Água na Boca

Duas Famílias em pé de guerra

Os Bellini, de origem italiana, e os Cassoulet, de origem francesa, sempre se detestaram. Para os descendentes e amigos das duas famílias rivais, nem importa saber como tudo começou, vale é descobrir todos os dias novas provocações para tirar o outro lado do sério.

Para piorar, Bellinis e Cassoulets estão no mesmo ramo de negócios, o que inclui entre as provocações, tramóias para prejudicar e até tirar uma das famílias do mercado. A família Bellini é dona de uma popularíssima pizzaria, que forma filas do lado de fora, para despeito de seus rivais. Já os Cassoulet tocam um famoso restaurante francês, freqüentado por gente esnobe que paga uma fortuna por um prato, a maioria só porque ele tem um nome que soa fino em francês.

Complicando ainda mais a situação, a Pizzaria dos Bellini, a Mamma Mia, fica quase em frente ao metido Bistrô Paris, o restaurante dos Cassoulet, ambos no largo do Arouche, centro de São Paulo. Nesse jogo vale de tudo: de despachar uma turma de sem-teto para saborear com maus modos as comidas francesas e horrorizar os clientes habituais do Paris a mandar alguém para entupir o banheiro da Mamma Mia e estragar o apetite das barulhentas famílias que freqüentam a pizzaria.

Como essa rivalidade começou? Quase ninguém sabe ao certo. Para o público, logo ficará claro que a origem é um triângulo amoroso que movimentou os hoje maduros Maria Bellini, Françoise Cassoulet e seu marido Jean-Paul, e deixou cicatrizes profundas.
Nesse mundo dividido, nenhum tipo de aproximação amistosa é tolerado. Que dizer então de um intenso caso de amor entre um rapaz Bellini e uma moça Cassoulet? É o apocalipse. Ou, dentro da novela, transforma a área dividida entre os dois vizinhos em um campo minado onde não se podem evitar as explosões ? dramáticas e engraçadas!

A CORRIDA DOS GARÇONS
A novela começa com um grande evento que coloca em confronto direto as duas famílias: a Corrida dos Garçons. No ano passado, o pessoal do Paris foi duplamente vencedor: não só ganhou como ainda viu o oponente chegar nas últimas colocações. Mas, para este ano, os Bellini se prepararam: contrataram no dia anterior um “garçom” especial, um corredor profissional que chegou em 30º. lugar na última São Silvestre. O único problema, que seria esse garçom-atleta carregar a bandeja com bebida e comida sem derrubar nada, é resolvido com grandes quantidades de cola. Com isso, os Bellini vencem os Cassoulet, que não se conformam, protestam e, por fim, entram em conflito com os italianos numa batalha de comidas e sobremesas em pleno centro da cidade.

UM AMOR PROIBIDO
Desse confronto na Corrida dos Garçons, só não participaram um membro de cada família: LUCA, pelos italianos e DANIELLE, ou Dani, pelos franceses. Luca e Dani são representantes da terceira geração das respectivas famílias. Desde que a guerra foi declarada, filhos e filhos dos filhos dos dois lados foram educados para desprezar, enganar e, se possível, trucidar o rival. Não foi diferente com Luca e Dani que, no entanto, não se vêem desde que eram crianças, o que faz com que um não reconheça a outra se colocados frente a frente.
Luca, obrigado por seu pai, está em Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande Sul, para aprender com um tio, dono de tradicional cantina na região. O rapaz é um boa vida cujo lema é ?divirta-se enquanto pode ? e quando não pode, também?. Assim, ele se ocupa mais da farra e das mulheres do que de ganhar experiência. Mas acaba caindo de amores por Dani quando a vê ainda no aeroporto.

A tradicional Festa da Colheita, na região de Bento Gonçalves, reúne donos de vinhas e vinicultores celebrando a partida da colheita das uvas e o início da produção do vinho com festas, música e muita animação. É nessa ocasião que Luca fecha o cerco sobre Dani. Para chegar lá, ele consegue aliados entre os alegres participantes da festa e acaba esmagando uvas numa tina ao lado da garota. Claro que um acaba nos braços do outro. Seja pela atmosfera de prazer e alegria, seja por estar cansada de sempre fazer a coisa certa, ela se deixa envolver por Luca ? e o rapaz realmente gosta dela.

UM ENFARTE GOLPEIA OS BELLINI
A escalada de provocações entre as famílias chega ao auge quando os Cassoulets, usando um espião infiltrado, sabotam o famoso molho da nonna Bellini. Isso é imperdoável. Mexer com a nonna de um italiano, jamais. Paolo, filho de Maria, a nonna desonrada, explode em pleno salão lotado do restaurante inimigo. Literalmente, já que o coração de Paolo não aguenta. Com o pai em risco de morte, Luca é convocado a assumir imediatamente seu lugar.

