Avenida Brasil: Quem é quem

Principais personagens:

Nina/Rita (Débora Falabella)

NINA, conhecida na infância como RITA. Cativante, discreta, misteriosa, introspectiva. Para ela, os fins justificam os meios. Órfã de mãe aos três anos, foi criada por um pai carinhoso, Genésio. Quando ele morre, a madrasta Carminha a abandona num lixão. Lá, ela é criada na casa de Lucinda e jura vingança. Mais tarde, adotada por Martín e levada para a Argentina. Após a morte do pai adotivo, Nina volta ao Brasil para se vingar de Carminha.

Carminha (Adriana Esteves)

Megera, sensual, inteligente, divertida, dissimulada, ambiciosa, fria e amoral. Dá um golpe em Genésio, pai de Nina, e depois a abandona num lixão. Mantém um caso amoroso com seu comparsa de golpes, Max.

Jorge Tufão (Murilo Benício)

Ex-jogador de futebol. Apesar de ter enriquecido, nunca quis sair do Divino, seu bairro de origem, onde é venerado como uma lenda viva. Coração grande, afetivo, generoso, homem de família.

Genésio (Tony Ramos)

Contador simples que se casa com Carminha, uma mulher sedutora que lhe aplica um golpe. Pai da menina Rita.

Jorginho (Cauã Reymond)

Bonito, charmoso, inteligente, cativante, bom caráter. Passou a infância no lixão, onde tinha o apelido de Batata. Lá ele conheceu Nina, sua primeira namorada. Tempos depois, foi adotado por Tufão e Carminha e tirado de lá. É jogador de futebol como o pai adotivo, seu ídolo, mas não parece ter o mesmo talento.

Ágata (Ana Karolina)

dolescente problemática, insegura, desajeitada e com baixa autoestima. É maltratada pela mãe, Carminha, que vive dizendo que ela é feia e nunca vai arrumar namorado se continuar mal arrumada. Consola-se no colo do pai. Doce e inteligente, tem talento para a culinária e, como toda adolescente, passa o dia pendurada no celular. É apaixonada por Darkson, o rapper bonitão do bairro.

Max (Marcello Novaes)

Sem caráter, cafajeste, dissimulado, ambicioso. Tem pânico de pobreza. É sócio da amante Carminha nos seus golpes.

Ivana (Letícia Isnard)

Filha de Muricy e Leleco e irmã de Jorge Tufão. Extrovertida, descompensada, deslumbrada, gordinha, inocente, bom caráter.

Muricy (Eliane Giardini)

Matriarca da família “Tufão”. Desbocada, cafona, generosa, cativante, dona de um enorme coração e de um imenso caráter. Veio do Nordeste para o Rio de Janeiro na década de 1970. Fez o impossível para criar os filhos enquanto tocava a barraca de camelô nas imediações da Central do Brasil. Mulher de Leleco, com quem teve os dois filhos: Tufão e Ivana.

Adauto (Juliano Cazarré)

Boa pinta, precário e analfabeto. Trabalha como gari e nutre um amor platônico por Muricy desde pequeno.

Leleco (Marcos Caruso)

Patriarca da família Tufão, é um sujeito amável e boêmio, conhecido como um fenômeno na cama. Depois que o filho ficou rico com o futebol, parou de fazer bicos para viver e mergulhou de vez na boa vida. Contenta-se com uma geladeira cheia de cerveja.

Tessália (Débora Nascimento)

Gostosona turbinada, é a mulher mais desejada do subúrbio. Boa gente, doce, ingênua, tranquila, sincera e romântica, não tem noção de sua própria beleza nem de seu poder sobre os homens. É amiga de Olenka.

Monalisa (Heloísa Périssé)

Carismática, passional, divertida, sensual. Nascida na Paraíba, veio tentar a sorte no Rio de Janeiro, arrumou emprego de manicure e se apaixonou por Tufão. Ambiciosa, está decidida a ampliar seus negócios.

Iran (Bruno Gissoni)

Bonito, charmoso, um sucesso com a mulherada e um talento com a bola nos pés. Para o desassossego de sua mãe Monalisa, tornou-se o melhor amigo de Jorginho, o filho adotivo de Tufão.

