Dr. Carlos Eduardo Guimarães*
Os antioxidantes são compostos vitamínicos que eliminam os radicais livres do organismo humano. Os radicais livres, por outro lado, são os agentes que aparecem devido à resíduos alimentares ricos em radicais oxigenados. Estes radicais são os maiores responsáveis pela degeneração das células, causando o envelhecimento precoce e doenças do colágeno.
Para combater os radicais livres, existem muitas vitaminas que conseguem retirar do organismo estes “venenos”, eliminando o risco de envelhecimento precoce, além de doenças degenerativas. Mas, e as vitaminas? Afinal de contas, fazem bem ou mal?
É de consenso científico que se tomadas com prudência e indicação, são benéficas ao metabolismo e necessárias para o crescimento e regeneração dos tecidos. Caso sejam tomadas indiscriminadamente, podem intoxicar quando em superdosagens. Além do alto custo às finanças, as vitaminas podem causar dores no estômago e problemas de fígado, se tomadas sem uma recomendação específica. Portanto, existem contra-indicações formais ao uso indiscriminado das vitaminas ?alertam alguns estudiosos.
Enquanto os cientistas não chegam a um acordo sobre os efeitos das superdoses de vitaminas, vale a pena abusar dos alimentos ricos em munição contra os radicais livres ?este sim, um benefício que ninguém discute. Veja abaixo a relação de alguns alimentos que combatem o envelhecimento.
Vitamina A – Além de prevenir infecções, garante a saúde dos olhos. É encontrada no espinafre e na gema do ovo, entre outros.
Betacaroteno – Este precursor da vitamina A tem se revelado um aliado contra tumores e problemas cardíacos. O tom alaranjado dos alimentos denuncia sua presença, como na cenoura e na abóbora.
Vitamina B6 – Previne dores musculares, entre outros benefícios. A banana, a batata e o abacate são boa fontes.
Vitamina B12 – Ajuda a recuperar glóbulos sanguíneos e dá uma força para a memória. Está principalmente nas carnes de vaca e de porco e no fígado, levedo de cerveja e alimentos integrais.
Vitamina C – Antioxidante clássico, é encontrada principalmente nos cítricos, como a laranja. A acerola, o caju, a goiaba e o brócolis também têm grandes quantidades.
Vitamina E – Os campeões são as avelãs, o amendoim, o germe de trigo e os vegetais de folhas verdes. Pesquisas sugerem um efeito protetor contra o câncer e males cardiovasculares.
Ácido fólico – Seu benefício mais alardeado é prevenir a malformação fetal, mas ele tem outras missões nobres, como ajudar a formar proteínas. É encontrado principalmente nos vegetais de folhas escuras.
Viram só como é fácil manter-se em forma. A ” hortinha” do quintal ainda se constitui no melhor remédio.
Até a próxima.
*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.