impune por muito tempo. Diversos golpes do crápula vêm à tona e Félix finalmente é preso.

Godofredo – Henrique Taipas
Inseguro, aceita qualquer tipo de atitude para fazer parte da turma. Mas, nesta temporada, Caio passa dos limites e faz do inocente rapaz um verdadeiro capacho. Esta situação incomoda Domingas, que tentará ajudar seu amigo a se sentir bem consigo mesmo para que nunca mais se sujeite a este tipo de humilhação.

Gustavo – Rafael Almeida
Filho de Joaquim e Daisy e irmão de Antonieta, Gustavo é do tipo que se dá bem em tudo: é inteligente, gente boa e esportista nato. O rapaz também é interessado em arte popular, nas nuances culturais do Brasil e tem um olhar artístico sobre tudo o que o cerca. No início da trama, ele se apaixona verdadeiramente por Angelina e os pombinhos vivem um lindo romance. Mas tudo que é bom dura pouco, principalmente com Débora por perto. Enquanto Guga luta pelo amor de Angelina, a vilã arma o tempo todo contra a união do casal, pois também é apaixonada por ele.

Isidoro – Sóstenes Vidal
Faxineiro do colégio, Isidoro é uma figura peculiar. Apaixonado por filmes clássicos e musicais, cantarola suas canções favoritas enquanto trabalha e dança com a vassoura pelos corredores, como se estivesse sempre num palco. Maria das Montanhas é a grande amiga dele no colégio.

Joaquim – Zecarlos Machado
Joaquim é pai de Gustavo e Antonieta e ex-marido de Daisy, por quem era completamente apaixonado. Ao descobrir que seu sócio Félix Rios é um crápula, ele decide denunciá-lo para a polícia. Mas acaba sofrendo um atentado e desaparece. A família pensa que ele faleceu. No entanto, após algum tempo, Joaquim retorna para recomeçar sua vida ao lado da esposa e dos filhos, só que Daisy quer a separação. Ele, então, sai de casa e consegue um emprego no colégio Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, onde passa a lecionar matemática. Nessa nova fase, Joaquim se apaixona por Rita, a mãe biológica de Angelina, com quem vive um lindo romance.

Leonardo – Lucas de Jesus
Filho legítimo de Conceição e irmão de criação de Angelina, Leonardo é esperto, se vê como o homem da casa, que também deve ajudar. Encontra um ambiente agradável no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro, já que fica logo amigo dos dois Fortinhos e vive seu primeiro amor platônico ao se apaixonar por Antonieta. Com a morte de Conceição, Rita, a mãe biológica de Angelina, pede a guarda de Léo.

Luana – Keli Freitas
Filha de um megaempresário da música, Luana é maluquete, sedutora, divertida, mas completamente sem limites. A gata se aproxima de Pedro, e depois de Angelina, metendo os dois em confusão. Ela tem um jeito diferente de se expressar. Às vezes fala como um menino e sempre parece estar um grau acima da normalidade. Luana faz sempre a maior zoeira, mas, no fundo, é generosa e tem bom coração. Seu estilo é único, meio gótico, mas sem perder a sensualidade. Entre os encontros e desencontros da vida, a meninona se envolve com Gustavo e enfrenta a ira de Débora. Mas o relacionamento do casal não dá certo.

Marcelo Forte – Kaleo Maciel
Filho da professora Forte, Marcelo é um menino magrelo, sagaz e corajoso, que vive atrás da irmã Carolina e de Antonieta. Torce para a mãe arrumar um novo marido e esquecer de ficar no pé dele, cobrando que faça exercício. Fortinho se torna amigo de Leonardo.

Montanhas – Eliane Costa
A inspetora linha-dura de coração mole e fã número um do Múltipla Escolha, anda desanimada com a situação do colégio, que tem poucas esperanças de se reeguer. Isso até ser comprado e reformado. A nova diretora, Juliana, a convida para continuar trabalhando no colégio, e Montanhas agora terá um novo desafio: o shopping praticamente integrado ao Múltipla Escolha. Ela ficará em crise tentando dizer aos alunos o que eles podem e não podem fazer no colégio, quando nem ela sabe onde começa o shopping e onde termina a escola. Romântica incurável, nutre um grande desejo de ter filhos e sonha com alguém que possa conquistar seu coração.

Orfeu – Serjão Loroza
Professor de música contratado para dar aula no Múltipla Escolha Ernesto Ribeiro por seu currículo erudito impecável. Orfeu é o oposto da imagem sisuda que seu currículo transmite. Ama música em todas as suas manifestações: do clássico ao hip hop, do pop ao frevo. Ele se apaixona pela professora de educação física, que é seu oposto. Forte só quer saber de malhar, enquanto Orfeu, de apreciar um bom prato. Apesar das diferenças, o casal vivem um romance divertido.

Pedro – Maxwell Nascimento
Vem de uma comunidade na periferia de São Paulo e é o típico “mano”. É apaixonado por Débora, mas tem até raiva de se sentir atraído por uma menina que é o símbolo de tudo o que ele abomina. Apesar disso, Pedro vive um rápido romance com a patricinha. Sempre foi inteligente e quer fazer diferença para poder transformar o lugar onde nasceu. Típico paulistano de baixa renda. É um grande amigo de Angelina e se torna também amigo de Gustavo.

Leia também
Malhação: Chegando à vida adulta

Veja também