Dr. Carlos Eduardo Guimarães

Você sabia?

Dr. Carlos Eduardo Guimarães*

Ejaculação precoce é de fundo emocional.
Este problema pode ser desencadeado por muitos fatores. Entre eles estão os traumas psíquicos ocorridos em alguma fase do desenvolvimento emocional, insegurança e o medo. A dificuldade em se relacionar afetivamente, pode ser devido ao medo de não conseguir ser eficaz com a parceira.
A valorização dos mitos sexuais como tamanho do pênis, deformações físicas, ou auto-estima deficiente podem ser as origens. A cultura ocidental supervaloriza esses mitos que na verdade não têm nada a ver com a satisfação sexual. Quando a educação sexual for efetiva nas escolas, certamente, teremos menos problemas na esfera sexual. Lembre-se: sexo deveria estar mais presente na imaginação como sendo um ato natural do que nas fantasias eróticas dos mentirosos.
Comer fruta no café da manhã ajuda combater o excesso de apetite.
Nutricionistas da Universidade de Kentucky (USA) concluíram que pessoas que têm hábito de comer uma fruta pela manhã, após o desjejum, alimentam-se menos durante as refeições e perdem a mania de ficarem “beliscando” o tempo todo.
A conclusão veio após observar 159 pacientes obesos, devido ao fato da frutose (açúcar da fruta) agir depressa e assim compensa o jejum da madrugada. Assim a pessoa além de ingerir vitamina C, que protege o sistema imunológico, favorece o intestino (fibras) e emagrece de uma forma natural.
Como tratar as cólicas menstruais?
Pelo menos 30% das mulheres sofrem de dismenorréia (cólica menstrual), que tem várias causas. Uma delas pode ser a “endometriose” que significa uma invasão do endométrio (revestimento da parede do útero) na musculatura uterina. O estresse e causas hormonais também podem ser os agentes etiológicos. Por isso sempre aconselhamos procurar um(a) ginecologista, que poderá orientar-lhe adequadamente.
Mas podemos lançar mão de recursos naturais para auxiliar a remissão do quadro. A acupuntura ajuda de forma efetiva no combate das dores (que advém da contração uterina ) assim como o emprego de plantas medicinais. Citaremos a sálvia, a agoniada e a carapiá que podem ser usadas para esta finalidade. A bolsa de água quente também pode ser usada, já que ajuda ativar a circulação, eliminando os coágulos e o sangue retido.
Na época da menstruação é bom evitar o cigarro, enlatados, bebidas alcoólicas e, logicamente, ficar longe dos fatores estressantes.
Quais as plantas indicadas para queimações no estômago?
A espinheira Santa, o bálsamo e o alcaçuz são excelentes para o tratamento natural das gastrites, úlceras e dispepsias. A espinheira santa já foi testada pela Unicamp tendo evidenciado ser eficaz da mesma forma que os remédios inibidores de H2.
Assim, podemos usar ervas medicinais no auxílio do tratamento das gastralgias, mas lembre-se: O médico é a pessoa indicada para cuidar de sua saúde.
Até a próxima.

*Carlos Eduardo Guimarães é Médico, com especialização em Acupuntura e Clínica Médica e pós-graduação (latu sensu) em Fitoterapia. Autor do livro "Nutrição Ayurvédica - Do Tradicional ao Contemporâneo". Colunista do jornal Acontece (Caeté-MG), de 1997 a 2017, quando o jornal deixou de cirular impresso.