A história do Presépio de Natal


A palavra “presépio” vem do latim e significa estábulo, manjedoura. São Francisco de Assis iniciou a tradição em 1223, nas redondezas de Greccio, Itália. Seu objetivo era de celebrar o natal da maneira mais realista possível.

Com a autorização do Papa, São Francisco monta um presépio de palha utilizando uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. O sucesso foi tanto que a ideia rapidamente se estendeu por toda a Itália sendo introduzida nas casas dos nobres e mais pobres.

Outras cerimônias já haviam se referido à cena do nascimento do Menino Jesus. Em Roma, na basílica de Santa Maria Maggiore, durante a Idade Média (século VIII), o papa costumava celebrar a missa de Natal com uma manjedoura cheia de palha sobre o altar. E, no século XI, representava-se em muitas igrejas europeias, o officium pastorum: uma imagem do Menino Jesus era colocada atrás do altar onde se celebrava a missa de Natal e cinco cantores, desempenhando o papel de pastores, perguntavam ao sacerdote onde estava o Salvador recém-nascido; a imagem era então trazida por eles para a frente do altar e, ao som de cânticos e hinos, todos se ajoelhavam. (fonte: Símbolos do Natal, Ed. Paulinas, 2006)

This post was last modified on 04/06/2024 10:54

Tags: Natal

Recent Posts

Turmalina Paraíba

Turmalina Paraíba A pedra pertence ao grupo de minerais genericamente denominados de turmalinas, incluídos os minerais com enorme variabilidade de…

12 meses atrás

Arquipélago da Madeira em meio ao Oceano Atlântico

Artigo de Destinos: Arquipélago da Madeira em meio ao... A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano…

11 meses atrás

Jalapão (TO)

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão, localizado na região este…

11 meses atrás