Tempo de Amar: Separação, encontros e desencontros

Foto dos protagonistas da trama

Em Tempo de Amar, escrita por Alcides Nogueira, com direção artística de Jayme Monjardim e direção geral de Adriano Melo, o público é convidado a conhecer a história dos jovens Maria Vitória (Vitória Strada) e Inácio Ramos (Bruno Cabrerizo). Após o amor à primeira vista, eles sofrerão com a inevitável separação e as armações de quem não deseja a felicidade do casal!

Maria Vitória é uma jovem letrada e de mente aberta, moradora de Morros Verdes, em Portugal, que ficou orfã de mãe muito cedo e foi criada pelo pai. Durante uma procissão religiosa, ela conhece Inácio, um rapaz simples, que mora no vilarejo vizinho, e vive de trabalhos temporários. Eles começam a namorar, mas o casal logo se separa – ele tem viagem marcada para o Brasil, onde conseguiu um emprego no Rio de Janeiro. O problema é que, ao partir, Inácio não deixou apenas Maria Vitória, mas também sua filha, fruto desse grande amor…

José Augusto (Tony Ramos) é um simples, porém influente produtor de vinhos e azeites de Morros Verdes. Dono da Quinta da Carrasqueira, é pai de Maria Vitória e cria a filha com mais liberdade do que as demais meninas da região. Pouco se sabe sobre seu passado amoroso, mas há notícias sobre um envolvimento com a empregada da família, Delfina (Letícia Sabatella). Ele é amigo e muito próximo do Padre João (José Augusto Branco), pároco superquerido da região. Mais do que ninguém, ele deseja a felicidade da filha.

Delfina chegou à Quinta com apenas 12 anos, contratada para cuidar dos porcos, cabras e aves. Desde então, ela se apaixonou por José Augusto e vive para agradá-lo e fazê-lo feliz. Ela é mãe de Tereza Leitão (Olívia Torres), uma jovem muito afável. A empregada sempre cuidou de Maria Vitória, embora seja falsa como uma cobra! Sua maior insatisfação é o fato de José Augusto nunca ter reconhecido a filha que tiveram juntos…
Fernão (Jayme Matarazzo) será responsável por um dos primeiros obstáculos na vida do casal protagonista. O médico recém-formado em Coimbra revela um ciúme doentio por Maria Vitória, pois ele deseja a jovem e acredita que ela é sua prometida. E essa rivalidade renderá grandes embates na trama.

Brasil x Portugal
Morando no Brasil e feliz com o novo emprego, Inácio recebe uma carta com a informação sobre a gravidez da sua amada. Quando decide voltar para Portugal, ele sofre um assalto e vai parar na casa de Lucinda (Andreia Horta), filha do médico Reinaldo Macedo (Cássio Gabus Mendes), que se apaixona por ele e fará de tudo para que o jovem não volte para os braços de Maria Vitória!

Em Portugal, Maria Vitória é enviada ao Convento dos Santos Anjos, após a descoberta da sua gravidez. Lá ela conhece a Irmã Imaculada (Bete Mendes), uma mulher dura e que gosta de tudo preto no branco. Assim que nasce, o bebê da jovem é dado para adoção, o que faz com que Maria Vitória fuja para o Brasil atrás de Inácio. A partir daí, a trama se desenrola entre encontros e desencontros e mostra a esperança do casal em viver esse grande amor.
Baseada em um argumento de Rubem Fonseca, a trama de Alcides Nogueira é escrita em parceria com Bia Corrêa do Lago e conta com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Bíbi Da Pieve.
Tempo de Amar é a novela das seis da Globo a partir de setembro de 2017.

Personagens

Inácio (Bruno Cabrerizo)
Foto de Bruno Carerizo, como Inácio
É um jovem simples, honesto e muito trabalhador que demonstra muita gratidão pela tia Henriqueta (Nívea Maria), com quem mora. Se apaixona perdidamente por Maria Vitória (Vitória Strada), seu grande amor ao longo da trama. Vai trabalhar no Brasil, no empório de Geraldo (Jackson Antunes). Ao ser assaltado e ficar gravemente ferido, é salvo e passa a ser cuidado por Lucinda (Andreia Horta).

Maria Vitória (Vitória Strada)
Foto de Vitória Strada, como Maria Vitória
Jovem alegre, corajosa e determinada. Mantém uma ótima relação com o pai, José Augusto que leva em consideração seus desejos. Apesar do interesse do amigo de infância Fernão, se apaixona por Inácio, por quem vai lutar ao longo da trama.

José Augusto Correia (Tony Ramos)
Foto de Tony Ramos, como José Augusto Correia
Produtor de vinho e azeite, dono da Quinta da Carrasqueira e influente na região. Pai de Maria Vitória a quem criou sozinho com certa liberdade. Patrão de Delfina, que também é sua amante.

Teodoro (Henri Castelli)
Foto de Henri Castelli, como Teodoro
Deputado de família rica. É arrogante, devasso e com a ideia fixa de subjugar Maria Vitória (Vitória Strada).

Delfina (Letícia Sabatella)
Foto de Letícia Sabatella, como Delfina
Trabalha para a família de José Augusto desde a adolescência. É amante do patrão, com quem tem uma filha, Tereza, que ele não assume. Ajudou a criar Maria Vitória após a morte da mãe da menina. Uma mulher severa e amargurada.

Fernão (Jayme Matarazzo)
Foto de Jayme Matarazzo, como Fernão
Recém-formado em Medicina. Amigo de Maria Vitória desde a infância, é apaixonado e acredita que se casará com a jovem e tomará conta da Quinta da Carrasqueira. Não se conforma em ser preterido por um camponês.

Irmã Assunção (Yasmin Gomlevsky)
Foto de Yasmin Gomlevsky, como Irmã Assunção
Foi para o convento obrigada pela família. É amiga e confidente de Maria Vitória no convento.

Irmã Imaculada (Bete Mendes)
Foto de Bete Mendes, como Irmã Imaculada
Superiora do Convento dos Santos Anjos, para onde Maria Vitória é levada assim que seu pai descobre que está grávida. Dura e objetiva. Não faz concessões.

Lucinda (Andreia Horta)
Foto de Andreia Horta, como Lucinda
Filha de Reinaldo (Cassio Gabus Mendes). É uma jovem reclusa traumatizada pelo fim do noivado. Sente-se culpada pela morte da mãe em uma explosão que a deixou marcada na face e se apaixona por Inácio (Bruno Cabrerizo).

Olímpia (Sabrina Petraglia)
Foto de Sabrina Petraglia, como Olímpia
Estudou na França. Defende ideias feministas e vai se apaixonar por Edgar.

Vicente (Bruno Ferrari)
Alzira (Deborah Evelyn)
Angélica (Lívian Aragão)
Balbina (Walkiria Ribeiro)
Bernardo (Nelson Freitas)
Celeste Hermínia (Marisa Orth)
Celina (Barbara França)
Conselheiro Francisco (Werner Schünemann)
Edgar (Marcello Melo Jr.)
Emília (Françoise Forton)
Felícia (Amanda de Godoi)
Geraldo (Jackson Antunes)
Gilberte (Maria Eduarda de Carvalho)
Giuseppe (Guilherme Prates)
Gregório (Cristiano Garcia)
Henriqueta (Nívea Maria)
Irmã Margarida (Malu Valle)
Madame Lucerne (Regina Duarte)
Natália (Giulia Gayoso)
Tereza (Olivia Torres)
Tiana (Eli Ferreira)
Tomaso (Ricardo Vianna)

Veja também