Sansão e Dalila: quem é quem

Principais personagens:

Dalila (Mel Lisboa)

Bela mulher filistéia da região do vale Soreque e sedutora por natureza, Dalila (Mel Lisboa) desperta o amor de Sansão (Fernando Pavão) desde que eles se veem pela primeira vez. Enigmática, Dalila é uma mulher que tem consciência de sua beleza incomum e do que é capaz de despertar nos homens. Exímia dançarina e filha única, ela sofre na juventude com a obsessão de seu próprio padrasto, Rudiju (Camillo Bevilacqua). Sua mãe não acredita em suas acusações, fazendo com que saia de casa e busque pelo objetivo que sempre foi sua ambição: vencer na vida e se tornar uma mulher poderosa.

Sansão (Fernando Pavão)

Israelita da tribo de Dã, filho de Zilá (Lú Grimaldi) e Manoá (Roberto Frota), Sansão (Fernando Pavão) veio ao mundo após sua mãe, que era estéril, receber o anúncio por um mensageiro de Deus de que ela teria um filho que libertaria Israel das mãos dos inimigos filisteus. Sansão (Fernando Pavão) possui nos cabelos a fonte de sua força e, por isso, jamais deve cortá-los. Corajoso, é capaz de enfrentar um exército inteiro e sair vitorioso somente fazendo uso de suas mãos. Homem de coração puro e inocente, confia nas pessoas e sempre é traído. Sansão sente o peso por ser diferente dos demais, o que acaba tornando-o um homem solitário.

Zilá (Lu Gimaldi)

Mulher forte e trabalhadora, Zilá (Lu Grimaldi) recebe com grande entusiasmo a visita do mensageiro de Deus e o anúncio de que traria um filho ao mundo, e que ele começaria a libertar Israel das mãos dos inimigos filisteus. Zilá torna-se uma pessoa dura e até mesmo rígida, principalmente quando Sansão (Fernando Pavão) frustra suas expectativas. Sofrida e bastante religiosa, tenta fazer com que o filho aceite seus compromissos, mas não percebe que suas cobranças acabam contribuindo para afastá-lo de seu povo.

Manoá (Roberto Frota)

Homem bom, humilde e religioso. Trabalha no pastoreio. Já era mais velho quando Sansão (Fernando Pavão) nasceu tornando-se sua grande alegria. Manoá ensina Sansão a lutar, se defender e age como um verdadeiro mentor.

Héber (Cláudio Gabriel)

Amigo de infância de Sansão (Fernando Pavão), Héber é covarde, medroso e divertido. Sente- se inferior a seu amigo, principalmente no que diz respeito às mulheres, mais precisamente em relação a uma mulher: Samara (Thais Fersoza), amiga de ambos, mas que só tem olhos para Sansão.

Samara (Thaís Fersoza)

Mulher doce e carinhosa, Samara vive no povoado e se apaixona por Sansão (Fernando Pavão), que nunca a vira como uma mulher, e sim como uma irmã. Sofre quando Sansão se envolve com outras mulheres e é pressionada por Zilá (Lú Grimaldi) para conquistá-lo para que ele fique em seu povoado. É prestativa e está sempre envolvida com os assuntos de seu povo. Com o tempo, enxergará Héber (Cláudio Gabriel) como homem.

Ieda (Rafaela Mandelli)

Primeira e única esposa de Sansão (Fernando Pavão), Ieda é filistéia e mora em Timna. Filha bondosa, ao contrário de sua irmã, tem grande carinho pelo pai. Por sofrer ameaças do vilão Faruk (Miguel Thiré), Ieda é a primeira a trair Sansão, revelando aos filisteus um segredo que o marido lhe confiara.

Faruk (Miguel Thiré)

Faruk (Miguel Thiré) é um soldado filisteu que busca crescer no exército e conseguir impressionar Simas (Roberto Pirillo), para que lhe conceda a mão de Ieda (Rafaela Mandelli). Faruk recebe a missão de devastar a região do povoado de Sansão (Fernando Pavão) e não medirá esforços para derrotar o herói hebreu.

