Tempos Modernos – Quem é quem

Tempos Modernos – Principais personagens
Leal Cordeiro (Antônio Fagundes)

Trabalhador, inteligente e cabeça dura. Essas três características falam muito sobre o protagonista da trama. Sozinho, construiu tudo o que tem, como o moderníssimo edifício chamado Titã. Quando quer, sabe ser um fiel amigo e ter fala mansa. Mas não deixa a teimosia de lado caso seja contrariado, principalmente em situações de injustiça, claro, segundos seus próprios conceitos. Tem três filhas, que representam o que há de mais valioso em sua vida e, justamente por isso, não mede esforços para agradá-las. Atualmente Leal tem se sentido sobrecarregado e, após tantos anos de vida dura e muito trabalho, começa a pensar em dar um novo rumo para seu destino.

Nelinha (Fernanda Vasconcellos)

Cornélia Cordeiro pode ser chamada de Nelinha, a filha mais nova – e preferida – de Leal. Por ser tão parecida com o pai, principalmente no jeito teimoso de ser, pensar e agir, a relação entre os dois tem altos e baixos. As brigas, que não são poucas, camuflam um amor imenso e uma forte admiração que tem por Leal. Nelinha é simples e esta talvez seja sua maior virtude para conquistar amigos e amores. É firme na hora de defender seu ponto de vista e tem um enorme coração, coisa que pode ser comprovada por meio de suas atitudes.

Regeane Cordeiro (Vivianne Pasmanter)

Formou-se em Engenharia, mas não tem nada de racional. Recorre a fórmulas mirabolantes para explicar os cálculos que faz. Consumista ao extremo, chega a ter palpitações em frente a uma vitrine. Foi casada com Portinho, por quem ainda é apaixonada. Decidiu se separar de seu grande amor ao descobrir que ele não poderia lhe dar o filho que tanto sonhou. Regeane é muitíssimo parecida com a irmã Goretti, embora negue isso aos quatro ventos. A semelhança aparece principalmente no gosto (duvidoso) para escolher o figurino.

Goretti Cordeiro (Regiane Alves)

Ela prefere ser chamada de Go Cordeiro, principalmente na hora de assinar seus trabalhos como artista plástica, coisa que está longe de ser. Bonita por natureza e cafona por vocação, Goretti morre de vergonha da origem pobre de seu pai. A vontade de dar um neto a Leal fez com que tivesse quatro filhas, as “Marias”, que roubam toda a sua tranquilidade. Ela está longe de ganhar o prêmio de mãe do ano, pois mal conhece suas meninas. O casamento com Bodanski faz de sua vida um circo para qualquer plateia aplaudir.

Albano (Guilherme Weber)

O todo poderoso chefe da segurança do Titã. Conhece o prédio de Leal como ninguém e aproveita o seu cargo para bisbilhotar a vida de todos que circulam ou moram no edifício. Não confia em ninguém, nem em si mesmo. É cínico e tem um passado nebuloso. Faz grandes armações e, ao mesmo tempo, se diverte infernizando gratuitamente a vida das pessoas. Albano parece um vilão de histórias em quadrinhos, mas pode ser letal quando quer conquistar seus objetivos.

Deodora Madureira (Grazi Massafera)

Braço direito, cúmplice e amante de Albano, comanda com mão de ferro o “exército” de seguranças do Titã. Esperta e desafiadora, domina as artes marciais e isso a torna muito confiante em si mesma. Protagoniza cenas amorosas com Albano que arrancam mais risos do que faíscas.

Ditta (Alessandra Maestrini)

Cantora de fama internacional. Seu estilo predileto é a ópera. Respeitada no mundo artístico, Ditta precisou largar sua família em São Paulo para se dedicar à carreira. Mas esse conflito nunca ficou resolvido dentro de seu coração. De volta ao Brasil para um show no Teatro Municipal, Ditta vai balançar entre o amor de seus filhos e os palcos.

