Dr. Carlos Eduardo Guimarães*
Um corpinho bem definido e sedutor passou ser uma busca na intimidade de quase todo mundo. Quando nascemos, temos em nossa genética, aspectos que nem sempre dependem das nossas escolhas. Funciona como um sorteio. Olhos castanhos ou verdes, ser alto ou baixo são determinados pelos nossos laços com os antepassados.
Nessa seara de características, às vezes aparecem aquelas que serão uma cicatriz em nosso ego. Um bom exemplo é a celulite. Acontece, na maioria das vezes, um aspecto desconfortante e pouco harmônico na superfície corporal, com um desenho tipo ?casca de laranja?, repleta de micronódulos distribuídos nas partes mais sensuais do corpo. Biquíni…. nem pensar. Calça justa… fica toda marcada! De repente uma preocupação… como ficar livre desta punição….
Em todo o corpo dos seres vivos existe uma camada de tecido gorduroso, que cobre toda a superfície corporal, em maior ou menor densidade. A quantidade normal de tecido gorduroso no corpo é de mais ou menos 20% do peso do indivíduo normal.
Quando ocorre aumento da quantidade do tecido gorduroso, passam ocorrer alterações onde ocorre a compressão de vasos e projeção deste tecido para a pele, ocasionando as alterações conhecidas como celulite. Entretanto, a celulite não é apenas aumento do tecido gorduroso, porque senão ela existiria em homens gordos, o que quase nunca acontece.
Em algumas regiões do corpo feminino a gordura se torna mais densa devido aos hormônios progesterona e estrogênio, que dá o diferencial na silhueta. A celulite acontece devido a uma soma de alterações decorrentes do aumento de gordura, tendo vários fatores envolvidos como a ação dos hormônios, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, alimentação desregrada, alcoolismo e tabagismo.
Mas afinal, existe tratamento para este incômodo ?
Sim, temos várias formas de combate à celulite. O primeiro passo é a redução do peso. Quem gosta de vida voltada somente para o prazer, muita comida e bebida, poderá ter um corpo associado à esse tipo de vida. Além do mais, deve se evitar ficar sentado ou em pé por muito tempo, porque dificulta a volta do sangue para o coração, causando a estagnação e consequentemente, os inchaços nas pernas.
Quando por motivos profissionais ou sociais for necessário ficar muito tempo parado, sentado ou em pé (no trabalho, em festas, em viagens longas), deve-se movimentar os pés, como se estivesse acelerando um carro. Este movimento do tornozelo, chamado de dorso-flexão, faz a musculatura da panturrilha se contrair ritmicamente, enviando de volta o sangue ao coração, ajudando a evitar tromboses, varizes e celulite.
Medicina Natural
Dentro das massagens conhecidas, a drenagem linfática é a mais importante no tratamento da celulite. Como já vimos o edema e a estase sanguínea estão presentes e são importantes na formação do processo. Esta drenagem deve ser feita por pessoa treinada e que conhece a anatomia linfática e a técnica de drenagem linfática manual.
O Tratamento através da acupuntura, mais precisamente a eletro-acupuntura, que compreende a ligação de eletrodos nas agulhas de acupuntura e a emissão de choquinhos de baixa intensidade, também poderá trazer bons resultados.
O uso de ventosas (tratamento da medicina chinesa) também contribui para uma melhor irrigação dos tecidos e alívio da estagnação da circulação. A elaboração de uma dieta livre de impurezas e orientação para uma prática física saudável são essenciais. Para completar, acrescentar algumas plantas ajuda muito. O uso da centella asiática e alcachofra, tem sido usadas com resultados muito animadores. Vale a pena conferir.
Até a próxima.
*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.