O que é um eclipse?
Um eclipse ocorre quando um corpo celeste como uma lua ou um planeta se move na sombra de outro corpo celeste. Existem dois tipos de eclipses na Terra: um eclipse da lua e um eclipse do sol.
O que é um eclipse lunar?
A lua se move em uma órbita ao redor da Terra e, ao mesmo tempo, a Terra orbita o sol. Às vezes a Terra se move entre o sol e a lua. Quando isso acontece, a Terra bloqueia a luz solar que normalmente é refletida pela lua. (Esta luz solar é o que faz a lua brilhar.) Em vez de a luz atingir a superfície da lua, a sombra da Terra cai sobre ela. Este é um eclipse da lua – um eclipse lunar. Um eclipse lunar só pode ocorrer quando a lua está cheia. Um eclipse lunar pode ser visto da Terra à noite.
Existem dois tipos de eclipses lunares: eclipses lunares totais e eclipses lunares parciais.
Um eclipse lunar total ocorre quando a lua e o sol estão exatamente em lados opostos da Terra. Embora a lua esteja na sombra da Terra, alguma luz solar atinge a lua. A luz do sol passa pela atmosfera da Terra, o que faz com que a atmosfera da Terra filtre a maior parte da luz azul. Isso faz com que a lua pareça vermelha para as pessoas na Terra.
Um eclipse lunar parcial acontece quando apenas uma parte da lua entra na sombra da Terra. Em um eclipse parcial, a sombra da Terra parece muito escura no lado da lua voltada para a Terra. O que as pessoas vêem da Terra durante um eclipse lunar parcial depende de como o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados.
Um eclipse lunar geralmente dura algumas horas. Pelo menos dois eclipses lunares parciais ocorrem todos os anos, mas eclipses lunares totais são raros. É seguro olhar para um eclipse lunar.
O que é um eclipse solar?
Às vezes, quando a lua orbita a Terra, ela se move entre o sol e a Terra. Quando isso acontece, a lua impede que a luz do sol chegue à Terra. Isso causa um eclipse do sol ou eclipse solar. Durante um eclipse solar, a lua lança uma sombra na Terra.
Existem três tipos de eclipses solares.
O primeiro é um eclipse solar total. Um eclipse solar total é visível apenas de uma pequena área na Terra. As pessoas que vêem o eclipse total estão no centro da sombra da lua quando ela atinge a Terra. O céu fica muito escuro, como se fosse noite. Para que ocorra um eclipse total, o sol, a lua e a Terra devem estar em linha direta.
O segundo tipo de eclipse solar é um eclipse solar parcial. Isso acontece quando o sol, a lua e a terra não estão exatamente alinhados. O sol parece ter uma sombra escura em apenas uma pequena parte de sua superfície.
O terceiro tipo é um eclipse solar anular. Um eclipse anular acontece quando a lua está mais distante da Terra. Porque a lua está mais longe da Terra, parece menor. Não bloqueia toda a visão do sol. A lua na frente do sol se parece com um disco escuro em cima de um disco maior. Isso cria o que parece um anel ao redor da lua.
Durante um eclipse solar, a lua projeta duas sombras na Terra. A primeira sombra é chamada de umbra. Essa sombra fica menor quando atinge a Terra. É o centro escuro da sombra da lua. A segunda sombra é chamada de penumbra. A penumbra fica maior quando atinge a Terra. Pessoas em pé na penumbra verão um eclipse parcial. Pessoas em pé no umbra vão ver um eclipse total.
Os eclipses solares acontecem uma vez a cada 18 meses. Ao contrário dos eclipses lunares, os eclipses solares duram apenas alguns minutos.
NUNCA olhe diretamente para o sol: isso pode danificar permanentemente seus olhos! Você deve usar equipamento de segurança adequado para observar qualquer tipo de eclipse solar.
Fonte: Nasa