Museu da República


O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, construído entre 1858 e 1867 pelo comerciante e fazendeiro de café Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, consagrou-se como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística. Erguido no Rio de Janeiro, então Capital Imperial, tornou-se símbolo do poder econômico da elite cafeicultora escravocrata do Brasil oitocentista. Sua concepção em estilo eclético é resultado do trabalho de artistas estrangeiros de renome, como o arquiteto Gustav Waehneldt e os pintores Emil Bauch, Gastão Tassini e Mario Bragaldi.

Em 1889, passados vinte anos da morte do Barão e de sua esposa, o Palácio foi vendido à Companhia do Grande Hotel Internacional e, posteriormente, antes que fosse instalada qualquer empresa hoteleira no imóvel, foi vendido ao maior acionista da Companhia, o conselheiro Francisco de Paula Mayrink. Em 18 de abril de 1896, durante o mandato do presidente Prudente de Moraes, à época exercido em caráter interino pelo vice Manuel Vitorino, o Palácio foi adquirido pelo Governo Federal para sediar a Presidência da República, anteriormente instalada no Palácio do Itamaraty.
*Fonte: Museu da República

This post was last modified on 04/06/2024 10:34

Recent Posts

Turmalina Paraíba

Turmalina Paraíba A pedra pertence ao grupo de minerais genericamente denominados de turmalinas, incluídos os minerais com enorme variabilidade de…

1 ano atrás

Arquipélago da Madeira em meio ao Oceano Atlântico

Artigo de Destinos: Arquipélago da Madeira em meio ao... A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano…

1 ano atrás

Jalapão (TO)

Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão, localizado na região este…

1 ano atrás