Malhação 2011

Temporada 2010/2011


Pedro (Bruno Gissoni) mora na periferia, acorda cedo e pega duas conduções para chegar no colégio; Catarina (Daniela Carvalho) reside em um bairro nobre, perto da escola. É no Primeira Opção que estes dois estudantes se encontram, e os distintos universos de suas vidas se cruzam. Os dois, embora venham de mundos aparentemente diferentes, vão descobrindo que seus conflitos, gostos musicais, sonhos e expectativas são muito mais parecidos do que imaginavam. O casal protagonista traz à tona o conceito de “cidade partida”, principal tema da décima sexta temporada de ‘Malhação’, que estreia na segunda-feira, dia 23, escrita por Emanuel Jacobina, com colaboração de Flávia Bessone, Gabriela Amaral, Márcio Wilson e Zé da Silva, com pesquisa de Renata Lacombe, e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, direção-geral de Leonardo Nogueira e direção de Adriano Melo.
“Essa temporada traduz a essência do mash-up (gênero de música tocado pelo DJ Pedro, vivido por Bruno Gissoni): é possível ter uma junção de culturas diferentes, com visões de mundo distintas, e ter nessa mistura algo ainda mais interessante do que se teria em um ou outro canto isolado da cidade”, explica o autor Emanuel Jacobina. A nova fase do programa engloba não apenas tramas que destacam questões sobre o preconceito social, como também aborda os riscos e prazeres típicos da adolescência. “Fora divertir e entreter, que é nossa função primeira, ‘Malhação’ tem uma capacidade de informar, de levantar questões pertinentes ao universo jovem e de discutir esses temas de uma forma que eu não vejo em nenhum outro lugar”, afirma Ricardo Waddington.
Como palco para as histórias da nova temporada, uma outra filial do colégio Primeira Opção. A nova unidade é resultado de uma parceria entre o professor Livramento (José de Abreu), diretor do colégio da atual temporada, e da ex-aluna Tereza Marins (Helena Ranaldi), uma pedagoga que propõe uma extensão da instituição para se tornar referência de educação na cidade. Com a ajuda da mãe, a orientadora educacional Vera Marins (Cris Nocolotti), elas implementam uma sede enxuta e bem equipada, mantendo um clima familiar e acolhedor, com infra-estrutura de ponta e professores altamente qualificados. É neste ambientem que se desenvolvem as principais tramas da nova turma de alunos que vem por aí.

Aluno nota 10
Pedro (Bruno Gissoni) é um jovem morador da periferia que, aos 18 anos, está perdendo o fôlego por conta do peso dos estudos, dos problemas financeiros, das responsabilidades familiares e das suas próprias ambições e desejos.
Ele ingressa no colégio Primeira Opção quando conquista o primeiro lugar em uma seleção para bolsas de estudo. Mas, para conseguir ir às aulas, se manter e ajudar sua família, tem que dividir a rotina entre colégio e trabalho. DJ profissional, Pedro (Bruno Gissoni) faz sucesso com seus mash-ups e junta o dinheiro que ganha animando festas para auxiliar os pais. “Para construir o lado DJ do Pedro, fiz um workshop com um DJ profissional especializado em mash-ups – estilo de música que o meu personagem toca. Ele me falou sobre os estilos musicais, como é a rotina de um DJ e conversou sobre como cada profissional tem seu próprio jeito e que, por isso, eu deveria encontrar o meu”, conta o ator Bruno Gissoni.

A vida dupla de Catarina
Aparentemente, Catarina (Daniela Carvalho) é uma menina de classe média como outra qualquer. Mas, da porta de sua residência para dentro, ela é uma verdadeira dona de casa, sobrecarregada por obrigações domésticas e familiares. “A Catarina desempenha muitas tarefas ao mesmo tempo e quer sempre dar palpites nas coisas. Gosta de estar por dentro de tudo e estar sempre no comando”, diz a atriz Daniela Carvalho.
Também estudante do colégio Primeira Opção, é neste ambiente que ela e Pedro (Bruno Gissoni) se encontram. Ao longo da trama, os dois irão se apaixonar, embora nenhum deles admita isso tão cedo.

