As Crianças e o Yôga

Crianças harmonicamente equilibradas, concentradas, tranquilas e criativas são metas do trabalho de Yôga na infância. Há variada oferta de didáticas e técnicas para adultos que possuam esse tipo de demanda. Já para as crianças existem os caminhos, mas não tantos. Integrar os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais são objetivos do Yôga tanto junto aos adultos quanto às crianças.
O Yôga trabalha não só o físico, como o mental, o espiritual (não há relação alguma com religião). Na cultura atual há carência de valores que vão além do material, e isso o Yôga proporciona de forma sábia e competente. A aula para crianças é quase a mesma que para adultos, em uma linguagem lúdica e adequada para a infância. Existem as etapas de desenvolvimento infantil que precisam ser respeitadas. Portanto é uma questão de adequação e a teoria é adequada às etapas do desenvolvimento. São praticados exercícios respiratórios (interessantes e importantes para crianças que possuam asma, bronquite, renite, demais doenças do sistema respiratório, ansiedade e agitação exacerbadas). Os exercícios físicos são lentos e conduzem à percepção corporal. O corpo “dialoga” conosco, e chamar a atenção para esse fato a partir da atitude de parar e escutar faz toda diferença. Ensinar às crianças movimentos corporais que tragam tensão e outros que proporcionem relaxamento conduz a uma consciência diferente e elas passam a perceber o mundo de forma mais sensível.
A percepção energética também muda. O ocidental não valoriza a questão da energia. Investe muito na energia tecnológica e desconsidera a humana. O praticante de Yôga possui sensibilidade e atenção ao fato de que tudo e todos possuem energia e que esta pode ser canalizada positiva ou negativamente. “ Nós comparamos o modo como um rádio pode ser sintonizado para receber e transmitir mensagens com nosso cérebro, que sintoniza para receber e transmitir ondas de pensamentos entre si. Comparamos também o funcionamento de uma bateria de automóvel com o funcionamento da bateria de nosso corpo. Trazendo energia consciente para o corpo, ao tensionar músculos e dissipar conscientemente a energia do corpo, através do relaxamento, observamos o efeito da bateria de carregar e descarregar, que continua além da nossa percepção consciente. “Existem muitas correspondências entre o mundo exterior e nosso mundo interior e praticar Yôga é integrar, associar e perceber essa correspondência através de técnicas sérias e eficazes.
O trabalho desenvolvido com as crianças no Núcleo Cultural Sat Sanga demonstra que as respostas aos estímulos oferecidos são relevantes e merecem atenção. Recebemos certa criança através de indicação médica e o feed back da mãe foi bastante positivo. Segundo mães de alunos, há crianças dormindo melhor, com melhor aproveitamento pedagógico, mais tranquilas, menos preocupadas e agitadas. O exercício contínuo da prática é importante, pois o Yôga traz benefícios progressivos que surgem através da prática freqüente. Assim como o corpo precisa de alimento diário para se manter, também o praticante precisa de exercícios constantes. Como Professora de Yôga do Núcleo Cultural Sat Sanga gostaria de desejar um ótimo final de ano aos alunos e familiares. Agradeço pela confiança e pelos caminhos trilhados em 2009. Foram vários os momentos de crescimento, aprendizagem e satisfação. Nos preparamos para a entrada do ano de 2010 com alegria e repletos de energias positivas de boas vindas. Deixo aqui o convite para crianças, adolescentes, adultos e idosos que se interessem pela prática de Yôga. Que possamos construir cada vez mais sólidas estruturas baseadas em valores positivos para que vivamos cada vez melhor!
Até a próxima!!!