Dr. Bodanski (Otávio Müller)

Construiu carreira como autor e palestrante de auto-ajuda – em qualquer área que seja. Com a fama, fundou o SPA Pilhanatural, onde são aplicadas técnicas inusitadas que visam o bem-estar do corpo e da alma. Este é o charlatão Altemir, seu verdadeiro nome, um grande segredo. Marido de Goretti, ele também não dá conta das “Marias”, sua filhas temperamentais. Linguarudo e sem o menor compromisso com a ética, o “doutor” é um aliado nas armações de Albano.

Duba Lumbriga (Alexandra Martins)

Ela tem pavor de seu verdadeiro nome, Dulcinólia. Super vaidosa e nada estudiosa, Duba sempre deu dor de cabeça ao pai. É afilhada de Leal, mas o seu sonho era ser sangue do seu sangue. Morre de inveja da boa vida levada por Goretti e Regeane.

Faustaço Lumbriga (Otávio Augusto)

O viúvo é o amigo mais velho de Leal, mas esconde a idade, por ainda se considerar um grande conquistador. Tem uma queda por mulheres casadas. É grande cozinheiro, embora faça o maior espalhafato para fritar um ovo. Tem um enorme coração e sua fidelidade a Leal vale até o seu último fio de cabelo. É grato ao amigo por ter ajudado na educação de sua filha, Duba.

Gaulês (Jairo Mattos)

Dono de um sebo de histórias em quadrinhos na Galeria, Gaulês é tão amigo de Ramón e seus filhos que é considerado membro da família. Dono de um gibi muito raro e valioso, faz tudo para não colocá-lo à venda. Não se sabe muito sobre a vida de Gaulês. Entre seus segredos está o sonambulismo e, para evitar que saia à rua no meio da noite, criou vários aparatos para ficar bem quietinho durante o sono.

Hélia Pimenta (Eliane Giardini)

Ex-bailarina, formada em Cuba, abandonou a dança profissional por razões até hoje não esclarecidas. Para amenizar a falta que sente dos palcos, fundou uma academia no centro de São Paulo, onde seus alunos encontram diversos ritmos de dança. Hélia mora no Titã, aliás, foi a primeira pessoa que se mudou para o prédio e é a única proprietária de um imóvel no edifício. Ela tem um filho, Zeca, para quem se recusa a dizer o nome e o paradeiro de seu pai. Além deste segredo, Hélia esconde vários outros, incluindo a razão de ter uma relação tão conflituosa com Leal.

Iolanda Paranhos (Malu Galli)

Ex-enfermeira e formada em Psicologia, vai se transformar numa supergovernanta e aparecerá na vida de Goretti para ajudar na difícil tarefa de educar suas quatro filhas. Ficou viúva jovem e desde sempre precisou lutar para vencer na vida, deixando seu coração um tanto endurecido para o amor. Acaba de se mudar para São Paulo e tem esperanças de conseguir reconstruir sua história.

Jannis Piñon (Aline Peixoto)

Filha de Ramón e Ditta. Ganhou seu nome em homenagem à famosa cantora, de quem seu pai sempre foi fã. Jannis tomou as dores do pai depois da separação de sua mãe. Por isso, faz todas as vontades do pai, incluindo esconder sua grande paixão por Túlio, já que Ramón é um pai para lá de ciumento.

Justine (Tuna Dwek)

Assistente de Ditta que chega ao Brasil com a cantora. Vai tentar convencê-la a não abandonar a carreira pelos filhos. Poliglota e viajada, Justine é o braço direito da cantora.

Lavínnia Palumbo (Cláudia Missura)

Ginecologista vinda de família rica, é solteira e não tem filhos. Trabalhadora e incansável, faz o estilo “poderosa sem tempo para o amor”. Mas os resultados de seus esforços quase nunca correspondem às suas expectativas. Gastou todo o dinheiro que tinha na compra de equipamentos de última geração para dar vazão a um projeto para lá de inusitado: uma maternidade portátil.