Fim do verão
A história começa no fim do verão, antes do início do ano letivo, na nova sede do colégio Primeira Opção. A escola tem menos turmas e o objetivo de aprovar seus alunos em boas universidades, de acordo com o projeto de Tereza Marins (Helena Ranaldi) e de sua mãe, Vera Marins (Cris Nocolotti).
No início da trama, Pedro (Bruno Gissoni) descobre que conseguiu uma bolsa integral para cursar o 3º ano no colégio. Já seu irmão, Theo (Ronny Kriwat), não passa no concurso. Como Pedro (Bruno Gissoni) obteve a maior nota entre os novos alunos, ele convence a diretora a aprovar o irmão caçula com uma bolsa de 50%.
Em sua primeira visita à escola, para checar os resultados das provas de admissão, Theo (Ronny Kriwat) aproveita para distribuir flyers informando sobre a festa que será comandada pelo irmão naquele mesmo dia, em Nova Guadalupe – bairro onde moram. É neste momento que Catarina (Daniela Carvalho), apressada e agitada como um furacão, cruza com ele e pega um dos panfletos.

Uma turma que adora festas
Durante as férias, Catarina (Daniela Carvalho) tem uma ideia: promover festas pagas no salão do Nacional, clube que ela e sua turma frequentam. A iniciativa poderia lhe garantir uma grana extra e, melhor, a renda viria acompanhada de muita diversão.
Para por em prática o projeto, Catarina (Daniela Carvalho) convoca suas melhores amigas: Lorelai (Luíza Casé) e Babi (Maria Pinna). Elas adoram a proposta e as três começam a se movimentar para produzir a primeira festa da temporada. Às vésperas da data do evento, no entanto, o DJ contratado avisa que não poderá comparecer. As moças pensam em desmarcar tudo, mas Catarina (Daniela Carvalho) lembra do flyer que recebeu no colégio, anunciando uma festa com um tal de DJ Pedro (Bruno Gissoni).
Lorelai (Luíza Casé) conta que já esteve em uma festa promovida pelo DJ e Catarina (Daniela Carvalho) decide reunir o pessoal para ir ao evento e conferir se a música de Pedro (Bruno Gissoni) é realmente boa. Os meninos da turma se dispõem a acompanhá-las, e isto inclui Eric (Duam Socci) – namorado de Catarina (Daniela Carvalho). Em condições normais, ele nunca iria a uma festa na periferia, mas, como os dois estão brigados e ele quer aproveitar a oportunidade para reatar com a menina, segue para o subúrbio.

Do outro lado da cidade
A festa acontece em um parque de diversões e é na fila da roda gigante que Pedro (Bruno Gissoni) se encanta por Catarina (Daniela Carvalho). Ele a paquera, mas não é correspondido. Pelo menos naquele momento.
Depois de algumas investidas e muitos “nãos” de Catarina (Daniela Carvalho), Pedro (Bruno Gissoni) resolve começar a festa. O som está montado e, quando o DJ assume a pista com seu repertório, todos dançam com entusiasmo.
Enquanto Pedro (Bruno Gissoni) diverte os presentes com seus mash-ups inusitados, Eric (Duam Socci) coloca em prática sua tática para reconquistar a namorada: fazer ciúmes em Catarina (Daniela Carvalho) paquerando outras. Sua estratégia, porém, vai por água abaixo quando a menina, por vingança, troca olhares com o DJ. Pedro (Bruno Gissoni), esperto, aproveita a situação para dar um beijo de tirar o fôlego em Catarina (Daniela Carvalho). O único que vê a situação é Lúcio (Gabriel Chadan), amigo de Eric (Duam Socci), e secretamente apaixonado pela estudante.
Assustada com o beijo e com medo dos desdobramentos para seu relacionamento com Eric (Duam Socci), Catarina (Daniela Carvalho) avisa a Babi (Maria Pinna) que não quer Pedro (Bruno Gissoni) tocando na festa do Clube Nacional. Mas a amiga informa que é tarde demais: o trato com o DJ já está feito.

