Dr. Carlos Eduardo Guimarães

O Corpo Fala

Dr. Carlos Eduardo Guimarães*

O corpo é o espelho da alma. Este é um aforisma que sintetiza o pensamento de várias religiões e escolas de pensamento. Daí, vem um dos ramos da interpretação clínica conhecido como leitura corporal. Quanto a pessoa tem uma vida irregular, logo aparece no corpo algum sinal que evidencia algo errado. Para o corpo, não adianta mentir. Um exemplo típico é alguém que se encontra com manchas roxas que apareceram silenciosamente, e que causa alguma indignação: “Não esbarrei em nada e me apareceram estas manchas”. Essas manchas podem ser lidas como “manchas de angústia”. Desta forma, aprender a analisar as mudanças físicas, seja na pele, no aparecimento de dores, sangramentos ou no aparecimento de “caroços”, pode evidenciar alguma anomalia interna.
Toda dor deve ser checada. É melhor errar pelo excesso do que pecar pela displicência. Na mulher existem duas regiões que são importantes focos de alterações: A mama e o útero. O aparelho reprodutor da mulher está exposto ao contato com substâncias que vem de fora do corpo, ao contrário do homem, que fica protegido. A constante alteração hormonal delas também cria fatores que aumentam os riscos. Por isso fique atenta a esses sinais e sintomas abaixo, que são evidências de problemas.
Pele manchada
Quando a pele se encontra manchada, geralmente a mulher se dirige ao dermatologista que vai indicar algum tipo de creme para esfoliar ou mesmo nutrir a pele. Sabemos que só essa atitude não basta. A pele tem origem embriológica do mesmo folheto do intestino grosso. Desta forma quando o intestino funciona pouco, a pele evidencia o problema ficando “sem vida”. A constipação intestinal ou intestino preso é um dos problemas mais comuns dentro do universo feminino, e é responsável por uma pele sem vida, ressecada e também do mal humor que advém desse tipo de problema. Outra situação importante e grave, é devido ao aparecimento de divertículos e de tumores malignos no intestino, muitas das vezes causados pelos processos inflamatórios crônicos que a constipação provoca.
Dormência ou formigação nas coxas
Calças apertadas causam uma compressão excessiva nos nervos cutâneos femorais, que ficam na lateral da coxa. Saltos altos só agravam o quadro, pois eles lançam a pélvis para frente, comprimindo ainda mais os nervos. Outro cuidado é com a circulação sanguínea que poderá se comprometer. Neste caso o melhor remédio é trocar calças, bermudas e calçados, optando por modelos mais folgados e sapatos com saltos menores.
Queimação nos pés
O uso abusivo de saltos altos é a causa mais comum de encolhimento ou alargamento dos nervos dos pés. A paciente tem, a princípio, a sensação de andar sobre uma pedra. Mas esse problema pode se tornar uma dor cr??nica caso não receba tratamento. Dor nos pés nunca é normal. Mude para sapatos com saltos menores e com maior espaço para os dedos.
Sangramento incomum na vagina: ocorrências fora do período menstrual pode ser uma disfunção passageira devido à mudanças hormonais. Essas situações requerem investigações já que alguns tipos de tumores evidenciam sua presença com pequenos sangramentos vaginais.
Lábios rachados: O lábio é mais sensível que a pele do resto do corpo e, quando ressecado, sofre com o ataque de micro-organismos, causando inflamações. A boca concentra altos níveis de flora bacteriana, por isso, lamber os lábios nessas circunstâncias leva saliva contaminada à região, agravando o caso. Use cremes hidratantes na pele facial e batons (convencionais ou de manteiga de cacau). Evite umedecer os lábios com a saliva.
Desmaio e falta de ar: Fique atento. É uma situação de emergência e requer avaliação médica. Pode ser sintomas de embolia pulmonar. Mas, na maioria das vezes é devido a processos histéricos, que são decorrentes de frustrações ou problemas mal resolvidos, que se convertem em desmaios e dores no peito. De qualquer forma, essa situação requer tratamento médico imediato..
Até a próxima

*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.