Baila Comigo: Os gêmeos separados ainda bebês

Última atualização: 21/02/2019 às 17:50

Foto de Quinzinho e João Victor, vividos por Tony Ramos

Em Baila Comigo, de autoria de Manoel Carlos, Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. Eles foram separados quando bebês. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena (Lilian Lemmertz). Joaquim e Helena se conheceram em Porto Alegre e se apaixonaram. Na época, Joaquim já estava com Martha (Tereza Rachel) e não quis abrir mão do casamento para viver ao lado de Helena. Ela acabou se casando com o médico Plínio Miranda (Fernando Torres), que criou Quinzinho como se fosse seu filho verdadeiro.

Os gêmeos idênticos, de temperamentos completamente diferentes, acabam se aproximando por uma série de pressentimentos que não conseguem explicar.
Quinzinho, um carioca extrovertido e idealista, trabalha como bancário e sonha em ser piloto de helicóptero. O tímido e sério João Victor, advogado bem-sucedido, mora em Portugal e é reconhecido por todos pela ética com que conduz seu trabalho. Ao completar 27 anos, João Victor decide voltar ao Brasil em busca de suas origens. A história é marcada pelos encontros e desencontros dos dois irmãos, que só se conhecem no final da trama.
A cena em que João Victor e Quinzinho (ambos interpretados por Tony Ramos) finalmente ficam frente a frente é uma das mais emocionantes da novela. Para gravar a cena, o vídeo foi dividido em duas partes, metade para as cenas de Quinzinho e metade para as de João Victor. Enquanto o primeiro falava, só a sua metade ficava descoberta. A outra parte só se abria quando era a vez de João Victor. Gravada a sequência, juntavam-se as partes, e o público assistia à interação entre os irmãos. Esse recurso foi uma grande novidade na época, e muito difícil de ser realizado.
Baila Comigo foi produzida e exibida pela Globo de 16/03/1981 a 26/09/1981, na faixa das 20h.

Veja também