Natal, Tempo de Esperança

Cristo foi na Terra a encarnação do Amor. Amor, energia que mantém a vida, envolve e ilumina. Conta certa história que … “Um dia , a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição dominical, perguntou às crianças quem saberia explicar o que é Deus? Uma das crianças levantou o braço e disse: -Deus é o nosso pai, Ele fez a Terra, o mar, e tudo que está nela; nos fez como filhos dele. A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe: – Como vocês sabem que Deus existe, se nunca o viram? A sala toda ficou em silêncio…
Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse: – A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira fica sem sabor. Deus existe e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se Ele sair de perto nossa vida fica… sem sabor. A professora sorriu e disse: – Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida! Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.”
“A sabedoria não está no conhecimento mas na vivência de Deus em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de Deus não existe e nunca existirá, nem mesmo nos melhores açúcares!” Para nós, devotos Cristãos, Jesus, o Rei dos Reis, foi a expressão máxima do Amor! O Filho do mais Puro Amor! Muitos são os exemplos de vida na história da humanidade repletos dessa Energia em abundância! Nos orgulhamos de exemplos como Mahatma Gandhi, que dedicou-se a lutar contra todo tipo de dominação, racismo e violência ( “A não violência é o primeiro artigo da minha fé; e é também o último artigo do meu credo.”) , Madre Tereza de Calcutá, ganhadora de um Nobel da Paz, religiosa que dedicou 50 anos à cidade de Calcutá, servindo aos necessitados ( “…O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem mesmo assim! A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto e franco mesmo assim! Se você der ao mundo o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor. Mesmo assim!”) ,
Martin Luther King, que liderou a partir de 1955, uma campanha pacífica pela justiça para o povo negro americano ( “Eu tenho o sonho de que, um dia, os homens se ergam e percebam que são feitos para viver uns com os outros, como irmãos.”) Dom Hélder Pessoa Câmara, conhecido como o Profeta da Paz (“O que te tornou tão assustadiça, pomba da Paz? Por que te custa tanto pousar no chão dos homens? Por que não te aninhas, um instante, em minhas mãos de homem sedento de paz!?… Só virás quando tivermos, efetivamente, abolido as guerras, serenado o egoísmo, posto limite à ambição? Quando entendermos que não és um talismã que atrai a paz, mas recompensa da paz, que nos cabe criar?”) , entre tantos outros nomes…
Há também em nosso convívio pessoas que merecem todo respeito e são exemplos. A justa, alegre e contagiante homenagem realizada ontem a Padre José Saturnino de Freitas na Paróquia de São Francisco foi uma reafirmação disso. No ritual de encerramento do ano 2010 do Reiki foi dito que estamos na era das Luzes e não da escuridão. A questão é que a Luz permite que seja visto o lado bom e o ruim, o consciente e o inconsciente, na linguagem da Psicologia Junguiana, poderíamos dizer revelação da Sombra (ângulo feio da psique escondido no inconsciente). Mas ver a Sombra liberta, porque é assim que se transcende, ao tomar consciência, ao vir a tona. Portanto o prognóstico é favorável, segundo essa linha psicológica de raciocínio.
Natal é Luz, que venha a Luz! Cada vez mais, mais intensa, mesmo que ela mostre algo que não queiramos ver, mas que existe e precisamos libertar. Natal portanto traz a força da Luz, a energia da liberdade. Assim seja…