Dr. Carlos Eduardo Guimarães

Quem é mais forte? O micróbio ou o homem?

Dr. Carlos Eduardo Guimarães*

Não há organismo que resista às mudanças de temperatura. Seja qual for a estação do ano, nossa interação com o meio externo é inevitável.
Nesse meio ambiente, bilhões de bactérias, vírus e fungos ficam espalhados e pulverizados no ar. Felizmente, apenas algumas podem provocar doenças, que vão desde uma simples gripe até uma perigosa pneumonia. Nesta guerra invisível, a principal arma contra todo esse mundo microbiológico é, de fato, um exército também invisível que habita nosso sangue; as células que compõem o sistema imunológico.
Organizadas, determinadas e distribuídas estrategicamente, elas policiam o meio interno (o corpo) e efetuam a rápida eliminação de tudo que for considerado estranho. O complexo sistema de comunicação entre essas células do batalhão imune envolve várias proteínas, hormônios, que orientam a hora certa de atacar, onde e com que tipo de arma destruir o inimigo.
“O homem através de sucessivas décadas de desenvolvimento tecnológico, serviu-se de fantásticas armas químicas contra as espécies patológicas ao seu organismo, e também contra aquelas oportunistas, que normalmente não são perigosas, mas esperam um momento de enfraquecimento para tentar predominar. O conteúdo emocional também ativa estes exércitos. Quando o paciente está deprimido, o sistema imunológico fica impotente, facilitando a proliferação dos micróbios. Estes micróbios liberam no sangue e nos sistemas orgânicos, substâncias que vão intoxicar o sistema nervoso, criando dificuldade para a execução do metabolismo. Quando o sistema nervoso pára, todas as funções automáticas como; respiração, transpiração etc., ficam alteradas.
Para evitar que estes micro-organismos indesejáveis, perturbem a saúde, existem algumas maneiras de fortalecer o sistema imunológico. Vejamos abaixo algumas armas poderosas:
Vitamina C ? reconhecidamente a mais importante para o sistema imune. Aumenta a mobilidade das células de defesa.
Zinco ? mineral que é indispensável à especialização das células que comandam a imunidade, principalmente as células “NK” (responsáveis pela eliminação de células cancerosas).
Glucana ? forma de açúcar polimerizado que estimula a produção dos anticorpos. É encontrado nos cogumelos Maitake e Shitake. O primeiro está disponível também na forma de extrato seco para uso em cápsulas.
Equinácea ? uma planta que já foi amplamente estudada nos Estados Unidos e Europa (especialmente na Alemanha) e que mostrou ser um potente estimulador do funcionamento do sistema imunológico.
Ferro ? é outro elemento mineral chave da defesa orgânica.
Unha de gato ? planta medicinal proveniente do Peru, estimula o exército anti-viral e anti-bacteriano, existentes no organismo.
Várias combinações e fórmulas de nutrientes podem ser utilizadas na manutenção de bom funcionamento imunológico. Algumas farmácias apresentam medicamentos naturais à base de equinácea (planta medicinal), zinco, própolis e vitamina C, indicada para pacientes que adoecem com facilidade. Mas, o melhor remédio está mais barato que se imagina… A vida regrada, com alimentação adequada, noites bem dormidas, descanso mental, de preferência, longe da poluição sonora. Desta forma o corpo e a mente ficam mais adequados a enfrentar os fortes micróbios, que apesar de minúsculos, podem derrubar gigantes.
Até a próxima

*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.