Torre de Babel: Um plano de vingança


Trama policial ambientada em São Paulo enfocava a violência e a estratificação social.
Exibida originalmente em 1998, a trama é considerada uma das mais emblemáticas de Silvio de Abreu, por abordar temas como homossexualidade, violência e drogas. Ambientada em São Paulo, a novela começa com uma cena de crime: o ex-perito em fogos de artifícios José Clementino (Tony Ramos), que trabalha como pedreiro na construção de um luxuoso shopping center, assassina a esposa ao flagrá-la com outros dois homens.
Ele é condenado a vinte anos de prisão e, ao ser libertado, coloca em prática seu plano de vingança contra o dono da construtora, César Toledo (Tarcísio Meira), que colaborou para sua acusação. A explosão tão planejada do Tropical Tower Shopping acontece, e o mistério da vez é descobrir o autor, que só é revelado ao fim da trama.
Entre os destaques do elenco: Adriana Esteves, Juca de Oliveira, Marcos Palmeira, Edson Celulari, Glória Menezes, Letícia Sabatella, Stênio Garcia, Maitê Proença, Christiane Torloni, Silvia Pfeifer, Claudia Raia, Cleyde Yáconis, Natália do Vale e Cacá Carvalho.
Exibida pela Globo, em 1993.

Veja também