Dr. Carlos Eduardo Guimarães*
Sexo tem a ver com saúde? “Tem tudo a haver. O organismo sofre uma série de mudanças extremamente positivas, antes, durante e depois do relacionamento sexual. Quando mantemos um relacionamento sadio e por inteiro, todo o corpo físico e emocional ganham no equilíbrio e harmonia.
Além de liberar “endorfinas” que funcionam como elixir da longevidade e da felicidade. Além do mais a autoestima vai lá pra cima. É uma realização que nos compromete com a vontade de viver. Vejamos abaixo alguns bons motivos para nos envolvermos mais e mais….
Sono tranqüilo
Se ao fazer amor os músculos se contraem e o corpo fica tenso, depois a reação é completamente oposta e o relaxamento, total. O organismo é invadido por um estado de letargia e semiconsciência tal que é impossível não se jogar gostosamente sobre o travesseiro, caindo de sono. “O sexo é mesmo um sonífero natural.
Mente em equilíbrio
O sexo saudável, aquele em que você se entrega de corpo e alma, garante benefícios psicológicos e isso ninguém discute. “Ele dá vazão a uma energia e é fundamental para o equilíbrio “Ao liberar o estresse, faz muito bem para a cabeça”.
Fonte da juventude
Cientistas escoceses compararam a saúde e os hábitos sexuais de mais de 3 mil voluntários e notaram o seguinte: quem se entrega ao sexo com freqüência conserva a aparência mais jovem.
Poder analgésico
Esta é só para as mulheres: “A relação pode reduzir as cólicas”. Por trás desse efeito analgésico estão de novo as endorfinas, que também aliviam a dor. Isso sem contar que a relação sexual funciona como uma ginástica para a musculatura envolvida com o aparelho reprodutor. As cólicas tendem a se atenuar se os músculos desse pedaço são trabalhados.
Emagrecimento
Isso mesmo! Calcula-se que cerca de 100 calorias sejam derretidas em uma sessão na cama. Parece pouco? É mais ou menos o que você gastará depois de pedalar 15 minutos na ergométrica
Tônico para o coração
O sexo ativa a circulação, melhora os níveis de gorduras no sangue e tudo indica que o sexo faça mesmo tão bem quanto uma atividade física leve. Mas, para ser bom mesmo, tem que praticá-lo com freqüência, como qualquer esporte. As pessoas que têm problemas cardíacos devem ter precauções, consultando um cardiologista. Cuidado com o VIAGRA, ele pode alterar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Elimina a depressão
Um estudo com gente deprimida, feito por pesquisadores americanos da Universidade Indiana, constatou que, entre aqueles que mesmo deprimidos, arrumaram um pouco de ânimo para um bom sexo, a libido ? geralmente baixa quando se está nesse estado de espírito ? acabou se normalizando. Uma das razões seria o disparo das endorfinas, espantando o mau humor. Outra hipótese, seria uma melhora da autoestima, conquistada pelo simples fato de fazer amor.
Diante de tantas vantagens…. vamos à luta?
Até a próxima.
*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.