As Pupilas do Senhor Reitor: Quem é quem

Padre Antonio, o Reitor (Juca de Oliveira)

Um padre bondoso, liberal, sábio e astuto. Conhece toda a Aldeia e seus habitantes. Tem sérios conflitos com os conservadores da igreja. Queria que Daniel fosse seu discípulo e se tornasse cônego, mas descobre o amor do menino por Guida e os separa. Ele convence o pai de Daniel, José das Dornas, a enviá-lo para estudar no Porto, onde há parentes que o vigiarão.

Margarida, a Guida (Debora Bloch)

Jovem bonita, que sempre consegue redimir os outros por meio de seu sacrifício e de sua dedicação. É irmã de Clara. As duas ficaram órfãs ainda crianças e cresceram debaixo da tutela do Reitor. Desde a infância, nutre um amor sincero por Daniel. Guida, como é chamada pelos amigos, está à frente de seu tempo porque ainda jovem resolve trabalhar. Ela é professora na Aldeia.

Clara (Luciana Braga)

Irmã mais nova de Margarida, é impulsiva e sedutora. Ela tem um romance com Pedro, mas se interessa pelo irmão dele, Daniel, quando este volta da Corte. Daniel é médico e um partido melhor.

Ressurreição (Rosamaria Murtinho)

Madrasta má de Guida. Só ama Clara, sua filha de sangue.

Daniel (Du Moscovis)

Filho caçula de José das Dornas. Na infância, é um menino desajeitado e frágil. Quando adulto, se forma em Medicina e torna-se um homem bonito e interessante. Sai da Aldeia trocando confidências amorosas com Guida, mas, ao voltar, não se lembra mais da namorada da infância e se envolve com Clara, Francisquinha e Amália. É um médico revolucionário, que entra em conflito com o velho clínico da Aldeia, Dr. João Semana.

Pedro (Tuca Andrada)

Irmão mais velho de Daniel. É um jovem rude, que se dedicou à lavoura durante toda sua vida. É um filho fiel ao pai. É íntegro, puro e apaixonado por Clara. Prepara-se para, um dia, substituir o pai em tudo. É adorado na Aldeia. Tem um dom: sabe como ninguém entoar uma seresta e cantar nas festas locais. Sente orgulho pelo irmão que se formou na Corte.

José Semana (Luiz Carlos Arutin)

O velho clínico da Aldeia. Misterioso, vive apenas acompanhado da sua fiel governanta, Dona Joana. Representa a medicina tradicional, ultrapassada, mas impõe seus métodos por ser muito querido por todos na Aldeia.

Joana (Denise Del Vecchio)

Fiel criada de João Semana. Uma mulher bonita, escondida em sua simplicidade. Sua presença forte aos poucos será revelada.

Amalia (Daniela Camargo)

Linda moça que vive nas altas rodas da cidade do Porto, onde conhece Daniel. Larga o noivado com um capitão para ir atrás de Daniel. Chega à Aldeia para resgatar seu amor pelo filho de José das Dornas e cobra uma promessa de casamento de Daniel. Hospeda-se na casa de João Semana.

João da Esquina (Renato Borgh)

O vendeiro da esquina. Engraçado, conhece os moradores da Aldeia um a um. É casado com Tereza e pai de Francisquinha. Arma um esquema para casar a filha com Daniel.

Dona Tereza (Elizângela)

Mulher de João da Esquina. É bonita e engraçada.

Francisquinha (Valéria Alencar)

Filha de João da Esquina e Dona Tereza. Joga-se nos braços de Daniel, após sua primeira consulta com o médico.

Pereirinha (Rogério Márcico)
O senhorio, como é conhecido, é uma espécie de vilão. Vive explorando os moradores pobres, cobrando aluguéis extorsivos e fazendo ameaças de despejo.

Mestre Álvaro (Jofre Soares)
Um ancião muito doente e pobre. Velho andarilho sem destino, foi parar na Aldeia por acaso. É uma espécie de mentor de Guida.

Manoel do Alpendre (Claudio Fontana)
Chegou na Aldeia ainda criança e era companheiro de traquinagem de Daniel e Pedro. Dizem que foi para a Aldeia em busca da mãe que viveria por lá. Arma-se um mistério: quem seria sua mãe? Seu protetor morre quando Manoel é ainda pequeno e não revela a identidade de sua mãe. Perambula pela Aldeia sem endereço fixo e vive de expediente, servindo a todos com simpatia. Seu olhar é doce, sua mente ágil e cultua a liberdade. Tem um romance com Mariazinha.

Mariazinha (Fernanda Muniz)
Moça alegre, que freqüenta muito a igreja e acaba se interessando por Manoel. É doce, meiga e amiga das pupilas.

José das Dornas (Elias Gleiser)
Morador viúvo e bem-sucedido da Aldeia. É um lavrador abastado, sadio, alegre, simpático e batalhador. Vive preocupado com o futuro dos filhos.

Leia também:
As Pupilas do Senhor Reitor: Uma história de fé, amor e ódio

Veja também