Morde & Assopra: Quem é quem

Principais personagens:


Júlia (Adriana Esteves) – Paleontóloga bonita e decidida, que ambiciona uma carreira internacional de prestígio. É noiva de John Lewis, seu professor e orientador. Apaixona-se pelo fazendeiro Abner, com quem vive brigando.


Abner (Marcos Pasquim) – Agrônomo, herdou a fazenda de café de seu pai, mas acabou se endividando. Viúvo, é pai de Tonica. Rude e estourado, acaba se apaixonando por Júlia, apesar de viver em guerra com ela.


Ícaro (Mateus Solano) – Sofisticado e rico, se entristece depois de perder sua mulher, Naomi, durante um passeio de barco no mar. Vai criar um robô com a aparência exata de sua falecida esposa.


Naomi (Flávia Alessandra) – Robô criado por Ícaro à imagem de sua falecida esposa e programado com as mesmas lembranças dela. Toca piano e, aos poucos, vai adquirir personalidade e sentimentos.


Celeste (Vanessa Giácomo) – Filha de Salomé, é irmã da falecida mulher de Abner. É apaixonada pelo cunhado e faz de tudo para conquistá-lo. Foi noiva do filho do prefeito, mas o rapaz desapareceu de forma misteriosa.


Tiago (André Bankoff) – É apaixonado por dinossauros e está sempre em busca de ossadas pela cidade de Preciosa. Vive discutindo com o pai, Oséas, que não se conforma com a vida que o filho leva.


Leandro (Caio Blat) – Rapaz simples, veio para Preciosa para morar com os tios Roney e Janice. Começa a trabalhar como jardineiro na casa de Ícaro. Romântico, apaixona-se por Naomi, sem saber que ela é um robô.


Virgínia (Bárbara Paz) – A linda e fútil assistente de Júlia é uma mulher esperta e desonesta. Vende fósseis no mercado negro com ajuda do noivo de Júlia. Envolve-se com caipira Josué e faz com que ele lhe forneça ossos de dinossauros.


Cristiano (Paulo Vilhena) – Recém-formado, é assistente de Júlia nas escavações. Apesar de bonito, é inseguro e atrapalhado, gagueja ao falar e costuma confundir mais do que ajudar.


Isaías (Ary Fontoura) – O prefeito de Preciosa está sempre em busca de uma oportunidade de se manter na política. Influenciado por sua esposa, Minerva, abraça a ideia de transformar Preciosa na “Cidade dos Dinossauros”.


Minerva (Elizabeth Savalla) – Primeira dama da cidade, é uma mulher dominadora. Quando conhece Júlia, percebe imediatamente o potencial turístico da descoberta de dinossauros na região e faz com que Isaías facilite o trabalho da paleontóloga.


Salomé (Jandira Martini) – Mãe de Celeste e Marcos, é a mulher mais avarenta da cidade. Tem muito dinheiro guardado, mas está sempre economizando em tudo. Inferniza a vida da nora, Natália, e ambiciona casar-se com o doutor Eliseu.


Oséas (Luis Mello) – Diretor do banco da cidade, tem um imenso poder sobre os agricultores, pois é ele que concede os financiamentos para a produção de safras. Está noivo de Lavínia, uma mulher muito mais nova do que ele.


Lavínia (Nívea Stelmann) – Noiva de Oséas, é jovem, bonita e está sempre bem vestida. Enfrentará a oposição de Fernando, filho de seu noivo, pois o rapaz não aceita o casamento entre ela e Oséas.


Eliseu (Paulo Goulart) – Médico da cidade, é um homem de respeito. Vai se apaixonar por Elaine, sem saber que se trata de um homem disfarçado. Eliseu aceita Guilherme como seu assistente, mas logo descobre que o rapaz não é médico.


Dulce (Cássia Kiss) – Faxineira, também ganha dinheiro vendendo cocadas na praça para pagar os estudos de seu filho Guilherme. Orgulha-se ao ver o rapaz formado, sem suspeitar que ele nunca estudou medicina e gastou tudo em bares e baladas.


Plínio (Paulo José) – Irmão de Isaías, é um senhor afável e bondoso. Costuma se desentender com a cunhada, Minerva, que o trata como um estorvo.


Natália (Carol Castro) – Sobrinha do padre da paróquia de Preciosa, casa-se com Marcos. Apesar de amar o marido, sente-se infeliz por ser obrigada a viver na casa da sogra, Salomé, que inferniza sua vida de todas as formas.


Fernando (Rodrigo Hilbert) – Economista, filho de Oséas e irmão de Tiago. Será contra o casamento do pai com Lavínia.


Hortência (Walderez de Barros) – É simples, rústica e acaipirada. Possui a sabedoria das mulheres do campo e entende quando seu filho, Abner, fica dividido entre a fazenda e seu amor por Júlia.


Augusta (Cissa Guimarães) – É a autoritária dona e diretora do Spa Preciosa. Fiscaliza os hóspedes que querem fugir do regime e não permite a entrada de doces e guloseimas no local, apesar de ser enganada diversas vezes.


