Vale Tudo: Inversão de valores no final dos anos 1980

foto de Glória Pires e Regina Duarte, Maria de Fátima e Raquel na novela

Corrupção e falta de ética foram enfocadas em Vale Tudo, que denunciava a inversão de valores no Brasil no final dos anos 1980. Os autores centraram a discussão sobre honestidade e desonestidade no antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha Maria de Fátima (Gloria Pires), jovem inescrupulosa e com horror à pobreza que, logo nos primeiros capítulos da novela, vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar modelo. Raquel vai atrás da filha e conhece o administrador de empresas Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), por quem se apaixona. Para ganhar a vida, passa a vender sanduíches na praia, com a ajuda do amigo Audálio (Pedro Paulo Rangel), conhecido como Poliana.

Enquanto a mãe batalha para sobreviver honestamente, Maria de Fátima se alia a César (Carlos Alberto Riccelli), um mau-caráter que a estimula a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), de olho na fortuna do rapaz. Afonso é namorado da jornalista Solange (Lídia Brondi), que acolheu Maria de Fátima quando esta chegou ao Rio, e filho da poderosa empresária Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora da Companhia Aérea TCA. Odete também é mãe de Heleninha (Renata Sorrah), artista plástica frágil e insegura, que sofre com o alcoolismo. A rica executiva manipula a vida dos filhos e trata mal os empregados, além de se achar superior a todos.

Obstinada em se casar com Afonso, Maria de Fátima aceita a proposta indecorosa de Odete, que pede que a jovem separe Raquel de Ivan, prometendo fazer seu filho casar-se com ela. A vilã quer Ivan disponível para se casar com sua filha Heleninha. Maria de Fátima faz mais uma de suas armações e consegue acabar com o relacionamento e a felicidade de sua mãe, que rompe com Ivan, acusando-o de desonestidade. Magoado, Ivan se casa com Heleninha.

No acordo firmado com Odete Roitman, Maria de Fátima teria direito à fortuna de Afonso após dois anos de casamento. O tempo passa, mas, dois meses antes do prazo, Odete descobre o romance da nora com César, com quem ela própria mantinha um caso. Desmascarada, sem o apoio da vilã, Maria de Fátima fica sem nenhum tostão e vai procurar Raquel, agora proprietária de uma rede de restaurantes. Raquel, após muitas decepções, recusa-se a ajudar a filha.

Odete é assassinada nos capítulos finais, gerando um grande mistério na história. O Brasil inteiro parou para saber “quem matou Odete Roitman”. O assassino era um personagem que ninguém esperava: Leila (Cassia Kis), mulher do mau-caráter Marco Aurélio (Reginaldo Faria), diretor da TCA. Leila atira em Odete pensando se tratar de Maria de Fátima, que se tornara amante de seu marido.

A novela mostrou um final inusitado, ao não punir os personagens de má índole: Maria de Fátima se casa com um nobre italiano gay, em mais um plano idealizado por seu amante César; e Marco Aurélio, depois de aplicar um grande golpe financeiro, foge do país com Leila, dando uma banana para o Brasil, em cena que virou uma das mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira.

Principais personagens
Raquel Accioli (Regina Duarte)
Maria de Fátima Accioli (Glória Pires)
Odete de Almeida Roitman (Beatriz Segall)
Ivan Meireles (Antônio Fagundes)
César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli)
Helena de Almeida Roitman (Heleninha) (Renata Sorrah)
Afonso de Almeida Roitman (Cássio Gabus Mendes)
Solange Duprat Lídia Brondi)
Marco Aurélio Cantanhede (Reginaldo Faria)
Leila Cantanhede (Cássia Kis)
Aldálio Candeias (Poliana) (Pedro Paulo Rangel)
Celina Junqueira (Nathalia Timberg)
Bartolomeu Meireles Cláudio Corrêa e Castro)
Rubens (Rubinho) (Daniel Filho)
Aldeíde Candeias (Lília Cabral)

Ficha da novela
Produção: TV Globo
Autoria: Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères
Direção: Ricardo Waddington e Paulo Ubiratan
Direção-geral: Dennis Carvalho
Direção executiva: Paulo Ubiratan
Supervisão: Daniel Filho
Período de exibição: 16/05/1988 – 06/01/1989
Horário: 20h
Nº de capítulos: 204
Fonte: Memória Globo

Veja também