Led Piñon (Guilherme Leicam)

Led Zepellin foi a grande inspiração para a escolha do nome do jovem. O filho mais jovem de Ramón e Ditta é quem mais sente falta da mãe. Esconde um grande segredo, principalmente de seu pai: estuda violoncelo e, de acordo com seu professor, vai longe. No fundo, sofre por não poder mostrar ao mundo que seu compositor favorito é Schubert. Led é exímio praticante de parkour.

Malu Leitão (Sofia Porto)

Trabalha na loja de Zapata. É um tipo bem engraçado. Seu passatempo é devorar pizzas.

Maria Clara (Jeniffer de Oliveira Andrade)

Esta é a Maria mais forte entre as quatro, embora tenha sido a terceira a nascer. Ela até que tem o tamanho normal para a idade, 13 anos, mas surpreende a todos quando carrega móveis de sua casa. Maria Clara não tem medo de quase nada, incluindo outras crianças maiores do que ela. Se pensar em confusão, conte com ela!

Maria Eugênia (Ana Karolina Lannes)

É a mais novinha da prole, com 12 anos. Encantadora e falante, chama a atenção por ser muito inteligente, mais do que a idade permite. E aparenta saber mais da vida do que de fato sabe. Maria Eugênia é a filha que mais sente falta da presença da mãe.

Maria Eunice (Polliana Aleixo)

A filha mais velha de Goretti e Bodanski. Tem 15 anos, mas se parece com uma criança grande. É desajeitada e prefere brincar com os mais novos. Maria Eunice adora – e faz isso muito bem – imitar vozes de personagens de desenhos animados e de super-heróis.

Maria Helena (Rebecca Orenstein)

A segunda filha do casal é também a mais vaidosa. E sabe se comportar como uma mulher madura, com ares e trejeitos de uma adulta, embora tenha apenas 14 anos. É uma crítica ferrenha de moda e sua principal vítima é a mãe, Goretti, que não tem o menor talento para se vestir.

Milena Morgado (Janaína Ávila)

É mais uma das proprietárias de loja da Galeria. Faz parte do grupo dos góticos, sem deixar de lado a elegância e a sofisticação.

Miranda Paranhos (Eliana Pitman)

Sogra de Iolanda, ela não teve uma vida fácil, mas não reclama de nada. Sobrevive com o pouco que ganha de sua aposentadoria de arquivista. Tenta aproveitar ao máximo os bons momentos fazendo uma das coisas que mais ama – e que faz muito bem: tocar trombone. Musicista de mão cheia, Miranda vai integrar uma pequena orquestra formada na academia de Hélia.

Nara Nolasco (Priscila Fantin)

É uma amiga de infância de Zeca e, por consequência, sua namoradinha de adolescência. O relacionamento, se é que pode ser chamado assim, nunca ficou estabelecido ou formalizado, embora Nara tenha a certeza de que Zeca é o seu verdadeiro amor. Aprendeu a dançar com Hélia e hoje é uma excelente dançarina, dessas que participam – com um bom desempenho – de concursos em diversos países. É par constante de Zeca e os dois sonham em vencer uma disputa juntos. Nara é vaidosa e feminina, mas não mede esforços para defender o que deseja.

Nelsinho Pallotti (Xandy Britto)

Faz parte da equipe de seguranças do Titã. Embora não seja do tipo atlético, é surpreendentemente ágil e eficiente.

Pasquale (Genezio de Barros)

Como tantos migrantes em São Paulo, Pasquale venceu na vida com árduo trabalho. É um sergipano que cisma em falar italiano e em seu discurso vive usando expressões do idioma com sotaque nordestino. É dono da pizzaria Pasquale & Pasquale Pizza. Não tira férias e nem arreda o pé dos negócios, pois segue à risca a história de que é o olho do dono que engorda o gado. Não tem família, por isso transfere para o jovem Túlio, funcionário da pizzaria, o amor que dedicaria a um filho.

