A Dona: Da antipatia à paixão

Última atualização: 14/07/2019 às 13:12

Sinopse e principais personagens

Foto de Valentina e José Miguel juntos
Valentina é uma jovem que tem tudo para ser feliz: beleza, fortuna, uma carreira brilhante e um noivo, a quem ama intensamente. Vive na mansão deixada por seus pais na companhia de sua tia, Isabel, e sua prima, Ivana, que vive corroída pela inveja e o ciúme de Valentina e está disposta a tudo para conseguir o que quer. Valentina acredita que sua felicidade será completa quando se casar com Alonso, o que acontecerá em poucos dias. Mas a realidade está a ponto de destruir sua ilusão, porque ele só está interessado em sua fortuna e ainda é amante de Ivana, a quem Valentina considera uma irmã.

Alonso e Ivana planejaram um golpe para roubar a fortuna de Valentina. Alonso faz Ivana acreditar que fugirão juntos para fora do país, mas ele nunca chega ao aeroporto e muito menos ao altar onde Valentina o espera. Depois de sofrer tamanha desilusão, de uma pessoa doce, justa e sensata, Valentina se transforma em uma mulher fria, autoritária e amargurada.

Valentina se isola do mundo e vai morar na fazenda Los Cascabeles, uma de suas propriedades. Chegando lá, conhece José Miguel, que recentemente se mudou para a fazenda vizinha, onde vivem seus pais. Em pouco tempo, Valentina consegue ser odiada por todos do povoado porque seu capataz, Rosendo, um homem perverso e sádico, comete muitas atrocidades em nome dela.

José Miguel e Valentina vivem em guerra por causa dos limites de suas terras. Ela age com orgulho e agressividade, mas José Miguel logo percebe que está se apaixonando pela beleza e pelo caráter de Valentina e está decidido a conquistá-la.

Apesar de todos os obstáculos provocados por Ivana e Rosendo, com o tempo, a aparente antipatia de Valentina pelo fazendeiro vai se transformando em amor e eles terão que lutar contra o próprio orgulho para viver esse grande amor.

‘Soy tu dueña’ (no Brasil, A Dona) é uma telenovela mexicana produzida por Nicandro Díaz González para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas em 2010, com146 capítulos, protagonizada por Lucero e Fernando Colunga. A novela é escrita por Kary Fajer, como remake de La dueña, baseada na venezuelana La doña da RCTV de 1972, escrita por Inés Rodena.

Principais personagens:
Valentina Villalba (Lucero)
Foto de Valentina Villalba (Lucero)
Uma jovem de bons sentimentos; é generosa, responsável e justa. Inteligente, culta e muito responsável é dona de uma grande fortuna. Trabalha em uma editora e é uma exímia amazona. Bem sucedida e apaixonada, sua vida desmorona quando seu noivo a abandona no altar. Depois disso muda completamente sua personalidade, se transforma numa mulher cruel, fria e déspota. Uma couraça que só José Miguel poderá transpassar.

José Miguel Montesinos (Fernando Colunga)
Foto de José Miguel Montesinos (Fernando Colunga)
É um homem atraente, charmoso e de bons sentimentos; leal, generoso, bom filho e amigo. É valente, decidido e tem uma grande habilidade em encontrar o lado bom da vida, mesmo em situações adversas. Está decidido a reerguer a velha fazenda de seu pai e dar um novo sentido à sua vida. Lá também encontrará seu verdadeiro amor.

Ivana Dorantes (Gabriela Spanic)
Foto de aIvana Dorantes (Gabriela Spanic)
Tudo que tem de bonita e sensual tem de egoísta, ambiciosa e grosseira. Astuta e inteligente, está sempre em busca do que lhe é conveniente, sem se importar com as consequências. Estudou História da Arte, mas sempre foi uma aluna medíocre, por isso, nunca conseguiu um trabalho. Inveja sua prima Valentina a ponto de odiá-la e é capaz de roubar-lhe tudo. Sofre de uma psicose que se agrava com o tempo e a transforma cada vez mais desalmada e obsessiva

Rosendo Gavilán (Sergio Goyri)
Foto de Rosendo Gavilán (Sergio Goyri)
Homem do campo: rude, viril e muito ambicioso. Não se detém diante de nada para alcançar seus objetivos, inclusive é capaz de matar, sem sentir remorso. É o capataz da fazenda da família Villalba e a administra com mão de ferro e despotismo. Quando Valentina chega à fazenda disposta a administrar pessoalmente a propriedade, ele tenta se desfazer dela, mas acaba se apaixonando e está decidido a conquistá-la a qualquer preço.

Alonso Peñal Vert (David Zepeda)
Foto de Alonso Peñal Vert (David Zepeda)
É um homem sofisticado, sedutor, atraente, ambicioso e desonesto. Tem uma imobiliária que administra de forma fraudulenta. É um mulherengo incorrigível. Finge ser o noivo fiel de Valentina, mas ao mesmo tempo é amante de Ivana, com quem planeja se apoderar da fortuna de Valentina.

Mais:
Amparo (Anabel Ferreira)
Benita Garrido (Ana Martín)
Brenda (Alejandra Procuna)
Cecília (Marisol Santacruz)
Celso Lagunes (Salvador Ibarra)
Cristina de Camargo (Rossana San Juan)
Dante Espíndola (Vicente Herrera)
Delegado Bruno Tolado (Tony Vela)
Delegado Libório (Juan Carlos Serrán)
Dona Augusta (Aurora Clavel)
Dr Ernesto Galeano (Julio Alemán)
Dr Estevão (Eduardo Rodríguez)
Dr Guerra (Alejandro Aragón)
Eron Oliveira(Gerardo Albarrán)
Eurico Sá (Tony Bravo)
Felipe Santiago (Fabián Robles)
Filadelfo (Mário del Rio)
Frederico Montesinos (Eric del Castillo)
Gabriela (Marisol del Olmo)
Griselda (María Prado)
Henriqueta (Ana Bertha Espín)
Horácio da Costa (Eduardo Capetillo)
Isabel Rangel de Dorantes (Silvia Pinal)
Jesus Granados (Diego Ávila)
João Granados (Eduardo Rivera)
Lázaro (Alejandro Ruiz)
Leoneia (Myrrah Saavedra)
Leonor de Montesinos (Jacqueline Andere_
Lorela Fontes (IMarina Marín)
Marcélia (Pilar Montenegro)
Margarida (Diana Osorio)
Maria da Luz (Fátima Torre)
Moisés (David Ostrosky)
Nádia (Emoé de la Parra)
Oscar Almeida (Claudio Báez)
Padre Justino (Carlos Bracho/ Arsenio Campos)
Padre Ventura (Raúl Padilla “Chóforo”)
Rogério (Guillermo Capetillo)
Sabino Mercado (José Carlos Ruiz)
Sandra Henriqueta (Cristina Obregón – Bermudes e Santiago)
Santiago (Niko Caballero)
Teresa (Claudia Ortega)
Teresa Granados (Evelyn Ximena)
Timóteo (Paul Stanley)

Veja também