Coração de Estudante: Quem é Quem

Eduardo Feitosa (Fábio Assunção)

Paulista, 32 anos, Edu é o típico bom rapaz que sempre teve coração de estudante! Aos 20 anos ele largou a faculdade de Direito, contra a vontade do pai, conhecido advogado, para estudar Biologia. Edu se formou aos 24 anos e dois anos depois já tinha um mestrado relacionado a questões ambientais. Quando mais jovem, conheceu Mariana. Os dois viveram uma grande paixão e tiveram um filho. Edu se tornou amigo inseparável de Lipe desde o momento em que a mãe do menino os abandonou. Ele e Lipe estão sempre juntos e se apoiando. Ele vai para Nova Aliança para dar aula e para ficar noivo de Amélia. Edu fica feliz ao ver a possibilidade de proporcionar ao filho uma vida saudável Edu não acredita nas atitudes que Amélia toma depois do término deles. Os olhos de Edu irão conquistar Clara e um dos pontos em comum entre Clara e Edu é que os dois se preocupam com o meio ambiente.

Amélia Mourão (Adriana Esteves)

Amélia é uma mulher bonita e vaidosa. Desde que nasceu foi tratada como uma princesinha, às vezes ela se comporta como uma menina. É possessiva e ciumenta e muito determinada. Assim que conheceu Eduardo Feitosa, se encantou com seu brilho e sua inteligência. Ela não aceita de forma alguma perder Edu para Clara.

Clara Gouveia (Helena Ranaldi)

Clara é advogada, professora e responsável pelo escritório modelo do curso de Direito da universidade de Nova Aliança. Ela resiste mas acaba assumindo seu amor por Edu. Clara fica muito chateada com as provocações da Amelinha e tenta se aproximar de Lipe depois do acidente, mas o menino não dá a menor atenção.

João Alfredo Mourão (Claudio Marzo)

É um homem ambicioso que tem uma percepção de vida baseada em valores materiais. Ele é o maior proprietário de terras e maior empresário de Nova Aliança. Para ele, as pessoas se dividem entre as que têm ambição e capacidade e aquelas que não possuem nem uma coisa, nem outra e não chegam a lugar algum. Ele é proprietário, além da fazenda Vitória, que tem milhares de hectares, do laticínio Vitória e da viação Vitória, todos batizados em homenagem à falecida esposa do poderoso. Está sempre ao lado da filha mais velha, Amélia. O fazendeiro é a principal força motriz da economia do município, maior empregador e pagador de impostos e também maior financiador da campanha do prefeito, uma pessoa autoritária que impõe seus valores a todos os que o cercam. João está envolvido em uma disputa de terras com a universidade de Nova Aliança.

Lígia Gouveia (Jussara Freire)

Esposa do Dr. Raul e mãe de Clara, Lígia é diretora e professora no grupo escolar de Nova Aliança. Adorada pelas crianças, boa mãe e ótima esposa, Lígia tem 46 anos e dedicou 30 ao magistério público. Ela trava uma dura luta contra evasão escolar na cidade e não abre mão de certos princípios morais.

Nélio (Vladimir Brichta)

É o capataz mais respeitado pelos empregados da fazenda de João Mourão. O rapaz não fica contente com a presença de Eduardo Feitosa na cidade, pois desde criança sempre foi apaixonado por Amélia. É adorado pelas crianças por suas brincadeiras e habilidade com os animais. Sua família é de outro estado e, por isso, nas férias vai visitar os pais.

Luciana (Jana Palma)

É a paixão da vida de Fábio.

Rosana (Aline Moraes)

Rosana é uma das integrantes da república Três Corações. Apesar de jovem, ela tem um filho, Vítor, fruto de um namoro inconseqüente e, por isso, não sabe afirmar com certeza quem é o pai da criança.

Leandro Junqueira (Marcello Antony)

Leandro é o chefe do departamento de Agronomia onde Eduardo Feitosa vai trabalhar. Ele vai ser chefe e rival de Edu na disputa pelo amor de Clara. Lenadro é um professor que gosta do que faz, mas tem muito gosto pelo poder. Ele se faz de aliado de Ronaldo Rosa ao mesmo tempo em que recebe dinheiro de João Mourão para atrapalhar os planos do reitor de transformar a floresta em batalha em Área de Proteção Ambiental. Ele é um verdadeiro espião de João no meio universitário.