John Lewis (Michel Bercovitch) – Foi professor de Júlia, de quem é noivo. Apesar do reconhecimento internacional, o paleontólogo inglês deixa que a ganância fale mais alto e, ao lado de Virgínia, organiza uma rede de tráfico de fósseis


Élcio/Elaine (Otaviano Costa) – Perseguido pela polícia depois que suas ex-mulheres o denunciam por não pagar pensão, ele foge para Preciosa e pede ajuda a Augusta. Disfarça-se de mulher e vai trabalhar na casa do doutor Eliseu.


Guilherme (Klebber Toledo) – Jovem e bonito, aproveitou a mesada que sua mãe lhe mandava para se divertir no Rio de Janeiro. Nunca estudou medicina e, ao voltar para Preciosa, engana a todos, fingindo que está formado.


Alice (Marina Ruy Barbosa) – Filha de Isaías e Minerva, é uma garota rica, mimada e arrogante. Só usa roupas de grife e acha que todo mundo é brega. Alice vai se apaixonar por Guilherme, sem saber que o rapaz é filho de uma faxineira.


Marcos (Sergio Marone) – Dono do café da cidade, é casado com Natália. Acaba acreditando nas mentiras de Salomé, que está sempre fazendo intrigas contra a nora.


Tonica (Klara Castanho) – A filha de Abner é uma menina inteligente e tão brava e explosiva quanto o pai. Faz tudo o que sua tia Celeste manda. Tem uma minivaca de estimação chamada Coração, a quem considera uma verdadeira amiga.


Zariguim (Robô) – Robô projetado por Ícaro, é uma espécie de amigo e conselheiro do cientista. Também defenderá a robô Naomi, com quem fala sobre sentimentos e sobre o amor.


Raquel (Gabriela Carneiro da Cunha) – É a filha mais nova de Hortência. Luta para ser mais independente e quer trabalhar na cidade, para desespero do irmão, Abner.


Duda Aguiar (Suzy Rêgo) – Famosa atriz de TV, vai ao spa a fim de ficar magra novamente e posar nua para uma revista. No entanto, a rigorosa dieta do local acaba fazendo com que ela ceda à gula e tente fazer parte do tráfico de doces.


Lara (Juliana Schalch) – Filha de Eliseu, vai fazer de tudo para aproximar seu pai da fiel empregada Elaine (que na verdade é Élcio disfarçado de mulher), para que ele não fique sozinho quando ela for morar no Rio de Janeiro.


Wilson (Max Fercondini) – Alegre e divertido, o filho de Eliseu também vai tentar desencalhar o pai. Apaixona-se por Keiko, a nissei que vem do Japão para se casar com Akira.


Dora (Sandra Barsotti) – Irmã de Oséas, dedica sua vida a cuidar do irmão e dos sobrinhos.


Akira (Chao Chen) – Engenheiro, trabalha como assistente de Ícaro. Descendente de janponeses, permite que a mãe, Tieko, consiga uma noiva para ele no Japão.


Keiko (Luana Tanaka) – É uma dekassegui (nissei com instrução superior que foi trabalhar de operária no Japão). Infeliz, Keiko acaba voltando para o Brasil para um casamento arranjado com Akira. Tem uma filha, Kimmy, que deixou no Brasil.


Cleonice (Vera Mancini) – Trabalha há anos na casa de Salomé e vive sendo maltratada pela patroa.


Inês (Barbara Silvestre) – Filha caçula de Eliseu, é muito amiga da patricinha Alice, apesar de não aprovar a forma como a outra trata as pessoas mais pobres.


Márcia (Aline Peixoto) – Filha de Herculano e Anecy. Apaixona-se por Guilherme, mas fica decepcionada ao vê-lo com Alice. Será a primeira a descobrir a mentira do rapaz, que finge ser formado em medicina.


Carolina (Flavia Garrafa) – É a médica responsável por toda a dieta do Spa Preciosa. Muito severa, mede e vigia o que cada um come.


Dorival (Ary França) – O empresário faz tudo pela mulher, Pink. Chega, inclusive, a internar-se no spa, apesar de não precisar perder um grama. Também participa do tráfico de guloseimas.


Pink (Cristina Mutarelli) – Mulher rica, só se veste de rosa. Tem horror a regime, mas interna-se no spa ao lado do marido, Dorival, e vive fugindo da dieta sem que ninguém descubra.


Efraim (Guilherme Gonzalez) – Garçom do Spa Preciosa, tem um jeito divertido e acaipirado. Às escondidas, organiza um tráfico de chocolates e outras guloseimas para os clientes do spa.


Irene (Miriam LIns) – Não precisa emagrecer, mas interna-se no spa porque é viciada em plásticas, regimes e tratamentos estéticos.


Igor (Antonio Firmino) – Personal trainer do Spa Preciosa. É ele quem conduz as atividades físicas dos hóspedes, como corrida, musculação e hidroginástica, deixando todos exaustos.


