A Vida da Gente: Quem é quem

Principais personagens:


Ana Fonseca (Fernanda Vasconcellos) – Filha esportista de Eva e enteada de Jonas. Determinada, disciplinada e dedicada, essa menina de ouro é a promessa do Brasil no tênis. Mas apesar do seu sucesso nas quadras, não é deslumbrada com a fama. Pelo contrário, ela é modesta e humilde. Desde a separação dos seus pais na infância, foi criada pela mãe que gerencia sua vida e carreira. Tem uma irmã deficiente física, Manuela. As duas são grandes amigas. Esconde um sentimento por Rodrigo, filho de Jonas.


Manuela Fonseca (Marjorie Estiano) – Filha tímida e sensível de Eva e irmã mais velha de Ana. Desde o seu nascimento sempre foi posta de lado pela mãe em virtude de sua irmã, talentosa e “perfeita”. Mas essa rejeição não impediu que as duas se tornassem grandes amigas. Manuela tem talento para culinária, que sempre foi estimulado por Maria, a fiel empregada da família.


Eva Fonseca (Ana Beatriz Nogueira) – Mãe arrogante, ardilosa e manipuladora de Ana e Manuela. Ex-esposa de Jonas que vive assombrada pela pobreza e humilhação do passado. Para ela, “os fins justificam os meios”. Ao descobrir que Ana era um prodígio no tênis, viu a oportunidade e passou a gerenciar a carreira da filha. De caráter duvidoso, Eva é o oposto de sua mãe, Iná.


Jonas Macedo (Paulo Betti) – Pai ausente de Rodrigo e Nanda. Obstinado, frio e reservado, acha que o dinheiro resolve todos os problemas e vive para o trabalho. Tanto que não larga seu celular ou laptop por nada. Ao perceber a aptidão de seu filho para os estudos, empenha-se em fazer dele seu sucessor na empresa. Troca Eva, sua esposa, pela a amante, Cris.


Rodrigo Macedo (Rafael Cardoso) – Filho de Jonas e enteado de Eva, perdeu a mãe logo cedo. Cresceu sozinho e tímido por ter um pai ausente. Assim como sua irmã Nanda, recebe pouca atenção de Jonas, que sempre viveu para o trabalho. Com o casamento de seu pai com Eva, Rodrigo “ganhou” duas irmãs postiças, Ana e Manuela. Mas é pela primeira que seu coração bate mais forte em segredo. Não é à toa que os dois implicam tanto um com o outro.


Nanda (Maria Eduarda) – Filha de Jonas e irmã mais velha de Rodrigo. Rebelde, impulsiva e irreverente, tem o prazer de irritar seu pai sempre ausente. Ainda não encontrou seu rumo, vive presa ao pai pela gorda mesada que recebe.


Celina (Leona Cavalli) – Esposa de Lourenço. É pediatra na UTI neonatal do hospital onde Lúcio trabalha. Perto dos 40 anos, prática e inteligente, sonha em ser mãe e não vê a hora, mas seu marido sempre inventa uma desculpa.


Lourenço (Leonardo Medeiros) – Marido de Celina e irmão de Jonas. Culto, sensível e inteligente, ele vive precariamente do seu trabalho como professor, pois não conseguiu levar sua carreira literária adiante após o primeiro livro. Ama a esposa, mas adia a paternidade para não perder sua liberdade.


Cris (Regiane Alves) – Ex-personal trainer e agora Sra. Jonas Macedo. Alpinista social que viveu sempre na dureza.


Marcos (Ângelo Antônio) – Marido de Vitória e pai de Sofia e Bárbara. Graduado em Direito, relax e amoroso, “optou” por cuidar da casa e dos filhos para acompanhar de perto o crescimento deles, enquanto não encontra um emprego à sua altura.


Vitória (Gisele Fróes) – É a treinadora exigente de Ana. Dona de uma escola de tênis, sua rigidez, autoritarismo e obstinação fazem dela uma tirana impiedosa aos olhos dos alunos e da equipe. Para ela, a profissão está acima de tudo. Em uma inversão de papéis moderna, Vitória trabalha fora e provém o lar enquanto seu marido Marcos cuida da casa e dos filhos, Sofia e Bárbara.


Sofia (Julia Gomes) – Filha de Marcos e Vitória e irmã de Bárbara. Exigente e perfeccionista, identifica-se com a mãe vencedora, mas sofre com a pressão imposta por Vitória. Pratica tênis e natação.


Suzana (Daniela Escobar) – Mãe de criação de Alice. Casada com Cícero, optou pela adoção por ser estéril. Dedica-se exclusivamente à família.


Cícero (Marcello Airoldi) – Pai adotivo de Alice que é dono de uma concessionária de automóveis. Casado com Suzana. Provedor, responsável.


Alice (Sthefany Brito) – Filha biológica de Vitória criada com amor e carinho por Suzana e Cícero. Alegre, espontânea e otimista, cresceu sabendo que foi adotada. Movida pela curiosidade de entender sua história, ela sai em busca de suas origens secretamente e se matricula na escola de tênis de Vitória, para conhecer sua mãe biológica de perto


Iná (Nicette Bruno) – Mãe de Eva e avó digna de Ana e Manuela. De espírito jovem e forte intuição, é uma mulher com um coração enorme e dona de uma sabedoria nata. Tira seu sustento de um salão de danças para terceira idade. De bem com a vida, namora Laudelino. Tem o dom de ler a sorte nas cartas do baralho. Reprova o comportamento ambicioso, fútil e esnobe da filha.


Laudelino (Stênio Garcia) – Namorado romântico de Iná e avô de Lorena, com quem mora em Gramado. Íntegro e trabalhador, foi muito pobre na infância e venceu na vida como marceneiro com o próprio esforço. Mas a recordação do seu passado miserável acabou deixando-o ‘pão duro’, diferente de sua amada, que é mão aberta.


Lorena (Julia Almeida) – Neta honesta e esforçada de Laudelino que se muda do interior para Gramado em busca de oportunidade profissional. É formada em enfermagem e tem bom coração.


Moema (Claudia Mello) – Amiga de Iná. Cuida do marido doente.


Seu Josias (Duda Mamberti) – Ajudante prestativo do baile de Iná.


Dora (Mallu Galli) – Mãe de Olívia honesta e batalhadora. Cria a filha praticamente sozinha, devido à ausência do marido. É assistente social, trabalha no mesmo hospital que Lúcio e Celina.


Olivia (Bia Petrenchunk) – Filha de Dora, criada praticamente sem pai.


Maria (Neusa Borges) – Empregada generosa da família Macedo e mãe de Matias. Mestre em culinária, ensinou sua arte para Manuela ao perceber o talento da menina. Profissional dedicada, ela criou seu filho sozinha.


Cléber (Tadeu di Pietro) – Advogado e puxa-saco de Jonas, sempre encarregado das tarefas desagradáveis.


Dona Aurélia (Rita Clemente) – Futura vizinha do baile de Iná que implica com barulho.


Seu Wilson (Luiz Serra) – Amigo de Laudelino que é hipocondríaco e sofre de transtorno obsessivo compulsivo.


Vivi Mourão (Malu Valle) – Ex-socialite fina, elegante e oportunista. Vive de favores financeiros de mulheres emergentes na alta classe gaúcha. Futura amiga de Cris.

Veja também:
A Vida da Gente: Uma história de amor conturbada

Veja também