Babilônia: Quem é quem

Principais personagens

Regina (Camila Pitanga)

Filha de Dora e Cristóvão, irmã de Diogo. Quando jovem, teve um envolvimento com Luís Fernando sem saber que ele era casado e acabou engravidando acidentalmente. Batalhadora, faz de tudo para sustentar a filha Júlia e ajudar a família. Simpática, amorosa e carismática, apaixona-se por Vinicius, e ele por ela. Digna e honesta, mas impetuosa, nunca baixa a cabeça e não leva desaforo para casa.

Beatriz (Gloria Pires)

Mulher bonita, elegante, ambiciosa e inescrupulosa. Casa-se com Evandro por interesse e passa a comandar a construtora dele. É uma ótima estrategista, mas não consegue manter sob controle sua sexualidade voraz. Como se considera acima do bem e do mal, sua ambição não tem fronteiras éticas ou morais: é capaz de mentir, roubar e até matar.

Inês (Adriana Esteves)

A mãe de Alice é uma mulher cobiçosa e ressentida. Órfã, foi criada por uma tia de poucos recursos. Quando adolescente era gordinha e sofria bullying dos colegas. Quem a defendia era Beatriz, mais para se mostrar magnânima do que por amizade. Inês até hoje é obcecada pela esposa de Evandro e faz de tudo para se aproximar dela, o que acaba em um jogo de rivalidade e chantagem entre as duas.

Vinicius (Thiago Fragoso)

Advogado idealista, charmoso e viril. Sua mãe era empregada doméstica e trabalhava na casa de Olga, que acabou criando o garoto quando ele ficou órfão ainda criança. Tem uma relação conflituosa com o irmão de criação, Murilo. Recém-separado de Cris, apaixona-se por Regina e se vê obrigado a provar a ela que não é um cafajeste como Luís Fernando.

Murilo (Bruno Gagliasso)

O filho de Olga é um homem bonito, malandro e sedutor. A falta de caráter o levou a ganhar dinheiro de forma ilícita. Não perdoa a mãe por ter adotado Vinicius e não suporta a ideia de ter que dividir o patrimônio da família com o “filho da empregada”.

Teresa (Fernanda Montenegro)

É dona de um escritório de advocacia prestigiado e ficou famosa ao lutar pela libertação de presos políticos durante a ditadura. É mulher de Estela, com quem criou Rafael, neto de sua companheira. É extremamente honesta, competente e muito criteriosa com as pessoas que contrata. É ela quem vigia Beatriz de perto, para tentar conter seus excessos.

Estela (Nathalia Timberg)

Mãe de Beatriz, com que é muito condescendente, e esposa de Teresa, com quem vive há mais de trinta anos. Como era de uma família tradicional, sua união com uma mulher foi um escândalo na época. O casal enfrenta as pressões sociais e luta pelas causas humanitárias, principalmente em defesa dos direitos dos homossexuais. Junto com Teresa, cria desde pequeno o neto Rafael, órfão de sua outra filha, Elisabete.

Evandro Rangel (Cassio Gabus Mendes)

Rico, educado e sedutor, é pai de Guto. Após ficar viúvo, casa-se pela segunda vez com Beatriz e permite que a esposa passe a comandar a construtora Souza Rangel para que ele possa aproveitar a vida. É corrupto e não tem conflitos em relação a isso.

Alice (Sophie Charlotte)

Filha de Inês e Homero. Diferentemente de Helô, Alice é uma jovem de classe média e poderia fazer outras escolhas na vida, mas a péssima relação com a mãe minou sua autoconfiança e ela se torna presa fácil para Murilo. É muito bonita e, ao contrário da mãe, é capaz de amar.

Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira)

Prefeito recém-eleito da cidade fictícia de Jatobá, no estado do Rio. Era um pequeno comerciante mas, depois de se tornar conhecido com um programa de rádio numa emissora local, resolveu entrar na política para ganhar dinheiro. Esperto e corrupto, apela para o eleitorado mais conservador e é um falso moralista. Muda-se para um apartamento de luxo na Barra, com a família, mas finge ainda morar em Jatobá, em uma casa simples. É casado com Maria José e a trai sem pudores. A mulher que realmente manda nele é sua mãe, Consuelo.

Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes)

É casado com Karen, com quem teve dois filhos: Nina e Joaquim. Também é pai de Júlia, filha de Regina. Charmoso, mulherengo e malandro, incentiva as crianças a sustentarem suas mentiras para driblar Karen. Jornalista de formação, é cativante, megalomaníaco e sonhador. É irmão de Norberto, a quem vive pedindo abrigo quando briga com a esposa.

Rafael (Chay Suede)

Neto temporão de Estela, criado desde pequeno por ela e Teresa como filho. Bonito, inteligente, responsável e tímido, faz aulas de slackline e sofre bullying do primo Guto. O filho de Evandro acha que Rafael é gay e vive perturbando-o por isso. Envolve-se com Laís, mas a família da moça não aprova a relação dos dois.

Diogo (Thiago Martins)

O irmão de Regina pratica saltos ornamentais, mas nunca foi um atleta de ponta. Sente-se culpado por não botar dinheiro em casa, e fica feliz quando Beatriz decide patrocinar sua carreira. Mas a aproximação dos dois não é só profissional: eles vão viver um tórrido caso de amor proibido, cheio de conflitos.

Paula (Sheron Menezes)

Advogada no escritório de Teresa, amiga de Regina. Bonita, atraente e muito sensual, é uma mulher moderna, independente, muito bem-sucedida. De origem humilde, nascida e criada no morro da Babilônia, passou para a faculdade pelo sistema de cotas e trabalhou muito para chegar onde está.

Karen (Maria Clara Gueiros

A corretora de imóveis tem triplo expediente como mãe de Nina e Joaquim, esposa e profissional. Pragmática, é através de seu esforço que a família mantém a duras penas o padrão de classe média. Apesar da irritação com as constantes armações de Luís Fernando, não resiste ao seu charme e acaba perdoando-o.

Ivan (Marcello Melo)

É instrutor de slackline na praia. Órfão de pai e mãe, mora com a irmã Paula no morro e depois no apartamento alugado por ela. É representante de uma nova geração de gays que chegou à vida adulta numa sociedade mais tolerante, e que não carrega medo ou culpa por ser gay.

Carlos Alberto (Marcos Pasquim)

Instrutor de saltos ornamentais e figura muito respeitada no mundo dos esportes, se torna treinador de Diogo. Já foi casado e tem um filho, o playboy Fred, sempre sentiu atração por homens, mas nunca criou coragem para se relacionar com alguém do mesmo sexo até conhecer Ivan. É amigo íntimo de Evandro.

Guto (Bruno Gissoni)

Carlos Augusto, mais conhecido como Guto, é o filho mimado do primeiro casamento de Evandro Rangel. Cresceu amparado por muito dinheiro e poucos limites. Conta com a cumplicidade da madrasta, Beatriz, que tem interesse em ficar bem com o enteado. Não gosta de estudar e nunca termina a faculdade de administração, para irritação de Evandro.

Bento (Dudu Azevedo)

Amigo de infância de Vinicius. Vive de freelancer como desenvolvedor de games e softwares mas prefere trabalhar o mínimo necessário e passar mais tempo na praia. Está feliz com sua vida e não tem grandes ambições.

Helô (Carla Salle)

É a top de linha entre as garotas que trabalham para Murilo, mas perde a majestade com a chegada de Alice. Tem origem humilde e precisa sustentar a mãe doente. O único bem que possui é seu belo corpo.

Dora (Virginia Rosa)

Mãe de Regina e Diogo. No início da trama sofre com sérios problemas cardíacos, mas depois de passar muito tempo na fila, consegue um transplante. É zelosa com a família, querida pelos vizinhos. Bom caráter, franca, alegre e afetiva.

Cristóvão (Val Perré)

Marido de Dora, pai amoroso de Regina e Diogo. Trabalha como motorista particular de Evandro. É um homem atraente e viril, características que chamam a atenção de Beatriz. Pressionada pela chantagem de Inês e acreditando que Cristóvão é cúmplice, Beatriz vai matá-lo já no primeiro capítulo. A família vai acreditar que foi um latrocínio, mais um caso de violência urbana. Mas a sombra dessa morte vai unir para sempre os destinos de Regina, Beatriz e Inês.