Zé Paulo (Oswaldo Lot) – O massagista bonitão é o delírio das clientes do Spa. Discreto, não deixa que ninguém perceba quem ele ama de verdade.


Selma (Veronica Rocha) – Foi criada desde pequena por Minerva, como empregada, embora a patroa diga que ela é como uma filha.


Tieko (Miwa Yanagisawa) – Japonesa, vive desde criança no Brasil. É cabeleireira e dona de um salão de beleza em Preciosa. Através de um site, negocia um casamento arranjado para seu filho, Akira, com a jovem Keiko, que vive no Japão.


Roney (Mauro Gorini) – Casado com Janice, é dono do hotel da cidade. Bondoso, acolhe o sobrinho Leandro, que chega para trabalhar em Preciosa.


Janice (Dhu Moraes) – Ajuda o marido, Roney, a administrar o hotel e é responsável pela cozinha do restaurante. Torna-se amiga e confidente de Júlia.


Bira (Celso Bernini) – Garçom do hotel. Agradável e simpático, torna-se amigo da equipe de Júlia.


Herculano (Marcio Tadeu de Lima) – Paraibano, fala com forte sotaque. Divertido e engraçado, é o faz-tudo do hotel.


Anecy (Karla Karenina) – Esposa de Herculano, também veio da Paraíba. Firme, não gosta de saber que a filha, Márcia, está tendo encontros com Guilherme.


Hoshi (Camila Chiba) – Trabalha no Japão e aceita o convite para voltar ao Brasil ao lado da prima, Keiko, de quem é amiga e confidente.


Shiro (Marcos Miura) – Primo de Akira, mora coma tia, Tieko. Como advogado, vai defender Abner nas causas de desapropriação de terras que serão movidas contra o fazendeiro.


Bento (Cosme dos Santos) – Trabalha na fazenda de Abner e é seu principal conselheiro. Tem a sabedoria de quem sempre viveu em contato com a terra.


Marli (Daniela Fontan) – Casada com Bento, é mãe de Nelsinho. Trabalha na roça com o marido e é muito amiga da família de Abner.


Nelsinho (Jorge Amorim Ramos) – Garoto traquinas, muito amigo de Tonica, que manda nele o tempo todo.


Josué (Joaquim Lopes) – Irmão de Daniel, filho de Dinorá. Trabalha na fazenda de Abner e envolve-se com Virgínia, para quem fornece fósseis que serão vendidos no mercado negro.


Daniel (Guilherme Nasraui) – Irmão de Josué e filho de Dinorá. Vive com a mãe pelas ruas da cidade em busca do pai, Nivaldo, que está sempre embriagado.


Dinorá (Ana Rosa) – Irmã da avarenta Salomé. Pobre, trabalha na sede da fazenda de Abner. Apesar de a irmã, que tem muito dinheiro, nunca ter movido uma palha para ajudá-la, Dinorá gosta de Salomé e a visita com frequência.


Nivaldo (Claudio Jaborandy) – Marido de Dinorá, pai de Josué e Daniel. Está sempre embriagado e não trabalha, deixando a família preocupada.


Palmira (Neusa Maria Faro) – Empregada da casa de Ícaro. Assusta-se com as invenções do rapaz, como os robôs que vivem circulando pela mansão.


Kimmy (Carol Murai) – Filha de Keiko, mora no Brasil com o avô.


Aquiles (Dionisio Neto) – Líder da oposição na câmara e amigo de infância de Abner, vai tentar ajudá-lo a impedir a desapropriação de suas terras.


Moisés (Ricardo Vandré) – Dono do bar mais simples da cidade. É casado com Lilian.


Lilian (Narjara Turetta) – Esposa de Moisés, o dono do bar da cidade.


Hinoue (Ken Kaneko) – Monge do templo Tenrikyo. Sábio, dá belos conselhos aos moradores da cidade.


Pimentel (Tarcísio Filho) – Delegado de Preciosa. Está sempre seguindo as ordens do prefeito Isaías e da primeira dama Minerva.


Xavier (Anderson di Rizzi) – Sargento da polícia, trabalha na delegacia de Preciosa. Atrapalhado e medroso, interessa-se por Maria João, que vive esnobando-o.


Everton (Thiago Luciano) – Assistente do prefeito Isaías.


Maria João (Jurema Reis) – Sobrinha de Bento, trabalha na Prefeitura de Preciosa. Faz jogo duro com o sargento Xavier, mas no fundo gosta dele.


Melissa (Marisol Ribeiro) – Secretária do banco de Preciosa.


Francisco (Erom Cordeiro) – É o novo padre da paróquia de Preciosa. Por ser muito jovem, deixa os fiéis impressionados.


Heitor (Leandro Ribeiro) – Motorista de Minerva.


Tutu (Rael Barja) – Jovem ajudante de Tieko no salão de beleza.

Veja também:
Morde & Assopra: Robôs, dinossauro, romance e humor

Veja também