O rapaz volta a São Paulo na semana em que os franceses de araque promovem uma festa para anunciar o noivado de Dani e Alex, um homem que parece ser o marido ideal para qualquer moça de boa família.

Luca não leva o menor jeito para o negócio da família, e isso será explorado de maneira bem-humorada. O reencontro com Dani não demora, provocado por um erro de um fornecedor, que trocou os produtos entregues aos restaurantes. A situação logo evolui para uma discussão no meio da rua, quando ambos se reconhecem. Está na cara, apesar do ressentimento de Dani, que os dois foram feitos um para o outro.

MARIA VIVE NO PASSADO
Maria sempre foi dada a esquecimentos, levados na brincadeira pelos Bellini. Porém, essa situação foi se agravando até revelar o que ela realmente tem: Alzheimer. Maria, ao se refugiar na sua memória do passado, acaba por retomar os dias em que teve um romance com Jean-Paul ? antes dele casar-se com Françoise. Mais para a frente, visitada pelo ex-amante, reviverá a história de amor que teve com ele. Naturalmente, isso não será engolido por Françoise.

OUTROS NÚCLEOS DE HISTÓRIAS
Os restaurantes e cozinhas sempre vão aparecer como cenário para histórias de conteúdo humano universal ? sejam dramáticas ou cômicas ? aproveitando-se algumas características do meio que não são conhecidas pela imensa maioria do público. Por exemplo: difícil imaginar que a cozinha de um restaurante famoso possa se transformar numa praça de guerra, com sabotagens, traições e situações absurdas, mas é o que acontece.

Também vamos conhecer os Alcântara, uma rica família paulistana que na verdade já não vive tão bem assim e tem que, de alguma forma, manter as aparências…

O BAIÃO DE DOIS
Severino é um nordestino que venceu na cidade grande. Começou mais de vinte anos atrás como garçom de pizzaria e hoje é dono de um negócio rentável voltado para a imensa população nordestina de São Paulo. No Baião de Dois, que ele toca com sua jovem e exuberante esposa Miquelina, toda noite é de festa, com muita música regional ao vivo, mesas afastadas na marra pra abrir espaço pra dançar coladinho e muitas histórias de nordestinos em SP.

Apaixonado e de olho em Miquelina e nos olhares que ela provoca, principalmente quando ela cai na dança, Severino esconde um segredo. Quando jovem garçom teve um breve romance com uma das clientes do restaurante em que trabalhava. A moça, pouco tempo depois, torna-se noiva de outro homem. Severino foi cuidar de sua vida até que hoje, trinta anos depois, volta a procurar não pela antiga namorada ao descobrir que… bem, que relações amorosas às vezes deixam consequências vivas.

MERCADÃO
Fora o animado Baião de Dois, ainda teremos outros núcleos com mais histórias. Entre os fornecedores dos restaurantes, no Mercadão, destaque para os Pimenta, os Mizoguchi e os Pereira.
Os Pimenta, de origem mineira, são três irmãos que herdaram o negócio de hortifruti da mãe. São rústicos, a começar pela irmã mais velha, que manda nos dois irmãos mais novos. Ela, que não tem um pingo de educação formal ou vaidade e, ao se apaixonar como nunca antes, se obrigará, com extrema dificuldade e bom humor, a aprender a agir como mulher bem educada e ?feminina?.

Os Mizoguchi são donos de uma barraca de peixes. Akira e sua mulher Keiko vivem numa casa à moda oriental. Todo dia cedinho ele treina com sua espada, ao que parece apenas como exercício espiritual. Mas a verdade é que ele se prepara para uma guerra que vai acontecer, só não sabe quando. A causa está vinte anos atrás, no Japão, quando ele e sua família, a jovem Keiko e Akemi, ainda bebê, foram obrigados a fugir para o Brasil. Do quê exatamente é algo que pouco a pouco será descoberto.

Já os Pereiras são donos do empório mais disputado do mercadão,. Antonio Pereira e a filha Camila dividem o trabalho com Juliano, braço direito do descendente de portugueses que criou a filha sozinho e não vão gostar nada de ver marmanjo nenhum de olho na jovem

CURSINHO
As personagens mais jovens terão seu espaço no Cursinho, onde histórias que abordam temas comuns a essa faixa etária ? e natural expectativa por passar no vestibular ? vão chacoalhar a vida dos jovens. È para lá que vão parar os jovens Bellinis, Cassoulets, Alcântaras, Pereiras, Pimentas, Pimentas Misoguchis, entre outros personagens. E a grande estrela do Cursinho é o Professor Théo, um sujeito jovem, bem-humorado e cartismático, que faz da Química a sua vida e da missão quase impossível de enfiar alguma coisa na cabeça da moçada o seu dia-a-dia.

Veja também:
Água na Boca: Quem é quem

Veja também