Homero (Tuca Andrada)

Engenheiro, trabalha na Souza Rangel e é casado com Inês. Tem um bom relacionamento com a filha Alice, mas vive brigando com a esposa. Por ser um homem honesto, Homero fica chocado com o lado mesquinho e ambicioso da esposa.

Norberto (Marcos Veras)

Irmão temporão de Luís Fernando. No início da trama divide um apartamento com Clóvis, amigo de longa data. Tímido, careta e certinho, Norberto tem ambição profissional e é talentoso. Estudou culinária e trabalha como auxiliar do chef de um hotel de luxo em Copacabana.

Tadeu (Cesar Mello)

Dono do bar que é ponto de encontro no morro da Babilônia. Administra o negócio, cozinha de sol a sol e ainda cria a duras penas os irmãos mais novos, Wolnei, que está sempre aprontando, e Carlinhos.

Júlia (Sabrina Nonata)

Filha de Regina e Luís Fernando. Mora com a mãe e com a avó, Dora. Apesar de saber dos defeitos do pai, é louca por ele. Também se dá muito bem com o meio-irmão, Joaquim, mas sofre com a implicância de Karen e Nina.

Olga (Lu Grimaldi)

Mãe adotiva de Vinicius e biológica de Murilo. Percebe a rivalidade entre os dois, mas está sempre colocando panos quentes na situação. Não consegue enxergar os defeitos de Murilo, que está sempre metido até o pescoço na ilegalidade.

Zélia (Rosi Campos)

Mãe de Karen. Trabalha como manicure no salão de Ivete, no Leme, e atende clientes como Beatriz em casa. Fofoqueira de plantão, é perua, alegre e vaidosa.

Ivete (Marysheila)

Cabeleireira e administradora do pequeno salão de beleza do Leme. Vive às turras com a manicure Zélia – uma sempre acha que sabe mais que a outra. É moradora e síndica do edifício Sereia do Leme. Tem o nariz em pé, gosta de parecer ser mais do que é, ter mais do que tem.

Gabi (Kizi Vaz)

Namorada de Diogo. Mora no morro da Babilônia e trabalha no bar de Tadeu. É muito bonita. Alegre e romântica, sonha em se casar e ter filhos. Faz aula de Lindy Hop na escolinha de dança do clube.

Valeska (Juliana Alves)

Moradora do morro da Babilônia, onde tem uma loja de roupas e souvenirs. Ex-namorada de Osvaldo, ganhou má fama por ter namorado o chefe do tráfico. Depois da prisão dele, perdeu o posto de primeira-dama, mas não o de gostosona da comunidade. Invejosa por natureza, está sempre implicando com Regina e Paula. Vai viver um triângulo amoroso com Clóvis e Norberto, mas ela não está de fato interessada neles, apenas se diverte com a corte e a disputa dos dois.

Queiroz (Marcelo Laham)

Assessor e braço direito de Aderbal Pimenta na prefeitura de Jatobá. Ambicioso, almofadinha e puxa-saco, é cúmplice nas maracutaias do prefeito.

Pedro (Andre Bankoff)

Engenheiro na Construtora Souza Rangel. Tem um caso com Beatriz, que o trata como um mero objeto, sem qualquer envolvimento emotivo. Também é cúmplice da esposa de Evandro no esquema de superfaturamento de obras. É macho alfa: forte e viril.

Carlinhos (Cauê Campos)

Irmão caçula de Tadeu e Wolnei. Esperto, bom caráter, estudioso, melhor amigo de Júlia.

Tom Cruzes (Paulo Verlings)

O mototaxista do morro da Babilônia ganhou esse apelido porque se acha galã. É o feio que acredita ser lindo.

Wilma (Cristina Galvão)

Trabalha para Teresa e Estela. Não dorme no emprego. Volta todos os dias para o seu cafofo no Sereia do Leme, onde tem que enfrentar coisa bem pior que as patroas: a síndica Ivete.

Dulce (Daisy Lucidi)

Secretária da prefeitura de Jatobá. Funcionária pública de carreira, não quer se aposentar pois adora as emoções dos bastidores do poder

Leia também:
Babilônia: O poder da ambição

Veja também