Silas (Ailton Graça)

Boa gente, boêmio, farrista, ganha a vida com seu “carro de mensagem”, um calhambeque equipado com autofalante. Viúvo e pai de Darkson.

Darkson (José Loreto)

Filho de Silas, é a sensação do Divino. Cheio de ginga, ganha a vida fazendo propaganda ao microfone na calçada em frente à loja de Seu Diógenes. Está certo de que vai ter muito sucesso como rapper. Tem um séquito de apaixonadas, entre elas Olenka e Ágata. Agarra toda a mulherada do bairro, mas garante que nunca se envolve com garota nenhuma.

Olenka (Fabíula Nascimento)

Gostosona, bom caráter, impulsiva. Diz a verdade doa a quem doer. Trabalha como manicure no salão de Monalisa e seus namorados sempre fogem, mas sabe se divertir e seu território é o baile charme no Divino Futebol Clube, onde ela brilha na pista. Está sempre na cola de Darkson.

Suelen (Isis Valverde)

A musa do subúrbio. Uma maria-chuteira que não quer saber de trabalhar e chega sempre atrasada na loja de Diógenes. Dá mole para todos os caras do bairro. Esconde um passado misterioso.

Roniquito (Daniel Rocha)

Divertido, é filho único de Diógenes e tem problemas em contar para o pai que não vai se tornar jogador de futebol e assumir que é gay.

Diógenes (Otávio Augusto)

Fez dinheiro com uma loja de moda feminina, onde vende, compra e aluga roupas e acessórios. Também lucra como agiota, emprestando dinheiro ou cobrando juros das mercadorias em até 96 parcelas. Machão empedernido, não admite que seu filho Roniquito seja gay, e quer que ele se torne jogador de futebol.

Janaína (Claudia Missura)

Obstinada, sincera, batalhadora. Mãe solteira do filho Lúcio, juntou um bom dinheiro trabalhando como empregada principal na casa de Jorge Tufão.

Lucinda (Vera Holtz)

Coração de ouro, alma generosa, afetiva, bem humorada. A mãe do lixo já criou dezenas de crianças na casa que ela mesma construiu, com restos catados no lixão onde vive. Criou Rita e Batata, que crescem e viram Nina e Jorginho.

Nilo (José de Abreu)

Figura tenebrosa, explorador de crianças no lixão.

Cadinho (Alexandre Borges)

Carismático e extrovertido. Jovem prodígio do mercado financeiro, mantém relacionamentos estáveis com três mulheres ao mesmo tempo: Verônica, Noêmia e Alexia. Bom marido e pai carinhoso com os filhos, vive se enrolando com seus três amores.

Verônica (Débora Bloch)

Perua típica, enche a boca para dizer que não gosta de homem e, sim, de dinheiro. Parceira de Cadinho, mãe de Débora, tem perdido a cabeça com a ascensão social e esbanjado dinheiro em obras e compras. Mas, por trás da aparência fútil, esconde uma personalidade romântica, doce e sonhadora.

Noêmia (Camila Morgado)

Bonita, discreta, refinada, hippie chic, conheceu Cadinho num curso de filosofia. Inteligente, de língua afiada, não dava crédito a ele só pelo dinheiro. Logo engravidou de Tomás e virou a segunda concubina de Cadinho, sem saber de sua vida dupla. Apesar de suas convicções marxistas, adora viver numa soberba mansão na Serra do Rio de Janeiro.

Alexia (Carolina Ferraz)

Uma socialite surtada que escolhe Cadinho para ser pai da filha dela sem que ele saiba.

Paloma (Bruna Griphao)

De personalidade fortíssima, com um QI superior ao de Alexia, a garota manipula a mãe através de chantagens emocionais. Com sutis estratagemas, inverte os papéis tradicionais.

Rita (Mel Maia)

Perdeu a mãe aos três anos de idade e foi criada por Genésio, um pai carinhoso. É abandonada no lixão pela madrasta Carminha depois da morte do pai.

Batata (Bernardo Simões)

Passou a infância no lixão, criado por Lucinda. Lá, conhece Rita, que se torna sua amiga e primeira namorada.

Leia também:
Avenida Brasil: Um história de justiça. Ou de vingança.

Veja também