Salve Jorge


Tráfico de pessoas, coragem e paixão

Escrita por Glória Perez, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, Salve Jorge foi a novela das nove da Rede Globo a partir de 22 de outubro de 2012.

É no cenário da pacificação do Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que marca o início da nova novela. Escrita por Glória Perez, com direção geral de Marcos Schechtman e Fred Mayrink, a trama vai abordar assuntos como tráfico internacional, fé, coragem e paixão.
Protagonizada pela atriz Nanda Costa, que vai interpretar a personagem Morena, e Rodrigo Lombardi, o Theo, a trama contará a história de um oficial da cavalaria do Exército, devoto de São Jorge, que se apaixona pela jovem e humilde Morena, moradora da comunidade.
A saga também terá a Turquia como local de encontro de muitos personagens, entre eles a brasileira Bianca, interpretada pela atriz Cleo Pires, e um turco, Zyah, papel de Domingos Montagner. A equipe e o elenco de Salve Jorge passaram 45 dias gravando na Turquia, país com 2.500 anos de história, antiga capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano.
As belas paisagens do Vale do Amor, Vale da Rosa e Vale Devrent (da imaginação).ambientaram os voos de balão nas cenas que retratarão o típico passeio local.

Morena e Théo
Morena (Nanda Costa), uma jovem moradora do Complexo do Alemão, luta para criar seu filho, Junior (Luis Felipe Mello), contando apenas com ajuda da mãe, Lucimar (Dira Paes). Apesar das rasteiras da vida, Morena sempre teve certeza que sua estrela ia brilhar.
A sua sorte começa a mudar quando conhece Théo (Rodrigo Lombardi), o homem perfeito. Cavaleiro do Exército, Théo nunca deu prioridade ao amor, apesar do namoro com a tenente Érica (Flávia Alessandra). Para o capitão, o importante mesmo é progredir na carreira e se sagrar campeão de hipismo. Ainda na infância, Théo ficou soterrado por três dias depois de um desabamento, mas foi resgatado no dia de São Jorge, tornando-se devoto do santo guerreiro. Sempre que está em apuros recorre a São Jorge para iluminar seu caminho.
Érica é veterinária e serve no mesmo regimento de Théo. De família tradicional, a tenente é uma mulher forte, determinada e justa. A militar sonha em se casar com Théo e acredita que pode fazer o capitão mudar suas prioridades. Mas é Morena quem vai mudar a vida do rapaz.
O encontro dos nossos protagonistas é obra do acaso e começa com o pé esquerdo. Mas da implicância, nasce um amor forte e verdadeiro. O militar termina seu relacionamento com Érica e assume sua paixão por Morena, apesar do preconceito de sua mãe, Áurea (Suzana Faini), que não vê com bons olhos o relacionamento de um militar com uma jovem de comunidade. Tudo parece perfeito, mas a felicidade do casal vai ser abalada quando Morena receber uma proposta tentadora de Lívia (Cláudia Raia).
Sofisticada, conhecida nas altas rodas da sociedade, Lívia é uma mulher livre de suspeitas, mas debaixo dessa aparência se encontra uma pessoa perigosa, peça fundamental de uma rede internacional de tráfico de pessoas. Lívia seduz Morena com um convite para trabalhar na Europa com grandes vantagens financeiras. Morena está certa que essa é sua grande oportunidade de brilhar e nem mesmo seu amor por Théo vai fazê-la mudar de ideia. Mal sabe Morena o pesadelo que a espera.

Élcio x Théo
Uma relação adversa. Assim deve ser o desenrolar da história entre os dois capitães do exército Théo (Rodrigo Lombardi) e Élcio (Murilo Rosa). Élcio é o tipo de homem que não aceita ficar por baixo. A ambição parece que toma conta dele quando o assunto é seu adversário. Mesmo exercendo a mesma patente, Élcio cisma que está sendo injustiçado ao notar que Théo leva sempre a melhor dentro do regimento em que eles atuam. Élcio não sossega enquanto não atinge o oficial Théo, considerado por ele mesmo um homem forte, preparado e com atitude.
Ambos são cavalarianos, mas é Élcio quem leva a ferro e fogo o lema “Onde houver um cavalariano, jamais haverá uma mulher insatisfeita, um copo vazio e um cavalo indomado.” Ele se sente preparado para qualquer ocasião e, por causa deste excesso, pode se tornar um homem perigoso.
Théo e Élcio se conheceram na escola militar, mas a relação cotidiana é baseada nas implicâncias de Élcio, que o considera seu concorrente direto. Para Élcio, Théo não passa de um puxa-saco do Coronel Nunes (Oscar Magrini) e, por isso, consegue sempre o melhor cavalo e as melhores oportunidades. Se existe alguém com quem Élcio tenha um problema pessoal, este alguém é Théo.
Por se sentir injustiçado, ele é capaz de apelar para atitudes negativas. Ao mesmo tempo, é capaz de surpreender positivamente. Com seu jeito simpático, bem-humorado, viril e cheio de atitude, Élcio sabe lidar com as mulheres. Mas não poupa Érica (Flávia Alessandra), a tenente e veterinária que cuida dos animais da cavalaria. Érica se envolve com Théo e acaba, por tabela, virando alvo de Élcio também.
Quem enxerga o lado perverso de Élcio é a tenente Márcia (Fernanda Paes Leme), que também trabalha como veterinária com Érica. É ela que quem vai, sutilmente, alertar a amiga sobre o jeito suspeito do capitão.

Leia também:
Salve Jorge – Quem é quem

Veja também