Carreira e Plano de Vida

Planejamento de carreira, planejamento familiar, planejamento financeiro. São vários os pontos que merecem reflexão para que a vida possa fluir melhor e dar mais certo. Organizar as metas é tarefa necessária, e muitas vezes desconhecida. Muitos vivem aleatoriamente, de maneira perdida, sem rumo, sem saber o que querem conquistar, como desejam viver.
Tão prejudicial quanto não ter metas é viver de maneira inflexível, apenas para cumprir as metas determinadas, custe o que custar. Os dois extremos são nocivos. Saudável é refletir, encontrar as metas adequadas, fazer por onde conquista-las, mas sem desespero, de maneira que se uma mudança na rota for necessário, isso aconteça sem apegos ou frustrações exageradas.
Os objetivos, anseios, valores e motivações, especialmente profissionais, devem ser questionados e analisados. Perguntas como as que se seguem servem para nortear e ajudar: 1- Gosto realmente do que faço? 2- Vou querer fazer esse tipo de trabalho a vida toda? 3- Até que ponto estou abrindo mão de valores e anseios pessoais (e até ?engolindo sapos?, atrofiando meu talento) em troca dos bens materiais e status que esse trabalho propicia? 4- Qual minha real vocação? 5- Em que sentido esse trabalho e essa empresa ajustam-se ao meu plano global de vida em termos de desenvolvimento pessoal e realização como ser humano num sentido mais amplo? 6- Que alternativas não ortodoxas/criativas , em termos de trabalho, poderiam melhor viabilizar meu plano de vida? Na empresa? Fora dela? 7- Como estão minhas perspectivas a longo prazo nessa empresa em relação às alternativas acima?
As vezes as circunstâncias levam as pessoas a realizarem certas atividades que não gostariam, mas acomodar nelas gera angústia e doenças. Definir as possibilidades e com calma direcionar a vida para um caminho desejado é necessário para o sucesso e a integridade física e mental. A vida profissional determina e é determinada pela vida pessoal.
No livro Administração de Carreiras, Joel Souza Dutra define carreira como ?conseqüência de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional, enquanto, da perspectiva da organização, engloba políticas, procedimentos e decisões ligados a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Estas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um contexto de constante ajuste, desenvolvimento e mudança?. Inclusive, o projeto profissional deve ser feito anualmente.
Segundo Cabrera, o projeto começa com um sonho, é baseado em sua auto-análise, exige a definição do ?onde?, exige a definição do ?como?, não deve ser compartilhado, a não ser com pessoas confiáveis.? Ou seja, é necessário auto-avaliação, visão do presente, “vi”são do futuro, um plano de ação, consciência dos obstáculos, e é imprescindível revisões e ajustes constantes. É preciso ter os planos e a coragem e dinamismo suficientes para executá-los, revisá-los, ajustá-los.
O Planejamento Familiar também é algo importante a ser conversado entre um casal. Evita futuros problemas. A questão de quantos filhos querem ter, onde desejam morar, e incluir no diálogo a questão financeira. Chegar ao consenso de como administrar as necessidades e realidades da família. Enfim, com consciência, atenção e o olhar disponível aos acontecimentos, evita-se que a vida profissional e pessoal se transformem para pior, regridam, e tragam desagradáveis “surpresas”. A partir desta consciência podem surgir metas e planos que ajudarão pessoas e famílias a se realizarem e viverem mais e melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *