O Dono do Mundo: Quem é quem

Principais personagens

Felipe Barreto (Antonio Fagundes)

Atraente, dominador e sedutor, um dos grandes cirurgiões plásticos do Brasil. Conquistador compulsivo, habituou-se a ter todas as mulheres que deseja. Além da forte devoção à carreira, é muito apegado ao glamour do mundo dos ricos. Felipe se sente o dono do mundo, o todo-poderoso, capaz de conseguir qualquer coisa.

Stella (Gloria Pires)

Esposa de Felipe (Antonio Fagundes), filha de Herculano (Stênio Garcia) e irmã de Yara (Daniela Perez). Educada, culta, divertida e elegante. Adora Felipe, e não desconfia de suas infidelidades. Não por ser ingênua, mas porque ele sabe ter seus casos extraconjugais, mantendo as aparências.A única frustração de Stella é Felipe não querer filhos.

Herculano (Stênio Gárcia)

Viúvo milionário, pai de Stella (Gloria Pires) e Yara (Daniela Perez), sogro de Felipe (Antonio Fagundes). Homem seco, um pouco tosco.Não tem muita certeza de que Stella tenha um casamento feliz, e sua maior obsessão é casar bem a filha mais nova, sua grande paixão no momento.

Yara (Daniela Perez)

Filha de Herculano (Stênio Garcia), irmã de Stella (Gloria Pires), com quem tem ótima relação. Bonita, meiga e sensual, tem uma leve atração pelo cunhado, Felipe (Antonio Fagundes), mas bloqueia totalmente esses impulsos.

Rodolfo (Kadu Moliterno)

Jornalista, sedutor, rico, louco pela esposa – que morreu precocemente na queda de um pequeno avião pilotado por ele. Jurou nunca mais se envolver com mulher alguma. Rodolfo tem tendência à autodestruição, e uma relação difícil com o filho, Paulo (Jonathan Nogueira), criado pelo tio, Júlio (Daniel Dantas), que se sente rejeitado. A partir de uma forte amizade com Stella (Gloria Pires), ex-colega de faculdade que reencontra nos primeiros capítulos da novela, ele compreende que fixar residência no Rio e assumir a educação do filho são atitudes que podem dar sentido à sua vida.

Olga (Fernanda Montenegro)

Mulher charmosa e elegante, capaz de seduzir com verve praticamente qualquer pessoa que dela se aproxime. Brilhante, espirituosa, é a alegria das festas da chamada sociedade carioca, ainda que não seja bem vista pelos mais conservadores, pois é conhecida por promover encontros em sua casa. Sua grande antagonista é Constância (Nathalia Timberg), um símbolo de conservadorismo.

Márcia (Malu Mader)

Jovem bela e sensual, noiva de Walter (Tadeu Aguiar). Inicialmente, não tem muita consciência de que exerce um grande fascínio sobre os homens. Seus pais morreram num desastre de carro quando ela era muito nova, e foi criada pela tia e madrinha Nanci (Ana Rosa), boa senhora, carinhosa, mas docemente dominadora. Uma atração irresistível de Felipe (Antonio Fagundes) por ela e o total desrespeito do cirurgião pelo comum dos mortais desencadeiam os acontecimentos que provocam o “nascimento” de outra Márcia.

Nanci (Ana Rosa)

A típica carioca de subúrbio, viúva simpática que se dedicou totalmente a criar a sobrinha e afilhada, Márcia (Malu Mader), e os filhos Umberto (Marcelo Serrado) e Beija-Flor (Ângelo Antônio). Nanci é ingênua, pura, muito distanciada do mundo sofisticado em que vive a maior parte dos personagens da novela. Envolve-se bastante nos dramas da afilhada, Márcia, e de seu filho Beija-Flor, jovem candidato a marginal, herói de trama paralela em romance com Taís (Letícia Sabatella).

Beija-Flor (Ângelo Antônio)

Filho de Nanci (Ana Rosa), irmão de Umberto (Marcelo Serrado) e primo de Márcia (Malu Mader). Ambicioso, sonha com uma vida melhor, mas é fraco e preguiçoso, e não tem a força de vontade de seu irmão para vencer na vida. Através do personagem, a novela lança a pergunta: “Como não ser marginal num país com um salário mínimo de 50 dólares por mês?” Para se locomover do subúrbio onde mora ao centro do Rio, pratica o surfe ferroviário: viaja de pé sobre o trem em movimento, arriscando a vida para economizar dinheiro para um maço de cigarros.

Taís (Letícia Sabatella)

Filha de Vicente (Cláudio Corrêa e Castro) e Almerinda (Beatriz Lyra), irmã de Gilda (Betty Gofman) e melhor amiga de Márcia (Malu Mader). Largou a escola para trabalhar, mas não consegue se fixar em emprego algum, revoltada com as poucas chances da mulher pobre numa sociedade capitalista. Ambiciosa, sonha com o mundo dos ricos. Moça livre, criticada pelas senhoras da rua, inicia uma carreira de garota de programa a partir de encontros num inferninho de Copacabana. Tem grande paixão por Beija-Flor (Ângelo Antônio). Juntos, eles tentam rejeitar suas inclinações negativas, para vencer pelo caminho do bem, apesar das dificuldades.

Constância (Nathália Timberg)

Esposa de Altair (Paulo Goulart), mãe de Felipe (Antonio Fagundes). Nasceu rica, em uma família da aristocracia rural de São Paulo, que perdeu dinheiro com a crise do café, no final dos anos 1920. Da família, herdou a pose e a certeza de fazer parte de uma elite com direito a tudo, uma classe dominante a quem o comum dos mortais deve servir. Dominadora, arrogante, arraigada a convenções, foi quem incentivou no filho o culto ao dinheiro. Subserviente com quem lhe interessa, Constância ajuda o filho a esconder da esposa suas infidelidades, consciente de que, com uma separação do casal, Felipe teria dificuldades em manter o nível de vida da mãe. Aduladora, tem ótimas relações com a nora, Stella (Gloria Pires).

Veja também
O Dono do Mundo: Intrigas e vinganças

Veja também