Irmã Benigna Victma de Jesus

A Arquidiocese de Belo Horizonte finalizou a fase diocesana de coleta de dados do processo de beatificação da Irmã Benigna Victima de Jesus, que teve inicio no dia 15 de janeiro de 2011. O processo seguiu em janeiro de 2013 para andamento no Vaticano. O postulador da causa, o italiano …

Quero continuar lendo…

Serra da Piedade, lendas e mistérios

Localizado no alto da Serra da Piedade, em Caeté (MG), a 1.783m de altitude, a origem do Santuário de Nossa Senhora da Piedade está ligada a muitas lendas, envoltas de mistérios. Antigamente, dizia-se que os fundadores da capela seriam os assassinos de Inês de Castro que fugiram da perseguição das …

Quero continuar lendo…

Senhora da Piedade, Padroeira de Minas

Em 1960, Nossa Senhora da Piedade foi consagrada padroeira de Minas Gerais Os milagres relatados pelos fiéis, como tendo ocorrido na Serra da Piedade, onde estava a velha ermida de Nossa Senhora da Piedade, convenceram o povo que, por sua vez, passou a auxiliar na construção da capela e, em …

Quero continuar lendo…

Irmã Germana

Um fato da crucificação que se reproduziu por mais de 40 anos, todas as sextas-feiras Irmã Germana, que era tida por muitos como uma santa, viveu entre a Serra da Piedade, Roças Novas e Macaúbas. O raro fenômeno da sua crucificação todas as sextas-feiras, por mais de 40 anos, atraiu …

Quero continuar lendo…

Ermida, tesouro mineiro

O Santuário Nossa Senhora da Piedade está entre os tesouros de Minas Minas são muitas e numerosos são os seus tesouros, que estão emoldurados por mais de 300 anos de história. Para além desses três séculos, grandes referências a lugares, acontecimentos, personalidades, fé, cultura e cidadania. Neste horizonte de incontáveis …

Quero continuar lendo…

Serra da Piedade, no Quadrilátero Ferrífero

A Serra da Piedade, localizada na divisa dos municípios de Sabará e Caeté no Quadrilátero Ferrífero, centro leste de Minas Gerais, constitui um importante sítio geológico associado à história da exploração do interior do Brasil pelos bandeirantes e à evolução geo-ecológica da Terra. Apresenta ótimas exposições de itabiritos da Formação …

Quero continuar lendo…

Sabarabuçu, Serra do Caeté, Serra da Piedade

Nos tempos dos Bandeirantes era a famigerada Sabarabuçu, onde sonhavam encontrar jazidas de prata semelhantes às do Peru. O nome primitivo era Itaberaba-assu; que significava montanha resplandecente e alta e que os portugueses, no seu linguajar atropelado, foram reduzindo para Sabarabuçu e, depois, para Sabará: o nome do município donde …

Quero continuar lendo…