Poder Paralelo: Quem é quem

Personagens da novela

Marcio Kieling (Alberto de Castro)

Irmão mais novo de Marilia, Alberto é ligado ao narcotráfico desde o fim da adolescência. Alberto tem o gosto pelo dinheiro fácil e se acha esperto. Acostumou-se a manipular as duas mulheres da casa. Envolve-se com o crime organizado e causa problemas à irmã. Considerado alvo fácil, ele também incomoda o grupo criminoso, o que coloca sua vida em risco.

Isadora Teixeira (Alessandra)

Filha de Tony e Marina que morrem em uma explosão.

André Bankoff (André Campos)

Noivo de Luísa, André trabalha com Bruno. Parece ter um futuro brilhante e estável. Muito simpático e educado, André é oposto de Luísa e é considerado pelos pais dela o noivo perfeito.

Cecil Thiré (Armando Orlim)

Pai de Maura e Vânia, Armando é um homem de personalidade magnética e cativante. No entanto, a simpatia é apenas uma fachada para esconder um homem egoísta e sem moral. Armando é capaz de tudo quando seus interesses estão em jogo. Ainda casado oficialmente com Dulce, vive separado e mantém a mulher internada numa clínica psiquiátrica. Tem uma amante muito mais jovem: Neide Queiroz.

Luma Costa (Bebel (Isabel Borges)

Amiga de Luísa, Bebel é muito sensual e age como uma Lolita diante dos homens. Vai trabalhar como promoter no Hotel Diana.

Sonia Guedes (Berenice de Castro)

Divorciada, Berenice é mãe de Marília e Alberto. O marido abandonou a família quando os filhos eram pequenos e sumiu no mundo. Tem um gênio difícil e uma personalidade complexa, sofre de diabetes. Berenice foge aos padrões “mãe de família”. Não disfarça a preferência pelo filho caçula, Alberto, e tem com Marília uma relação difícil.

Bruna Pietronave (Bruna Maria Tucci)

Irmã de Francesco, Bruna é uma estrela pornô, que sonha ser atriz de cinema. Torna-se amante de Pavão e quer se dar bem a todo custo. Não leva nada a sério e forma um casal interessante ao lado de Pavão.

Marcelo Serrado (Bruno Vilar)

Charmoso e envolvente, Bruno tem origem pobre e subiu na vida depois de se casar com Maura. Bruno tem uma vida dupla: sob a fachada de empresário e homem de família, esconde-se um contraventor autoritário, capaz, inclusive, de torturar psicologicamente sua amante Fernanda. Bruno não tem limites. Adora sentir-se desafiado, jogar tudo numa aposta e viver perigosamente tanto na vida profissional como na amorosa. O seu prazer está acima de tudo. Bruno é o umbigo do mundo.

Fany Georguleas (Daniela Amaral)

É a paixão de Junior, filho de Maura, e de Nando, filho de Vânia. No fundo, gosta dos dois.

D’Artagnan Jr. (Deputado Juraci Ramos)

Corrupto, é um bandido de paletó e gravata. É conselheiro do grupo mafioso.

Augusto Zacchi (Domi Santino)

Órfão, foi criado por um amigo de Don Caló nos moldes da máfia. Embora hesite no começo, acaba tornando-se um matador. Apaixona-se com muita facilidade.

Gracindo Jr. (Don Caló Castellamare)

Pai de Tony, Rudi e Gigi, Don Caló é italiano e veio para o Brasil jovem, fugindo de uma briga entre famílias mafiosas. O passado de Don Caló é obscuro e suas atitudes são típicas de um mafioso. É apaixonado pela mulher e pela família. Arrendou o restaurante O Caçador, no Hotel Diana.

Miguel Thiré (Douglas Arno (Dog))

De comportamento exótico, Dog é um fotógrafo talentoso. Tem espírito rebelde e audacioso e vive um tempestuoso caso de amor com Luísa, que é combatido pelos pais dela.

Eliane Guttman (Dulce Orlim)

Mãe de Maura e Vânia, Dulce vive internada em uma clínica psiquiátrica. Tem períodos de lucidez alternados com surtos de delírio. É tragicômica, pois sua loucura se expressa em opiniões irreverentes sobre o que acontece na família. Por sua inteligência e sinceridade, alguns da família acham conveniente que ela seja considerada doente.

João Vitor Silva (Eduardo Castellamare)

Filho de Tony e Marina, Eduardo é atingido por uma tragédia com a morte da mãe e das duas irmãs. Menino de personalidade forte como o pai, a quem adora. Acha que Tony é mafioso e o enfrenta por esse motivo.

Vanessa Pascale (Elizabete Nunes)

Apaixona-se por Domi e salva a vida dele.

Nill Marcondes (Felício Nogueira)

Agente da Polícia Federal em começo de carreira, Felício participa da equipe de Téo e é fiel ao delegado.

Xando Graça (Felipe Caroté)

Antigo verdureiro promovido a faz-tudo de Tony. Sua especialidade são as armas. Atirador exímio, torna-se seu guarda-costas. É também o treinador dos cães que defendem a chácara.

Paloma Duarte (Fernanda Lira)

Atriz talentosa, famosa pelas personagens que cria na TV, no teatro e no cinema, Fernanda é apaixonada por seu trabalho. E também por Bruno Vilar, um homem casado e que a atrai pelo comportamento ousado e imprevisível. Existe entre os dois uma química e sensualidade forte. Ao mesmo tempo, as atitudes dele a assustam. Não gosta de ser a “outra” e saber que a mulher dele é desrespeitada. Bruno promete separar-se e construir um teatro para ela, o que para Fernanda é um sonho. Mas, decepcionada, vai tentar afastar-se dele. Nessa tentativa, encontra Rudi e também Tony Castellamare. Fernanda terá que escolher.

Roberto Birindelli (Francesco Tucci)

Bandido sem nenhuma inteligência, oportunista e cruel, é um grande atirador. Pertence a uma família mafiosa decadente. Veio para o Brasil jovem e sonha ser um grande capo (chefe), mas falta-lhe coragem e talento.

Lu Grimaldi (Freda Castellamare)

Mamma Freda, como é conhecida, veio da Sicília para o Brasil junto com o marido. Excelente cozinheira, é dedicada à família. Não tem papas na língua. É extrovertida, protetora e amorosa.

Karen Junqueira (Gigi (Regina) Castellamare)

Filha caçula de Don Caló, Gigi é corajosa e está no auge do sucesso como modelo. Ela é uma caçadora nata, consegue tudo o que quer. Envolve-se com Dog, namorado de sua amiga Luísa.

Eduarda Teixeira (Grazziele)

Filha de Tony e Marina que morrem em uma explosão.

Lucas Cotrim (Gustavo Silva)

Filho de Nícia, Gustavo é um menino inteligente e irrequieto. Estabelece forte rivalidade com Eduardo, filho de Tony.

Martha Mellinger (Helena Miranda)

Médica psiquiátrica, Helena é dona da Totem, uma clínica de tratamento psiquiátrico e de recuperação de dependentes químicos. Com vasta experiência profissional, é uma mulher misteriosa e fechada sobre sua vida particular. Tem fortes ligações com os Castellamare e os Vilar.

Juliana Almeida (Joana Dias)

Ex-modelo escandalosa, Joana é rainha de bateria da escola de samba de Leonel.

Leandro Léo (João Leme)

Mensageiro do Hotel Diana, João é divertido. Sobe de cargo se tornando monitor de tiro ao alvo do hotel, mas quer ser rapper no hip-hop

Paulo Gorgulho (José Santana)

Advogado de grande reputação, eventualmente defende delegados e agentes federais em processos administrativos, de improbidade ou corrupção. Circula nas instalações da Polícia Federal, onde é respeitado. Parece um cidadão acima de qualquer suspeita, mas tem uma vida paralela ligada ao crime organizado. Faz jogo duplo com classe.

Julia Oliva (Juliana Silva)


Filha de Nícia, Juliana é o xodó de Mamma Freda. É uma menina de personalidade suave e muito amorosa.

Castrinho (Leonel Pavão)

Bicheiro carioca, falante e simpático. Traficante de drogas e armas, Pavão tem um estúdio de filmagens onde produz filmes pornográficos. Pertence ao esquema do Capo misterioso. Ficou milionário com seus negócios. Atrás do bom humor, esconde-se um bandido capaz de tudo.

Marcio Rosário (Leonilson Pini (Brasiliano))

Carioca que vai tentar a vida na Itália e cai no grupo mafioso de Palermo, por isso passa a ser chamado de Brasiliano. Foge para o Brasil e passa para o lado de Tony.

Miriam Freeland (Lígia Brandão)

Repórter da revista Grafos, Ligia é competente, ousada, inteligente. Vive um conflito ao se apaixonar por Tony, que julga ser um capo mafioso. Como abandonar suas convicções, sua formação de jornalista séria e investigativa para ficar com um homem que parece ser um criminoso? Lígia tenta resistir, mas apaixona-se cada vez mais. Por outro lado, a figura de Téo a interessa muito. Esse homem claro, ético, que parece ser o oposto de Tony, também encanta Lígia, que ficará dividida entre os dois.