Lineu Inácio (Paulo Figueiredo)

Lineu é o prefeito de Nova Aliança. Ele acha que a universidade traz prestígio para prefeitura junto ao governo estadual. Apesar desta credibilidade, ele acredita que os universitários, que não têm dinheiro para gastar, não ajudam no comércio, mas não chega a ser adepto das idéias de Mateus.

Fábio (Paulo Vilhena)

Em seus primeiros dias fora de casa, ele está certo de que sua namorada Luciana é a mulher de sua vida e para sempre. Fábio chega à cidade para cursar Agronomia e morar na república masculina Bananeira, a mais conhecida de Nova Aliança. Depois de uma decepção com sua namorada, o rapaz se aproxima de Rosana.

Felipe Feitosa (Pedro Malta)

Felipe Feitosa, Lipe, tem 10 anos e é o único filho de Eduardo. É um grande companheiro do pai. Lipe é carente por causa da ausência da mãe mas é muito esperto e sorridente. Ao chegar em Nova Aliança, Lipe entra para uma turminha muito aventureira. O menino será usado por Amélia Mourão para conseguir conquistar Edu. E vai sofrer com a volta repentina da mãe que o abandonou quando era muito pequeno.

Doutor Armando (Ricardo Petraglia)

É o dentista de Nova Aliança. Adora os garotos da universidade e está sempre paquerando Esmeralda.

Cardosinho (Betito Tavares)

Cardosinho tem origem humilde e é filho de lavradores, mas isso é o que ele mais tenta esconder e disfarçar o tempo todo. Obcecado por impressionar as garotas, ele se finge de nobre. Seus colegas de república, que sabem da verdade, pegam uma carona na encenação e, por muitas vezes, confirmam história. Ele faz estágio no consultório do Dr. Armando, mas finge não ganhar nada pelo trabalho. Isso porque a pouca grana que tem no bolso vai para jantares românticos e presentes para a mulherada.

Esmeralda (Ângela Vieira)

Esmeralda, 40 anos, é a namorada de João Mourão, e dona do Império, bar mais freqüentado de Nova Aliança. Ela e o filho Mateus são muito unidos. Ela é separada e cheia de vigor e iniciativa.

Mateus (Caio Blat)

Mateus, 20 anos, filho de Esmeralda, é um rapaz problemático que vive envenenando a cabeça da mãe em relação ao relacionamento dela com João Mourão. Mateus odeia os universitários, pois sua ex-namorada, Pati, desde que entrou para o curso superior, começou a sair com um deles, Baú. O pior é que o menino é obrigado a servi-lo como garçom no bar de sua mãe desde que largou o colégio. Esta rivalidade é encarada como uma bomba relógio para os cidadãos de Nova Aliança, pois Mateus é uma espécie de pregador. Para ele, os universitários são sanguessugas que estão ali de passagem e não contribuem em nada para a cidade.

Baú (Claudio Heinrich)

Ao lado dos amigos da república, ele apronta várias! Baú é o mais antigo da república Bananeira e, no início da história, está no penúltimo semestre de Agronomia, o que causa inveja em outros universitários. O rapaz faz estágio na fazenda Vitória, de João Mourão.

Sofia (Jéssica Marina)

É a filha caçula de João Mourão. A menina tem poderes de captar o passado e a localização de alguém só de tocar as mãos em objetos ou pessoas, o que é conhecido como psicometria. Sua família, a princípio, acreditava que tudo não passava de imaginação, mas, com o tempo, a manifestação do dom foi se tornando mais freqüente. O nascimento de Sofia causou grande decepção em João e, por causa do dom, este sentimento se transformou em irritação. O natural carinho paterno deu lugar à preocupação.

Raphaela (Júlia Feldens)

Raphaela é uma moça pobre que entrou na universidade a custo de muito esforço dos pais e ainda mais dela própria. Ela está determinada a aproveitar a faculdade ao máximo para se tornar a melhor advogada possível.

Ronaldo Rosa (Leonardo Villar)

Ronaldo Rosa, reitor da universidade da cidade, é o grande inimigo de João Mourão, com quem enfrenta uma acirrada e misteriosa disputa na justiça por terras de Nova Aliança. A pretensão de Ronaldo é fazer das terras uma Área de Proteção Ambiental. Seu filho, Julio Rosa, morreu em um misterioso acidente e era o principal incentivador da luta pela preservação da floresta disputada. Para o reitor, João só quer as terras para transformá-las em pasto para criação de gado.

Leia também:
Coração de Estudante: Paixões e armações em Nova Aliança

Veja também