Judi (Juliana Lohmann)

Irmã mais nova de Ieda (Rafaela Mandelli), Judi é bonita, maliciosa e irônica. Sedutora, Judi gosta de se exibir para os homens e, talvez por isso, não seja levada a sério por eles. Judi é apaixonada por Faruk (Miguel Thiré), o soldado que pretende se casar com Ieda. A predileção do pai pela irmã também contribui para sua inveja em relação a ela.

Abbas (Milhem Cortaz)

Abbas é o comandante do exército filisteu. Sujeito sanguinário, ambicioso, determinado e cruel. Abusa de sua autoridade e não admite que nada fuja de seu controle. Por isso, dedica-se tanto à destruição de Sansão (Fernando Pavão). Ficará obcecado por Dalila (Mel Lisboa), passando a persegui-la de maneira doentia

Rudiju (Camilo Bevilacqua)

Pescador filisteu, Rudiju é padrasto de Dalila (Mel Lisboa) e marido de Agar (Nina de Pádua). Sujeito grosseiro, ignorante, de aspecto sujo e deplorável. Alcoólatra, Rudiju trata a mulher com violência e nutre um louco desejo por Dalila. É o responsável pela saída dela de casa.

Jidafe (Felipe Cardoso)

Já na infância, Jidafe era o principal rival de Sansão (Fernando Pavão). Quando adulto, se torna um homem duro e preocupado com a situação miserável em que seu povo se encontra. Rígido no cumprimento das leis, será uma oposição a Sansão dentro do povoado. É marcado por uma grande tragédia ocorrida no passado.

Myra (Luiza Curvo)

Amiga de infância de Dalila (Mel Lisboa), Myra é alegre e divertida. Cúmplice e fiel companheira de Dalila, Myra trabalha no palácio de Gaza e está sempre ao lado da amiga. É apaixonada por Norá (Emilio Dantas), soldado com quem se envolveu durante a época em que era meretriz. Surpreende-se ao reencontrar esse homem no palácio, usando outro nome e comprometido com uma cortesã, Yunet (Joana Balaguer)

Yunet (Joana Balaguer)

Cortesã do palácio de Gaza, Yunet é uma jovem simpática, bonita e romântica. É amiga de Myra (Luiza Curvo) e Dalila (Mel Lisboa). Sonha em se casar com Aron (Emilio Dantas) e deixar a vida de cortesã, mas não sabe que ele também mantém uma relação com Myra.

Tais (Karen Junqueira)

Cortesã do palácio de Gaza, Tais é uma mulher bonita, sedutora, ambiciosa e dissimulada. É frustrada por não ser a protegida do príncipe e tem em Dalila (Mel Lisboa) uma rival, fazendo de tudo para afastá-la de seu caminho.

Aron/Norá (Emilio Dantas)

Soldado do exército filisteu, Aron é determinado, altivo, sério e frio quanto ao trabalho, mas é conquistador e sedutor com as mulheres. Ao mesmo tempo em que ilude Myra (Luiza Curvo) com suas juras de amor, envolve-se com Yunet (Joana Balaguer), sem saber que elas se conhecem e que passam a morar juntas no palácio.

Hannah (Valéria Alencar)

Mulher autoritária e rude, Hannah é chefe das cortesãs do palácio de Gaza. Não gosta do tratamento diferenciado que Abbas (Milhem Cortaz) dispensa à Dalila (Mel Lisboa) e fica revoltada quando é substituída por Myra (Luiza Curvo). Obsessiva, Hannah busca a verdade sobre o passado de Dalila, para se vingar da nova cortesã.

Zaira (Ittala Nandi)

Mulher elegante, Zaira recolhe mulheres para trabalharem como meretrizes. Fica impressionada com a beleza de Dalila (Mel Lisboa) e a ampara em sua casa, sem obrigá-la a se prostituir. Zaira tem planos mais ousados para Dalila que, de fato, se realizam: ela recebe o príncipe Inárus (Marcello Escorel) em sua casa, que a leva para morar com ele no palácio. Zaira tem papel importante na vida de Dalila, uma vez que se torna a conselheira da jovem no período mais difícil de sua vida.