Ramón Piñon (Leonardo Medeiros)

Dono da lendária “Ao Tiozinho do Rock”, Ramón é o aguerrido presidente da associação dos lojistas da Galeria. Roqueiro velho de guerra, sem nunca abandonar o jeitão desleixado e rebelde, Ramón é, no fundo, um homem conservador. Tenta educar sua filha colocando-a numa redoma de vidro e sofre até hoje por ter sido abandonando pela mulher, a cantora internacional Ditta.

Raulzão (Paulo Leal de Melo)

Se chamar de “Ducha Fria” ele também atende. É o pessimista de plantão. Se é para dar uma má noticia, pode contar com ele. Raulzão é um dos seguranças do Titã. Homem de bom coração, esconde uma paixão por Deodora.

Tartana (Cassio Inácio)

É o melhor amigo de Túlio. Por ser muito “esquentado”, se mete constantemente em encrencas. Aprendeu a lutar boxe no exército, o que de nada adiantou. Tartana perdeu e continua perdendo todas as lutas as quais insiste entrar.

Tertuliana (Débora Duarte)

Esta pernambucana não tem travas na língua. Experiente e generosa, Tertuliana vive há anos na casa de Leal, a quem é extremamente fiel. É a referência materna de Nelinha, pois foi quem cuidou da criação da menina desde a morte de sua mãe. Tem um enorme carinho pelas destrambelhadas Goretti e Regeane.

Tio Fidélio (Ricardo Blat)

Hoje é zelador noturno do Teatro Municipal, mas no passado destacava-se como pintor de telões de ópera, teatro e balé. Culto, educado e elegante, Fidélio é um homem discreto. Talvez por esta razão seja um dos melhores amigos de Hélia, de quem é um fã incondicional. Os dois dividem segredos, principalmente no que se refere ao passado da ex-bailarina.

Tita Bicalho (Cris Vianna)

A delegada não deixou que a rotina na polícia a fizesse esquecer da vaidade. Na sua bolsa duas coisas não podem faltar: o batom e sua pistola com cabo perolado. Gosta de ir direto aos assuntos e é incansável nas horas das investigações. Tita é mestre em krav magá, técnica de defesa pessoal.

Túlio Osório (João Baldasseirini)

Motoboy, entregador de pizza da Pasquale, é um dos heróis da história. Inteligente, boa praça e bom caráter, tira os amigos de encrenca com a mesma facilidade com que entra nelas. Túlio tem uma habilidade incrível pilotando sua moto. Além disso, adora escrever histórias e versos, embora tenha vergonha de mostrar para outras pessoas. É apaixonado por Jannis, filha de Ramón.

Valvênio Marins (Alexandre Cioletti)

Ex-campeão de xadrez e competente técnico em informática. O seu único foco está em seu trabalho e, por isso, parece estar de mal com o espelho – o que pode esconder um homem bastante interessante. Já se conformou com o fato de que sua aparência e timidez o afastam do público feminino. Mesmo com todas essas “adversidades”, ainda é capaz de se apaixonar.

Vinícius Porto (Felipe Camargo)

Conhecido por todos como Portinho, ele atualmente não faz parte da família Cordeiro. Muito a contragosto, se separou da mulher de sua vida, Regeane. Um dos astrônomos mais atrapalhados do universo, Portinho faz a linha de homem desastrado, azarado e acomodado. Profissional brilhante, não sabe lidar com a realidade. É o melhor amigo de Nelinha, que pode contar com sua companhia e fidelidade. Apenas uma coisa, ou melhor, uma pessoa é capaz de transformá-lo: Regeane, por quem faria qualquer coisa.

Zuppo (Pascoal da Conceição)

Vive se fazendo de bobo, mas no fundo está ligado em tudo. Tem uma pulga atrás da orelha em relação a Albano e, sempre que pode, fica de olho no vilão. Usa o tom de brincadeira para tratar de assuntos sérios. É especialista em construção nas alturas e ensinou Nelinha a ter gosto pelas nuvens.

Leia também:
Tempos Modernos: Paixão, encontros, confusões e humor

Veja também