Veja como você age e reage

Cada pessoa possui um modo singular de reação diante dos acontecimentos. Mas existem dois modelos de ação que servem como referência para classificarmos nossas atitudes e podermos assim nos analisar e nos conhecer melhor. São as formas reativa e proativa de reação ao mundo.
Veja com a qual você mais se identifica:
O modelo reativo é aquele adotado por pessoas que são geralmente levadas pelo sentimento, circunstâncias, condições e ambiente. Se deixam levar por circunstâncias externas. Por exemplo, o ambiente físico ou social. Se o tempo está bom, elas se sentem bem; caso contrário mudam de atitude. Ou se as pessoas a tratam bem, sentem-se bem, mas quando há alguma situação desagradável assumem uma postura defensiva e fechada.
As pessoas reativas constroem a vida permitindo que o comportamento do outro a controle. O reativo tem a tendência de diminuir o seu círculo de amizade e de participação na sociedade, tendendo ao isolamento. A convivência com outras pessoas, quando acontece, é por obrigação e não por prazer.
Este tipo de pessoa se fecha em seu próprio mundo por defesa, para não ter que se relacionar com o outro, que é visto como um invasor.
Já o proativo é diferente. Não é o mundo que determina suas atitudes, e sim ele mesmo. A responsabilidade é a sua principal característica, pois ele exime de culpa qualquer empecilho externo para realização dos seus projetos. As pessoas proativas, faça chuva ou sol, seguem em frente.
O ambiente influencia, mas a resposta delas é que é diferente. O seu raciocínio é que se alguém a chateou de certo modo, ela permitiu que isso acontecesse. “Não importa o que fizeram comigo. Importa o que vou fazer com o que fizeram comigo”.
A pessoa proativa toma iniciativas, vai de encontro aos seus desejos, independente das circunstâncias externas. O seu papel é lutar para realizar suas metas, e não ficar lamentando as más situações, como fazem os reativos, que quando percebem, a vida já passou e eles não conseguiram realizar seus sonhos, tornando-se pessoas frustradas. É como se eles estivessem apenas nas mãos da vida, e não a vida em suas mãos. Querem passar o tempo e não viver o tempo.
A demanda do mundo atual é de pessoas proativas. Que transformem sua realidade em seu favor. Que assumam por completo a responsabilidade de sua vida. Que não se acomodem diante das barreiras e empecilhos. Que tenham disposição para trabalhar, lutar, amar, viver. Que vejam as dificuldades como pedras no caminho a serem retiradas.
No mercado de trabalho, nos relacionamentos interpessoais, enfim, na vida, as pessoas proativas têm muitas conquistas garantidas.
Linguagem Reativa: Não há nada que se possa fazer * Sou assim e pronto * Ele destruiu a minha vida * Eles nunca vão aceitar isso * É assim que ele pensa * Ah se eu pudesse * Eu não posso.
Linguagem Proativa: Vamos procurar alternativas * Posso tomar outra atitude * Vou recomeçar * Eu escolho * Eu prefiro * Eu posso, vou fazer * Eu consigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *