Daniele Vilela Cardoso Leite

Competitividade em 2017

Daniele Vilela Cardoso Leite*

O melhor competidor é aquele que compreende que superar os próprios limites é o mais inteligente. Acrescido o fato que em qualquer competição faz-se prova também de inteligência emocional. É importante saber que quebrar os próprios recordes e lutar com garra para ganhar qualquer prêmio, sem medo de mergulhar fundo na competição, gera em termos emocionais, segurança e em termos energéticos, ganhos.

No Universo existirão pessoas melhores e piores que cada um. A Inteligência humanaé múltipla. Podemos ser excelentes em matemática, mas nem tanto em português, e vice versa… podemos ser lindos em termos de estética mas nem tanto em termos de socialização. Outros são bem melhores. Enfim, cada pessoa e cada situaçãopossuem limites e possibilidades infinitas… Superar a si mesmo é o mais interessante. Quebrar os próprios limites. Ter garra, força, fé, disposição. Querer evoluir e desenvolver cada vez mais… Naturalmente querer crescer por exemplo no ambiente de trabalho é saudável.

Ter ambições é importante. É óbvio que ver o sucesso do outro motiva cada um a querer também melhorar. Essa referência é importante. Ver que é possível crescer mais e mais. Que em 2017 possamos crescer, evoluir, sair do comodismo, quebrar barreiras em nome da evolução, do crescimento, da realização…

Desafios

Os desafios da alma não são fáceis. Mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador.
Não aceite viver uma vida medíocre só porque é mais fácil. O mundo, felizmente, será sempre cheio de desconhecidos:
de alturas que nunca foram alcançadas;
lugares que nunca foram vistos;
ideias que nunca foram pensadas;
crianções que nunca foram criadas.
Não é preciso que sejam imensas alturas, nem fantásticas ideias, nem estupendas criações…
Basta que seja um pouco mais que seu limite de agora.
Não caia na tentação de aceitar limites confortáveis, onde procurará simplesmente viver do jeito que der até quando puder. Se você se esforçar em ampliar seus limites, um pouco de cada vez, porém sempre mais, sempre se expandindo, descobrirá a verdadeira finalidade da vida e o prazer de vencer o maior dos desafios: o de superar a si mesmo.
Descubra seu caminho, pois ninguém mais pode descobrir por você. E siga-o, pois só você pode trilhá-lo.
Respeite seus sonhos e ideais e nunca, nuca desista deles, pois eles são a única coisa concreta num mundo de sombras em eterna mutação.

Rosana Zoelner

*Daniele Vilela Cardoso Leite é Psicóloga, professora de Yôga e colunista do jornal Acontece (Caeté-MG) de 1999 a 2017, quando foi encerrada a circulação da edição impressa.