A festa no clube e o incidente misterioso
Pedro (Bruno Gissoni) e Catarina (Daniela Carvalho) começam a festa trocando farpas, mas mesmo assim o resultado é um sucesso. O DJ encanta o bairro nobre e sua música anima o evento, que fica conhecido como “Máquina de Festas”.
No fim da noite, porém, ocorre um incidente. Fred (Bernardo Mesquita), irmão de Catarina (Daniela Carvalho), é encontrado no chão, desacordado. Perto dele está Theo (Ronny Kriwat), em estado de choque. A turma de Eric (Duam Socci) acusa o irmão de Pedro (Bruno Gissoni) pela agressão, mas ele jura inocência. Fred (Bernardo Mesquita), a irmã e alguns amigos seguem para o posto médico, enquanto Theo (Ronny Kriwat) e Pedro (Bruno Gissoni) vão para a delegacia.
Fred (Bernardo Mesquita), depois da lesão, acorda bem disposto, porém sem se lembrar do incidente e, por isso, sem poder colaborar com o inquérito policial. Theo (Ronny Kriwat) é liberado da delegacia, mas o impiedoso inspetor de polícia Moraes (Kiko Vianelo) fica responsável por investigar o caso.
A partir daí, a relação de Pedro (Bruno Gissoni) e Catarina (Daniela Carvalho) tem um novo viés. E o agressor de Fred (Bernardo Mesquita) continua sendo um mistério. Além de Theo (Ronny Kriwat), outros dois meninos são considerados suspeitos. O primeiro é Artur (Pedro Von Held), um rapaz tímido que é apaixonado por Júlia (Dandara de Morais), namorada do irmão de Catarina (Daniela Carvalho). E o segundo é Lúcio (Gabriel Chadan), que havia discutido com Fred (Bernardo Mesquita) durante a festa.

Bullying escolar
A chegada de Pedro (Bruno Gissoni) e Theo (Ronny Kriwat) ao colégio Primeira Opção já começa tumultuada. A acusação de agressão não apenas envenena a relação dos protagonistas, como também faz com que o DJ se preocupe ainda mais com o comportamento indisciplinado do irmão, que passa a se considerar vítima de bullying escolar.
Pedro (Bruno Gissoni) faz de tudo para defender o irmão mais novo, por quem tem um imenso carinho e um senso de responsabilidade quase paternal. Também estão do lado de Theo (Ronny Kriwat) seus pais Dona Lurdes (Sandra Coverloni) e seu Geraldo (Ranieri Gonzelez), além da melhor amiga de Pedro (Bruno Gissoni), Ângela (Ana Terra).

Angel, o anjo da guarda de Pedro
Ângela (Ana Terra) é apaixonada por música, por mash-ups e por Pedro. Ele não percebe esta paixão e ela não tem coragem de revelá-la. Em vez disso, fica sempre ao lado do amigo, e o acompanha com frequência atrás da pickup. É uma menina tímida, insegura e alérgica. Durante suas crises de rinite ou quando está tensa, tem por hábito passar na casa de Pedro (Bruno Gissoni) e ficar horas por lá, até que a tensão, a rinite, ou ambas, passem. Moradora da periferia, ela também faz a prova para o Primeira Opção e consegue uma bolsa de estudos no colégio.

Gravidez precoce
O incidente com Fred (Bernardo Mesquita) vai fazê-lo esquecer um outro acontecimento importante. Pouco antes da agressão, sua namorada Júlia (Dandara de Morais) contara que está grávida.
Na dúvida se Fred (Bernardo Mesquita) realmente perdeu a memória ou se está fingindo não saber da gravidez, Júlia (Dandara de Morais) opta por enfrentar a situação sozinha, com o apoio de seu amigo Artur (Pedro Van-Held), que promete ficar a seu lado. Seu maior medo é dar a notícia ao pai, o professor do Primeira Opção Antônio (MV Bill). Viúvo, ele é excessivamente severo com a menina, que teme sua reação.
Já Fred (Bernardo Mesquita) vive com a angústia de ter se esquecido de algo muito mais importante do que a agressão.

A Máquina de Festas
Embora a primeira festa tenha trazido tantas consequências, Catarina (Daniela Carvalho) não desiste de sua ideia e planeja novos eventos semanais. Depois de muitas negociações, ela consegue que o diretor do clube Nacional, André Farnel (Mário José Paz), lhe ceda um galpão abandonado, que fica conhecido como “Caldeira”.
O problema é que o local também já havia sido solicitado por Pedro (Bruno Gissoni). Para lhe garantir mais tempo de sono e de estudo, ele pensa em se tornar DJ residente de um lugar mais próximo ao colégio, em vez de animar pistas por diferentes cantos da cidade. Esta disputa pelo espaço força a convivência entre os dois.

O jogador de futebol
Mais um aluno oriundo da rede pública chega ao Primeira Opção. Trata-se do goleiro Maicon (Marcello Melo Junior). O clube Nacional, onde ele é jogador, tem uma política de matricular os esportistas em colégio de qualidade, e faz um acordo com Maicon para que ele conclua os estudos no Primeira Opção. O problema é que o menino dedicou sua vida muito mais ao futebol do que à escola e terá enormes dificuldades na nova instituição.
Além deste obstáculo, pouco antes do início das aulas, Maicon (Marcello Melo Junior) passa por outra provação. Ele cruza com Babi (Maria Pinna), que está com o carro enguiçado, e, para impressionar a bela menina, decide consertar o veículo. Enquanto tenta mostrar seus dotes mecânicos, Babi (Maria Pinna), sem querer, fecha a tampa do capô na mão de Maicon (Marcello Melo Junior), que grita de dor.
O goleiro segue para o posto de saúde e Dr. Roberto Segadas (Alexandre Barros) informa a fratura em 14 ossos. Por conta disto, ele vê suas ambições profissionais ganharem novos caminhos.

O bar Botecão
No primeiro andar do sobrado de Seu Pintinho (Ailton Graça) funciona o bar Botecão, point da galera do colégio Primeira Opção. É neste local que trabalham Lorelai (Luíza Casé) e Jéssica (Júlia Oristanio).
Lorelai (Luíza Casé) trabalha como gerente e também mora no lugar, pois no segundo andar do estabelecimento fica uma república. Cansado do fato de Lorelai (Luíza Casé) não pagar um centavo pela moradia e ainda por cima promover encontros com seus amigos no local, Seu Pintinho (Ailton Graça) anuncia o espaço para alugar.
A primeira candidata é Jéssica (Júlia Oristanio), a outra funcionária do bar que mora muito distante do trabalho. “Maria chuteira” convicta, além de ficar mais perto do local de trabalho, ela também estaria mais próxima dos jogadores que circulam no clube Nacional. Outros interessados na residência são Eduardo Gogói (Lucas Salles), também conhecido como Dodói, e Maicon (Marcello Melo Junior), que perdeu seu espaço no clube onde morava, em função do acidente com sua mão.
Lorelai (Luíza Casé), Jéssica (Júlia Oristanio), Dodói (Lucas Salles) e Maicon (Marcello Melo Junior) se tornam o quarteto fantástico do Botecão, vivendo, com humor, paixões proibidas, dificuldades de convivência e todas as dores e delícias de dividir uma casa sem adultos.

O figurino de Malhação
A principal preocupação do figurino desta nova temporada de ‘Malhação’ é fugir do caricatural. A figurinista Marina Alcântara e sua equipe fizeram pesquisa na moda de rua e utilizaram o site WGSN para acompanhar as tendências. “Com esta ferramenta, podemos ver o que está sendo usado em todos os cantos do mundo. Estou encantada. Além disso, observo muito no meu dia a dia os jovens que me rodeiam, pois é com eles que queremos falar”, conta Marina.
Um estilo diferente foi elaborado para cada personagem. Catarina (Daniela Carvalho), por exemplo, usa muitas roupas com estampas em xadrez. Já a marca de Pedro (Bruno Gissoni) é sua jaqueta jeans. De todos, a personagem Babi (Maria Pinna) é a mais conectada com o mundo da moda e traz em sua composição novidades e tendências, misturando estilo militar, rock´n roll e romântico. “No guarda-roupa dela não podem faltar peças de couro, jeans de cintura alta e jaquetas militares”, afirma a figurinista.
Outro detalhe interessante é que cada personagem usa um modelo específico de tênis. “O jovem em geral usa muito tênis e marcamos um estilo diferente para cada um”, explica Marina. “O figurino é o mais simples possível, não temos a intenção de deixar os personagens fora da realidade. Trabalhamos com roupas do cotidiano, das ruas”, finaliza.

Texto da nova temporada de Malhação: Juliana Lang e Paula Machado (Rede Globo)

Veja também
Malhação: Principais personagens

Veja também