Yoga, Paz com a Vida!

Estamos no início do ano [2011], época propícia para começar atividades físicas, esportes, práticas que trabalhem o corpo e a mente. O Yoga é uma boa opção para quem procura bem estar, alegria, amplitude de consciência. Para uma boa compreensão, o indicado é experimentar, vivenciar, sentir como a prática conduz ao equilíbrio físico, emocional, mental. De forma literal a tradução da palavra Yoga, que vem da Índia e é um termo da língua sânscrita (língua que já não é mais falada na Índia, assim como é o Latim para nós), significa “União Consigo mesmo, com o Cosmo, com o Todo”.
As técnicas utilizadas são variadas. Exercícios respiratórios (a respiração conecta o corpo com as emoções, faz a ligação do físico ao mental, emocional, espiritual), exercícios físicos (nosso corpo conversa conosco e conta tudo o que se passa com ele. Cabe a nós escutar ou não. são executadas posturas firmes e flexíveis, efetuados alongamentos, torções, flexões, posições invertidas, entre outras, sendo que os exercícios são feitos lentamente, com consciência, uma escuta atenta ao que o corpo está dizendo, e ao mesmo tempo, um trabalho de estimulação que tanto precisamos. Sempre com muito respeito ao corpo e muita consciência. Exercícios de relaxamento também podem ser vivenciados. Mas tomemos cuidado! Associar Yoga apenas a relaxamento é um equívoco.
A prática vai além. Abastece as reservas de energia. As técnicas meditativas também são ponto central na prática. Meditar implica em manter a mente centrada em apenas um ponto (símbolo, música, etc). A parada das ondas mentais conduz a harmonização e equilíbrio interno indescritíveis. OS benefícios são inúmeros e imensos. A forma de viver, perceber e conduzir a vida mudam após conseguir alcançar uma vivência meditativa. A vocalização de sons é outra técnica que pode ser utilizada em uma prática de Yoga. São criados campos de energia através da vibração do som, da repetição de palavras que vibram de forma especial. São os mantras. Essas são algumas técnicas que podem ser utilizadas em uma aula. Existem várias outras, mas todas com os mesmos objetivos citados acima, sempre.
Existem vários ramos de Yoga, ou seja, vários tipos de aula. Algumas priorizam e focam nos exercícios respiratórios. Outras na meditação, outras nos mantras, ou no relaxamento, ou nos exercícios físicos, e assim por diante. Algumas linhas são mais completas e trabalham as várias técnicas. Enfim, o assunto é muito complexo e extenso. Estamos apenas transmitindo uma noção básica para os indivíduos que gostariam de entender um pouco mais sobre o assunto. A informação é muito importante. Há muitos livros, uma literatura extensa e rica que exploram o tema. Yoga não é religião, embora seja uma prática espiritualizada, pois para haver a união do indivíduo consigo mesmo e com o todo depende do reconhecimento e da conscientização de que Forças Maiores conduzem tudo o que existe. Indivíduos das mais variadas religiões praticam Yoga.
Para realmente perceber e captar os resultados na saúde física, mental, emocional, espiritual, é necessário perseverar na prática. É com o tempo que os benefícios tornam-se extremamente visíveis. Tem que haver disciplina, dedicação, e isso vem da motivação. O Yoga estimula a desenvolvermos uma percepção contínua entre o nosso mundo interno e externo. É adequado a todas as idades. Crianças, jovens, adultos, idosos. Em Caeté, um dos lugares que oferecem aulas, inclusive experimentais, é o Núcleo Cultural Sat Sanga, situado à Rua Gualter Duarte, 561, José Brandão, telefone: 31 3651-1908. Descubra e use sua força interior! Pratique Yoga!