Dr. Carlos Eduardo Guimarães

Dicas e conselhos para o emagrecimento

Dr. Carlos Eduardo Guimarães*

Dizem as más línguas que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia… Aqui iremos contrariar o dito popular, fornecendo algumas dicas sobre emagrecimento, visto que a ideia que reina neste século e na consciência do ser humano atual é buscar a saúde através de reprogramação de hábitos.
O ser humano “consciente” é aquele que respeita o meio ambiente e consequentemente a si próprio. Portanto, obesidade é um problema não só de foro pessoal como também de saúde pública. Está provado cientificamente a relação da obesidade com doenças cardiovasculares, artroses, entre outras.
Além disso, o obeso tem uma sobrevida menor, aproximadamente 30% do que viveria, se tivesse um corpo dentro dos padrões de normalidade. A ciência prova!
Então, aqui vão algumas dicas e conselhos:
* Habitue-se a observar tudo o que come ao longo do dia. Isto o colocará “frente a frente” com os erros que passam despercebidos.
* Descobrir sua maior motivação é a chave de uma dieta bem sucedida. Buscar uma postura de hábitos sabendo que esta mudança vai lhe trazer vida é o grande incentivo. A vida deve ser vivida em sintonia com nossas aspirações. O resto é resto! Observe que a maioria das pessoas que te cercam, querem te ver gorda… Então despreze as comilanças que por ventura alguém venha te servir.
* Se você está enjoado da mesma dieta, pesquise novos temperos, condimentos e receitas. Açúcar e gordura são estimulantes de insulina e sucos biliares, que fazem você ter mais fome do que o necessário.
* Não se engane. Não existe carne magra! Todas tem muita gordura, umas menos que outras, mas têm e engordam !
* A entrada do inverno combina com caldos e sopas. A sopa de legumes é de baixa caloria, tem fibras e aquece. Comidas frias no inverno provocam doenças e são indigestas.
* As fibras são ótimas para a saúde dos intestinos, limpam o trato digestivo e eliminam as toxinas como o colesterol em excesso, além de proteger o intestino contra o câncer.
* Os sucos de vegetais crus são uma boa fonte de energia e fibras para quem não dispõe de tempo para lautas refeições. Procure sempre alternativas para uma boa alimentação. Uma boa pedida é o suco de tomate e agrião.
* Apesar de dietéticos, alguns produtos como o chocolate e outros são bastante calóricos. Dê preferência aos alimentos Light, mas cuidado com os rotulados Diet. Light é para quem quer emagrecer e Diet geralmente para diabéticos e hipercolesterolêmicos.
* Faça caminhadas ou ginástica orientada. Ajuda muito mais que você imagina, né Mauro e Neto?
* Faça uma oração sempre às refeições, elas ajudam você a coordenar melhor seu eu interior e dá força aos objetivos. Meditação também é uma forma de oração. Você já tirou alguma vez na sua vida um tempinho para meditar? Se nunca fez isso, faça enquanto é tempo. As orações voltadas para o bem são um alimento indispensável para a vida.
Até a próxima

*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.