Luiz Guilherme (Lucas Sampaio)

Criminoso ligado à organização chefiada pelo Capo. Eficiente em executar as ações que lhe são confiadas, Lucas é violento e mata com frieza.

Fernanda Nobre (Luísa Vilar)

Filha de Maura e Bruno, Luisa é muito vibrante. Foi criada pelos pais cercada de cuidados. Luisa está noiva de André, mas sua vida muda depois que ela reencontra o fotógrafo Dog, sua antiga paixão.

Manoelita Lustosa (Lurdes Leme)

Recém-viúva, é mãe de João e chefe da limpeza no Hotel Diana. Embora enfrente perigos e muitas dificuldades na vida, nunca perde o humor.

Antonio Abujamra (Marco Iago)
Conselheiro da Máfia. Marco Iago é enigmático, irônico. É difícil saber o que ele está pensando. O crime e a contravenção estão no seu sangue. Vive entre o Brasil e a Itália há anos. É um dos braços direitos do Capo da Máfia e seu porta-voz.

Cristina Fagundes (Maria)
Empregada na casa de Maura. É jovem, bonita, desinibida.

Maria Ribeiro (Marília de Castro)
Perita da Polícia Federal, Marília é um gênio da informática, capaz de invadir os computadores do crime organizado e de rastrear Tony através do sistema GPS. É muito feminina e suave, apesar de trabalhar em um ambiente masculino. Enfrenta com coragem seus problemas familiares com o irmão Alberto, um pequeno traficante. Téo quer viver com ela e quer que ela se afaste de Alberto enquanto é tempo. O amor pela mãe Berenice e o desejo de preservar a família custe o que custar – até mesmo acobertando os crimes do irmão – levarão Marília a se confrontar com Téo e a pagar um alto preço por sua escolha.

Daniela Galli (Marina Salaparuta)
Condessa italiana, Marina é uma mulher rica e muito fina. É de tradicional família siciliana, esposa de Tony com quem tem três filhos. Morre em uma explosão ordenada pela máfia.

Adriana Garambone (Maura Vilar)
Mulher sensível, fina, naturalmente elegante. Casada com Bruno Vilar, Maura acredita na família, no casamento e tem valores conservadores. Anulou-se para servir aos filhos, Luísa, Pedro e Junior, e ao marido. Na juventude, Maura queria ser atriz, mas a personalidade dominadora de Bruno abafou seus sonhos. Ela se sente feliz e realizada e não imagina que seu marido a trai. A verdade sobre Bruno vai se impor a Maura e ela, depois de descer ao fundo da dor e da mágoa, voltará transformada.

Julia Sabugosa (Miquelina Vaz (Mimi))
Trabalha no spa do Hotel Diana como massagista. Irreverente e cheia de humor, às vezes faz programa com os clientes do spa. Seu jeito espontâneo, livre e sensual, provoca a paixão dos homens.

Renan Pitanga (Nando (Armando Neto))
Filho de Vânia, Nando adota Bruno como referência masculina, pois sente a ausência do pai. Quer entender por que a mãe se separou do pai, a quem nunca mais viu.

Maria Carolina Ribeiro (Neide Queiroz)
Gerente geral das agências de turismo dos Vilar. De origem humilde, subiu na vida por ter força de vontade e muito talento. Sensual e envolvente, tem um caso amoroso com Armando, a quem procura manipular.

Adriana Londoño (Nícia Silva)
Jovem viúva, foi casada com um amigo de infância de Tony, que morreu cedo. Nícia é dedicada à família Castellamare, sobretudo a Mamma Freda, que a trata como filha. Tem uma paixão secreta por Tony. É mãe de Gustavo e de Juliana. Torna-se mãe “adotiva” para Eduardo.

Betty Erthal (Nida (Damiana))
Empregada de confiança de Maura, trabalha há anos com a família Vilar. Apesar de sua simplicidade, substitui a mãe de Maura, que está internada em uma clínica psiquiátrica.

Patrícia França (Nina Santana)
Sofisticada e inteligente, Nina é relações públicas do Hotel Diana. Embora seja muito assediada, prefere a solidão e mora sozinha. Magoada por um passado sofrido, apaixona-se por Pedro, que tem metade da sua idade.

Nicola Siri (Paulo Garzia)
É italiano e fala português. Homem encantador, refinado, de personalidade magnética. Advogado e conselheiro de Tony, cuida de tudo na vida dele, é seu braço direito. Assim como Tony, Paulo é um mistério: seria mafioso? Paulo é casado com Teresa, mas terá um caso extraconjugal.

Guilherme Boury (Pedro Vilar)
Filho de Maura e Bruno, Pedro é alternativo, não gosta de ostentação e é bem diferente do pai. Não se interessa pelo mundo dos negócios, mas também não sabe o que espera da vida. Encantador e original, apaixona-se por Nina, mulher com o dobro da sua idade.

