Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o bumba meu boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal, que mobilizam promessas e marcam algumas datas comemorativas.
Os cultos religiosos afro-brasileiros do Maranhão, como o Tambor de Mina e o Terecô, também estão presentes nessa celebração, uma vez que ocorre o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual.
Muitas vezes definido como um folguedo popular, o bumba meu boi extrapola o aspecto lúdico da brincadeira para fazer sentido como uma grande celebração em cujo centro gravitacional encontram-se o boi, o seu ciclo vital e o universo místico-religioso.
Considerado a mais importante manifestação da cultura popular do Estado, tem seu ciclo festivo dividido em quatro etapas: os ensaios, o batismo, as apresentações públicas ou brincadas, e a morte. É vivenciado pelos brincantes ao longo de todo o ano.
Fonte: Iphan
This post was last modified on 04/06/2024 10:30
Turmalina Paraíba A pedra pertence ao grupo de minerais genericamente denominados de turmalinas, incluídos os minerais com enorme variabilidade de…
Artigo de Destinos: Arquipélago da Madeira em meio ao... A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano…
Um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão, localizado na região este…