Agar (Nina de Pádua)

Mãe de Dalila (Mel Lisboa), Agar é uma mulher trabalhadora, dura e sofrida. Crítica quanto aos modos – e a beleza – da filha. Submete-se à violência do marido, Rudiju (Camilo Bevilacqua), e não acredita em Dalila quando ela lhe diz que é perseguida por ele.

Inarus (Marcello Escorel)

Líder de Gaza, principal cidade filisteia, Inárus é um príncipe tirano – assumiu o poder de forma ilegítima. Homem extremamente vaidoso e vingativo, Inárus tem ódio dos hebreus e mobiliza seu exército para capturar Sansão (Fernando Pavão). É ele quem irá oferecer uma grande fortuna para que Dalila (Mel Lisboa) descubra a origem da força de Sansão.

Mensageiro/Andarilho (João Vitti)

É o homem que aparece para Zilá (Lu Grimaldi), no primeiro capítulo, como mensageiro de Deus. Durante a história, aparece algumas vezes para Sansão (Fernando Pavão), na figura enigmática de um Andarilho, aconselhando Sansão durante a sua jornada.

Jana (Luli Miller)

Cortesã do palácio de Gaza, Jana é uma mulher contida e misteriosa. Esconde um grande segredo em relação a seu passado. Por conta disso, é chantageada por Tais (Karen Junqueira), que a obriga a participar de suas armações contra Dalila (Mel Lisboa). Tem sua história significativamente alterada quando Dalila descobre o seu segredo.

Ayla (Livia Rossy)

Meretriz com quem Sansão (Fernando Pavão) vai se envolver em Gaza, Ayla é uma mulher bonita e atraente, que será pressionada com violência pelo comandante Abbas (Milhem Cortaz) a entregar Sansão.

Cário (Leandro Léo)

Jardineiro do palácio de Gaza, Cário é um sujeito introspectivo e tímido. Possui uma queimadura no rosto, que o torna alvo das piadas das cortesãs e das zombarias de alguns soldados. É tratado como monstro pela maioria das pessoas do palácio. Ao ser bem tratado por Dalila (Mel Lisboa), se torna seu amigo e protetor.

Alexis (Cássio Ramos)

Alexis é um garoto filisteu que trabalha na prisão em que Sansão (Fernando Pavão) fica confinado. Garoto esperto e seguro, que dá água e comida para o hebreu. É o ouvinte do herói até seus últimos momentos.

Gadi (Rodrigo Costa)

Gadi é um menino hebreu órfão, que aparece na tribo de Sansão (Fernando Pavão) após sua caravana ser atacada por filisteus. É pego por Jidafe (Felipe Cardoso) roubando frutas e é amparado por Samara (Thais Fersoza) e Zilá (Lu Grimaldi). Garoto esperto e seguro em seus atos, Gadi se torna o protegido do povoado.

Bak (Luiz Nicolau)

Homem filisteu, Bak é líder dos trabalhadores em Gaza. Ambicioso, em troca de recompensa, lidera os homens do povo nas buscas por Sansão (Fernando Pavão), na cidade de Gaza.

Ama (Noemi Gerbelli)

Ama de Ieda (Rafaela Mandelli) e Judi (Juliana Lohmann), é a confidente da esposa de Sansão (Fernando Pavão). Mulher protetora e maternal.

Aliã (Rogério Froes)

Pai de Jana (Luli Miller), Aliã é sereno, bondoso, religioso. Sujeito muito fraco e enfermo, que se torna um mentor para Dalila (Mel Lisboa).

Simas (Roberto Pirillo)

Pai de Ieda (Rafaela Mandelli) e Judi (Juliana Lohmann), Simas é um rico senhor filisteu, produtor de trigo e pai zeloso. Não esconde sua predileção por Ieda e sua preocupação com o caráter de Judi. Preocupa-se com o envolvimento de Ieda com Sansão (Fernando Pavão) e é pressionado por Faruk (Miguel Thiré), soldado filisteu que também pretende se casar com Ieda.

Veja também
Sansão e Dalila – Sinopse da minissérie

Veja também