Bruno Padilha (Renato Jardim)
Agente da Polícia Federal, é o braço direito de Téo. Passa a desconsiderar a amizade para tomar o lugar – e o prestígio – do delegado.

Carlos Bonow (Roberto Baruel)
É editor-chefe da revista Grafos. Chefe e ex-namorado de Lígia.

Adriano di Carvalho (Rodrigo Lins)
Recepcionista do Hotel Diana, Rodrigo vem de família pobre do interior e lutou para chegar onde está. Cursa faculdade à noite e paga com dificuldade. Vai se apaixonar por Gigi.

Edyr Duque (Rosa Nunes)
Mãe de Elizabete, Rosa ajuda a filha a esconder Domi e é vítima dessa situação.

Petrônio Gontijo (Rudi Castellamare)
Irmão mais velho de Tony, Rudi é dono da boate L’Omertà. Usuário de drogas, é a ovelha negra da família. De personalidade complexa, Rudi tem problemas com os pais e se sente ofuscado por Tony. Apaixona-se por Fernanda Lira. As drogas e os problemas psicológicos não conseguem encobrir sua extrema sensibilidade e encanto.

Ricardo Petraglia (Sérgio Barreto)
Criminoso ligado ao Capo e encarregado de matar Tony. Sofre acidente aéreo e fica em coma durante muito tempo, vigiado pela PF. Recuperado e resgatado numa operação criminosa, passa a desejar o mais alto cargo na organização.

Marcelo Escorel (Silvio Carlo)
Coordena a segurança da chácara e da família de Tony. Também é motorista. Vai ser cooptado pelo crime organizado e trazer muitos problemas para Tony.

Marly Bueno (Sonia Meira)
Mãe de Téo, Sonia é uma mulher muito afetiva e tranquila. Vive feliz em seu mundo de dona-de-casa e sonha ver o filho fora da sua carreira policial. Adota Marilia como sua filha do coração.

Tuca Andrada (Telônio Meira (Téo))
Delegado da Polícia Federal, profissional sério, ético, competente, corajoso e obsessivo em suas funções. Quer desbaratar a rede de narcotráfico que liga Brasil e Itália e, sobretudo, pegar os verdadeiros chefes do crime organizado, os que têm vida dupla e constituem o poder paralelo – o poder que corrompe o Estado. Para atingir seus objetivos, corre riscos e enfrenta oposição dentro do próprio sistema policial. Téo gosta de vencer através da dedução e da estratégia. Só usa armas em último caso. É um homem fino e educado, que atrai naturalmente as mulheres. Nas horas vagas toca clarinete numa banda de jazz.

Sonia Lima (Teresa Garzia)
Mulher de Paulo, Teresa é muito elegante e culta. É de família rica e tradicional. Tudo na vida de Teresa é perfeito e sem sofrimentos. Ela confia no marido.

Gabriel Braga Nunes (Tony Castellamare)
Brasileiro de origem italiana. Cultiva a dupla imagem de comerciante exportador de azeites e vinhos e jovem capo da Máfia siciliana. Inteligente, culto, veste-se com cuidado, tem uma personalidade sedutora e muito forte, capaz de decisões implacáveis. Ao mesmo tempo, é afetivo, gentil e intenso. Tony é enigmático, de poucas palavras. Age rapidamente, sem hesitação. O perigo exerce forte atração sobre ele. Faz um jogo perigoso com a polícia brasileira e o crime organizado, arriscando a vida e a liberdade em busca de seus objetivos ainda obscuros: vingar a morte de sua mulher e suas filhas? Tornar-se o grande chefe do crime organizado? Ou entregar à polícia brasileira os cabeças do poder paralelo? Tony é um irresistível mistério.

Bete Coelho (Vânia Orlim)
Irmã mais velha de Maura, Vânia está sempre prestando atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Divorciada, não trabalha e mora na casa da irmã, com o filho Nando. É apaixonada pelo cunhado, Bruno, com quem namorou no passado. Sofreu um grande golpe quando foi deixada para trás.

Bemvindo Sequeira (Vítor Danesi)
Chefe de cozinha do restaurante O Caçador, no Hotel Diana. É solitário e vai morar no sobrado com Lurdes, Mimi, Wagner e João

Lucio Fernandes (Wagner Martins)
Chefe dos seguranças do Hotel Diana, gosta muito do que faz. Apesar de ser bonito e ter aparência de durão, tem problemas no relacionamento com as mulheres.

Leia também
Poder Paralelo: A história e tramas da novela

Veja também