Montanhismo: Serra da Piedade para escaladores

Montanhismo
Foto de escaladores na Serra da Piedade
Os diversos pontões são escalados desde os anos 60

A Serra da Piedade está localizada no município de Caeté a cerca de 60km de Belo Horizonte. A serra é o extremo leste de uma grande estrutura geológica de direção Nordeste-Sudoeste que recebe diversos nomes, de Oeste para Leste: Serra de Itatiaiuçu/Igarapé, Serra Azul, Fecho do Funil, Três Irmãos, Serra do Rola Moça, Serra da Mutuca, Serra do Curral, Serra do Taquaril e finalmente Serra da Piedade. Praticamente todas apresentam afloramentos nos quais é possível a prática de escalada. Na Serra do Curral as vias concentram-se no Parque Municipal das Mangabeiras e na Serra de Igarapé/Itatiaiuçu estão sendo abertas diversas vias e logo se tornarão campos-escola.

Estas “montanhas” existem porque são formadas por cangas (crosta resistente à erosão e muito rica em óxidos de ferro) e “itabiritos” ( rochas metamórficas formadas por camadas alternadas de quartzo e ferro). Nos locais onde o ferro está mais concentrado, formando grandes jazidas, as empresas de mineração já estão instaladas.

Escaladas

(Gráfico: Fepemg)

Os diversos pontões da serra são frequentados desde os anos 60 por escaladores. A Serra da Piedade é um bom local para se escalar porque além de ter uma bela vista é também pouco frequentada – não é preciso pegar senha nas bases das vias. A maioria das vias são feitas em “top rope”, portanto, não é preciso ter mais do que o equipamento básico para se escalar. Outro aspecto interessante é a grande variedade de tamanhos e formas dos blocos e pontões, o que permite reunir num mesmo local as mais diversas técnicas de escalada como chaminés, oposições, agarras e fendas.

A rocha apresenta grande resistência à perfuração, o que levou ao estabelecimento de escaladas utilizando preferencialmente proteções naturais (bicos de pedra) e móveis. Os blocos são muito bons para treinamento de iniciantes nas técnicas de escalada, pois é possível escalar mais de uma dezena de vias curtas (boulders com segurança) no mesmo dia. Este ótimo campo-escola é utilizado pelo Exército Brasileiro, especificamente pela seção de montanha do 12º Batalhão de Infantaria, sediado em Belo Horizonte, para treinamento de seus homens. Os blocos utilizados pelos militares apresentam marcas feitas com tinta, indicando frequentemente as agarras que devem ser utilizadas, o que é interessante para quem escala pela primeira vez. Os treinamentos são realizados apenas em algumas semanas do ano e em dias de semana, não havendo restrição à utilização do campo-escola por escaladores civis.

Fonte: Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (Fempe)